Presidente do Legislativo, Thania Caminski (PP), promulga Lei que institui o Programa Alimentando o Conhecimento

Date:

Nesta sexta-feira (24), a presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Thania Caminski (PP), promulgou a Lei Ordinária  nº 6.080, de 24 de março de 2023, de autoria do vereador Claudemir Zanco – Biruba (PL), a qual institui o Programa Alimentando o Conhecimento, que visa assegurar aos professores e demais servidores das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o direito à alimentação, durante o período letivo. 

A referida Lei foi promulgada pelo Poder Legislativo tendo em vista que, após aprovado o projeto, na forma regimental, o Executivo Municipal teria o prazo de 15 dias úteis para sancioná-la e promulgá-la, ou então vetá-la, se a considerasse contrária ao interesse do Município ou infringente da Constituição ou de lei federal. Porém, após o prazo constitucional, que neste caso, encerrou-se na última quinta-feira (23), nenhuma manifestação foi realizada. Neste caso, o Poder Legislativo passou a assumir a responsabilidade pela proclamação solene de sua existência. 

No ato, estavam presentes o primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Romulo Faggion (União Brasil), a segunda-secretária, vereadora Maria Cristina Hamera (PV), além do autor da Lei, vereador Claudemir Zanco (PL), e o presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Pato Branco (Sindiserve), Alberi Giacomelli.

Programa Alimentando o Conhecimento 

De acordo com a Lei, para atender ao Programa, o município poderá utilizar do alimento excedente da merenda escolar ou realizar a aquisição de alimentos. A refeição de que trata este programa, será consumida no mesmo local e junto aos alunos, de forma a contemplar o espaço de convivência, prática educativa e de modo a garantir o processo de integração da comunidade escolar. E ainda, “o exercício desse direito deve respeitar a prioridade de alimentação dos estudantes e não implicará em qualquer acréscimo para os professores e demais servidores das escolas, nem no decréscimo de quaisquer direitos remuneratórios ou indenizatórios, especialmente quanto ao direito ao vale alimentação ou equivalente, se houver, na forma da lei.” 

O vereador Claudemir Zanco (PL), aproveitou a oportunidade para agradecer à presidente da Câmara por promulgar esta Lei, que segundo ele, é uma maneira de valorizar o profissional que atua nas escolas municipais. “Dessa maneira, conseguimos integrar estes servidores ainda mais com os alunos no ambiente escolar e propiciar o alimento, sem tirar o direito do vale alimentação, já que o decreto formulado pelo prefeito os obrigava a fazer uma escolha, ou eles tinham direito ao vale alimentação ou ao alimento na escola”, pontuou Biruba.

Por Assessoria

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

8ª Regional de Saúde lidera número de casos confirmados de dengue no Paraná

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (14)...

Filho de Nereu Moura quer disputar a prefeitura de Quedas do Iguaçu

Em Quedas do Iguaçu o MDB prepara para o...

Pesquisa eleitoral mostra o cenário na disputa pela prefeitura da capital

Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira,14,...

Direção estadual do PP cede propaganda gratuita para diretórios municipais

PP na Em tempos de exposição dos pré-candidatos muitos partidos...

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.