Início Site

Cultura promove evento para mães e gestantes sobre a arte da maternidade

Na segunda-feira (5), em celebração ao mês das mães, a Prefeitura de Pato Branco, através do Departamento Municipal de Cultura, realiza o evento Laços de Afeto – A arte da maternidade. Um dia inteiro de atividades no Centro Regional de Eventos.

Destinado a gestantes e mães, o evento é promovido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, com o objetivo de reforçar valores como o afeto, a empatia e a valorização da família, que são fundamentais para uma convivência harmoniosa e saudável.

Foi realizada uma palestra com a médica obstetra Eloisa Edina Slongo Gaievski, sobre “Maternidade e Saúde: desafios e afetos”, abordando reflexões sobre o cuidado materno, o corpo da mulher e os laços familiares.

Também voltado à temática maternidade e vínculos afetivos, teve um espetáculo musical e uma exposição de artes visuais, além de uma sessão de fotos com estúdio temático. Ainda, espaços interativos com materiais informativos, livros, objetos simbólicos e atividades sensoriais.

Campanha Aquecendo Vidas para arrecadação de cobertores conta com 50 pontos de arrecadação

A Prefeitura de Pato Branco deu início à campanha Aquecendo Vidas, uma ação solidária que tem como objetivo arrecadar cobertores para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social a enfrentarem o inverno com mais dignidade e calor humano. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que pretende arrecadar mais de mil cobertores antes da chegada das temperaturas mais baixas.

Promovendo proteção e solidariedade a quem mais precisa, a campanha convida empresas, entidades e toda a população a participar ativamente das doações. Podem ser doados cobertores novos ou usados em bom estado, que serão destinados a famílias em situação de risco social atendidas pela rede de assistência do município.

Pontos de arrecadação

Para facilitar o acesso da população à campanha, mais de 50 pontos de arrecadação foram distribuídos por toda a cidade. Esses locais estão devidamente identificados para que a entrega das doações seja prática e acessível.

Confira os locais de arrecadação:

  • Prefeitura de Pato Branco; Centro Regional de Eventos;
  • Polícia Civil; Corpo de Bombeiros;
  • UTFPR; UNIDEP; UNIMATER; SESC Pato Branco;
  • Hospital Policlínica;
  • Mercado Super Polo; Rede Center Supermercados; Mercado No Ponto; Super Dia;
  • Honda Saikon; Honda Motoação; Rozimbo Peças; Bianchi; Mecânica Caniço;
  • TV Sudoeste; Atlas; Sindimetal; Hi Mix;
  • Caixa Econômica; Banco do Brasil; Sicredi Zona Sul;
  • Dragões Moto Clube; Legendários; Ladies;
  • Dalla Valle Atacado; Solar Gás; Lavanderia Xavantes;
  • Paraná Plásticos; Dino Multimarcas; KMA Things For Home;
  • Pittol Calçados; Lillean Calçados; Farmácias Salute;
  • Dodi Academia; Trooper Gin; Meta Academia;
  • Materiais de Construção Zanin; Rede Quero Quero (Centro e Zona Sul);
  • Igreja Vida para os Povos, Igreja Luterana; Maçonaria;
  • Condomínios residenciais: Monte Moriah, Jardins, Monna Lisa, Siryus, Villa Castellie, Frei Policarpo.

Dia D na Praça Presidente Vargas

Marcado para o dia 17 de maio (sábado), o Dia D da Campanha do Cobertor acontecerá na Praça Presidente Vargas, no centro de Pato Branco. A ação será realizada das 8h às 17h, com atividades de mobilização e coleta de cobertores.

PatoTech – Escola de Inovação é lançado e cursos gratuítos já estão com inscrições abertas

Celebrando o encerramento do curso de Linguagem de Programação, em parceria com o Senac, e a certificação dos alunos que concluíram o curso, a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou na quarta-feira (30) o Programa PatoTech – Escola de Inovação.

O programa foi lançado no Parque Tecnológico de Pato Branco e vai oferecer cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e inovação. O PatoTech é um programa desenvolvido em parceria com várias instituições e está com inscrições abertas para vários cursos.

De acordo com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, o objetivo do programa é capacitar e profissionalizar pessoas para o setor de tecnologia, com foco em áreas como robótica, linguagens de programação e eletrônica.

Além disso, o programa foca em despertar nos jovens o interesse pelo universo da tecnologia, mostrando as possibilidades de carreira e o potencial promissor do setor para o futuro. A proposta da Prefeitura com o programa é conectar ensino, inovação e mercado de trabalho, fortalecendo a formação de talentos locais e garantindo que as empresas de Pato Branco possam contar com profissionais qualificados.

Rosiclei ressaltou que o PatoTech complementa outras ações de formação existentes no município, como o programa Desenvolvendo Talentos do NTI, reforçando o compromisso de somar esforços em prol do fortalecimento do ecossistema de inovação e educação tecnológica.

O prefeito Géri Dutra ressaltou sua relação com a tecnologia e com o Parque Tecnológico, cujo trabalho vem se destacando em Pato Branco, tornando-a uma cidade diferente. Com as secretarias integradas, enfatizou Géri, é possível fazer as coisas acontecerem, e o PatoTech – Escola de Inovação é um dos exemplos. Uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada que além de capacitar a população irá fazer de Pato Branco uma cidade cada vez mais tecnológica.

Além do Senac, são parceiros do PatoTech a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sebrae, Senai, NTI, entre outras instituições. Os cursos são gratuitos e para se inscrever basta acessar o formulário de inscrição no link https://patobranco.tec.br/cursos.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ressalta que ainda haverá muitas oportunidades no portal de cursos. Mais informações no Parque Tecnológico de Pato Branco, pelo site https://patobranco.tec.br/ ou através do telefone (46) 3220-6080.

Parceria impulsiona infraestrutura rural em Pato Branco

O programa Acelera Pato Branco está viabilizando melhorias em estradas do meio rural por meio da parceria entre empresários e poder público. A iniciativa permite que a elaboração dos projetos técnicos das obras seja financiada pela iniciativa privada, o que agiliza o acesso a recursos públicos e a execução das pavimentações.

Um dos trechos contemplados é a Estrada Municipal Waldemar Karloh, na comunidade de Teolândia, que terá cerca de 3 km pavimentados. O projeto já foi finalizado e entregue à prefeitura. Com isso, o município poderá avançar mais rapidamente nos processos de licitação e contratação da obra.

A proposta do programa é atender demandas históricas das comunidades rurais, melhorando a infraestrutura, o escoamento da produção e a qualidade de vida das famílias do campo. Além de Teolândia, outras localidades como São Brás também foram beneficiadas com projetos prontos para pavimentação.

Os investimentos em projetos técnicos já ultrapassam R$ 80 mil, custeados por empresários locais. A meta é ampliar a iniciativa para outras comunidades, reduzindo entraves burocráticos e acelerando a entrega das obras com impacto direto no desenvolvimento rural do município.

Premiação ambiental celebra trabalho da Pato Pescador

A Câmara Municipal de Pato Branco homenageou a Associação Pato Pescador com o Prêmio Ecologia e Ambientalismo, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa do meio ambiente. A honraria foi proposta pelo então vereador Dirceu Boaretto (2021-2024) e aprovada por unanimidade. A premiação valoriza iniciativas que se destacam na proteção da natureza e na promoção da sustentabilidade no município.

A cerimônia reuniu associados, familiares, amigos e autoridades. O prefeito Géri Dutra (PL) destacou o papel da associação na promoção da pesca esportiva consciente e no fortalecimento da educação ambiental. Segundo ele, o trabalho da entidade é motivo de orgulho para o município.

O secretário de Meio Ambiente, Vicente Michalysen, também elogiou a atuação da Pato Pescador. Para ele, a parceria entre o poder público e organizações da sociedade civil é essencial para garantir um futuro sustentável. A atuação da associação, segundo o secretário, serve de exemplo para outras iniciativas na região.

O presidente da entidade, Jader Antonio Martinello, recebeu o prêmio com gratidão. Ele lembrou que a associação nasceu da paixão pela pesca esportiva aliada ao compromisso com a preservação dos recursos naturais da região. O reconhecimento, afirmou, reforça o propósito de seguir promovendo ações de conscientização ambiental.

A entrega do prêmio reforça o compromisso de Pato Branco com a valorização de entidades que atuam em prol da preservação ambiental e evidencia o papel da sociedade civil organizada na construção de um futuro mais sustentável.

Pato Branco entre cidades com melhor vacinação do Paraná

Pato Branco está entre os municípios com melhor cobertura vacinal do Paraná e serviu de exemplo em auditoria que avaliou a estrutura do sistema de imunizações no Estado. O estudo analisou ações para ampliar a vacinação infantil e identificou pontos que precisam ser aprimorados em outras cidades, como Ibiporã, Irati e Paranaguá, além da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR).

A auditoria ocorreu entre abril e dezembro de 2024 e envolveu visitas a unidades de saúde, entrevistas com profissionais e verificação das condições de armazenamento de vacinas. Pato Branco e Irati foram escolhidos por seus bons indicadores de cobertura, enquanto Paranaguá e Ibiporã registraram índices mais baixos. A análise focou em vacinas infantis como pentavalente, tríplice viral e poliomielite.

Foram identificadas falhas na manutenção de equipamentos de refrigeração e na climatização de áreas de armazenagem, além da inconsistência no envio de dados ao Ministério da Saúde. Muitas salas de vacinação operam com equipamentos sem calibração ou manutenção em dia, comprometendo a qualidade dos imunizantes.

Também foi observada a dificuldade de integração entre os sistemas informatizados das esferas federal, estadual e municipal, o que prejudica o controle da cobertura vacinal. Entre as soluções apontadas, estão melhorias na estrutura física, gestão de estoques e qualificação dos dados coletados nas salas de vacinação.

As recomendações foram formalizadas e publicadas em abril, com foco em ações corretivas que possam ser rapidamente adotadas. A iniciativa faz parte de um esforço nacional para recuperar os índices de vacinação infantil no Brasil, que vêm caindo desde 2016. Pato Branco, com seus bons resultados, reforça o papel das boas práticas na saúde pública.

Maio Amarelo 2025 é lançado em Pato Branco com tema voltado à responsabilidade no trânsito

Na manhã desta segunda-feira (5), foi realizado o lançamento oficial da Campanha Maio Amarelo 2025 no Largo da Liberdade, em Pato Branco. Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a ação é promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), em parceria com o Detran-PR, por meio da 5ª Ciretran de Pato Branco, e diversas instituições públicas e privadas. O objetivo é promover a segurança no trânsito e reduzir os alarmantes índices de acidentes, feridos e mortes nas vias.

Durante todo o mês de maio, o município realizará uma série de atividades educativas voltadas a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. As ações incluem blitz educativas, palestras, oficinas, pit stops e intervenções práticas em pontos estratégicos da cidade.

Uma das novidades deste ano é o uso do trenzinho do Sindicomércio, que conduzirá alunos da segunda série da Rede Municipal de Educação, pela Avenida Tupi, enquanto agentes do Depatran explicam, de forma lúdica, as regras de trânsito. No final do percurso, as crianças recebem uma cartilha educativa para colorir e compartilhar com suas famílias.

Outro destaque ocorre entre os dias 20 e 22, com ações nas escolas da rede municipal voltadas aos alunos do quinto ano, com foco no combate às vans escolares clandestinas. No dia 24, haverá um passeio ciclístico, antecedido por uma palestra educativa. A campanha será encerrada no dia 31 com o “Dia D” na Praça Presidente Vargas, reunindo atividades abertas à comunidade.

Importância da conscientização

Durante o lançamento, o prefeito Géri Dutra destacou a necessidade de engajamento coletivo para um trânsito mais seguro. “Desde não jogar lixo na rua, até respeitar os limites de velocidade, tudo isso contribui para um ambiente seguro. Infelizmente, já tivemos fatalidades recentes e precisamos investir em educação e conscientização”, disse o prefeito.

O aspirante Duarte, do 3º Batalhão de Polícia Militar, reforçou que o Maio Amarelo é fruto de um esforço conjunto. “Nosso objetivo é preservar vidas. O trânsito ainda é sinônimo de tragédias em muitas cidades, e isso precisa mudar. Iniciativas como a doação de sangue também fazem parte dessa abordagem mais humana e solidária”, afirmou.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Pato Branco, Capitão Alecsander Dornelas, fez um alerta sobre o uso adequado das cadeirinhas. “Mesmo que o trajeto seja curto, é fundamental condicionar a criança de forma correta. A segurança deve ser prioridade em qualquer circunstância.”

Uso do celular ao volante é principal preocupação

Para o diretor do Depatran, Romulo Faggion, o uso do celular ao volante é hoje o principal fator de risco no trânsito local. “A maioria das multas aplicadas em Pato Branco são por uso de celular. É impressionante o número de motoristas distraídos em cruzamentos e semáforos. A atenção é um fator determinante para evitar acidentes.”

De acordo com a coordenadora do SAMU Sudoeste, Kelly Custódio dos Santos, o município apresentou dados preocupantes, já houve um aumento de 9,64% nos acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. “O crescimento de acidentes envolvendo motocicletas é de 60%, e os de carro com carro, de 55%. Isso representa um impacto grave para a saúde pública e para os sistemas hospitalares da região”, alertou.

Responsabilidade no trânsito

Representando a 5ª Ciretran, João Paulo Dias dos Santos ressaltou que o Maio Amarelo é uma campanha global com foco na mudança de comportamento. “No Brasil, mais de 30 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. O tema deste ano nos chama à reflexão: a verdadeira mobilidade só é possível com responsabilidade. Respeito às leis, empatia no trânsito e atenção salvam vidas.”

Além do Detran, Depatran, 3º BPM, Corpo de Bombeiros, CIRUSPAR – SAMU, a campanha em Pato Branco conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Rodoviária Federal, Sest Senat, Unidep, empresas locais e grupos como Motoação, Zancanaro, Dragões Moto Clube, Legendários e os Escoteiros Coroados.

O movimento

O Maio Amarelo foi criado em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Inspirado pela cor amarela — que simboliza atenção e advertência —, o movimento promove ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil em diversos países.

Casa de Passagem para animais será modelo para outros municípios

A vereadora Thania Caminski Gehlen esteve no gabinete municipal na última semana, acompanhada do assessor do deputado federal Aliel Machado, Lisandro Vieira, para tratar com o prefeito Géri Dutra sobre a implantação da Casa de Passagem para cães e gatos, em Pato Branco.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Engenharia e Obras, Osmar Braun; Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn; Planejamento Urbano, Emerson Michelin; e a médica veterinária da Secretaria do Meio Ambiente, Giovana Alves.

O novo projeto da Casa de Passagem tem capacidade para 50 animais. Além da estrutura inicial, que conta com ambulatório, local para banho e tosa, canis, copa e refeitório, depósitos, gatil, quartos, recepção, sanitários, solários, vestiários e áreas de lavagem de equipamentos e de serviços, o novo projeto contará também com salas de direção e de reuniões.

Lisandro, assessor do deputado, elogiou o projeto e destacou que a Casa de Passagem de Pato Branco será modelo para outros municípios, pois atende as necessidades dos animais e contribui para minimizar os problemas de saúde pública e de meio ambiente.

O município tem parte do recurso para viabilizar a obra, que permitirá o atendimento de urgência e emergência com atendimento básico ambulatorial e atendimento materno para os animais.

O prefeito Géri destacou o compromisso de viabilizar a Casa de Passagem junto com a vereadora Thania e a necessidade de executar o projeto o quanto antes, para cumprir os prazos e oferecer um local adequado para acolher os cães e os gatos em situação de vulnerabilidade, até que sejam destinados a um novo lar.

Golpe Digital: Criminosos usam nome da Prefeitura de Pato Branco para enganar população

A Prefeitura de Pato Branco emitiu um alerta sobre um golpe digital praticado por e-mail. Criminosos estão usando indevidamente o nome da administração municipal e do Fórum da Comarca para enviar mensagens fraudulentas à população. Os e-mails simulam notificações judiciais, alegando falsamente que o destinatário está envolvido em um processo e deve comparecer ao fórum com urgência.

A mensagem apresenta um botão com a frase “ACESSAR DOCUMENTO”, que leva a links maliciosos. Ao clicar, a vítima pode ter o dispositivo infectado por vírus, ter dados pessoais e bancários roubados, ou até ser alvo de sequestro digital (ransomware). A Prefeitura reforça que não realiza notificações judiciais por e-mail e que toda mensagem desse tipo deve ser tratada com desconfiança.

A recomendação é verificar o remetente, não clicar em links suspeitos e nunca seguir orientações que envolvam pressa ou ameaças legais. Em caso de dúvida, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a Prefeitura pelos canais oficiais, como o telefone (46) 3220-1544.

Picler destaca que começou com empresa individual e hoje emprega mais de 1.500 pessoas

O presidente da Uninter, Wilson Picler, disse nesta terça-feira, 29, que os trabalhadores e o setor produtivo garantem o bem-estar social do país aliado ao progressivo aumento dos empreendedores em todas as atividades econômicas. “Essa parceria do empreendedor, do empresário com o trabalhador é algo extraordinário, porque 85% da economia brasileira é movida por empresas privadas e apenas 10 a 15% pelo setor público”, disse Picler na sessão da Assembleia Legislativa em homenagem aos trabalhadores paranaenses.

Picler, homenageado na sessão, representou os empresários na sessão e destacou a contribuição dos dois segmentos para o avanço social e econômico do país. “A Uninter emprega 1,5 mil trabalhadores e graças à força de trabalho de todos os senhores e senhoras formamos essa parceria. O maior bem que o homem e uma mulher podem ter nesse mundo é o seu trabalho, que garante sua saúde e dignidade”, reafirmou na 30ª edição do Prêmio Personalidades Empreendedoras, organizado pela Fundação Força Trabalhista do Paraná, propostos pelos deputados Márcio Pacheco (PP) e Ney Leprevost (UB).

O chanceler da Uninter discorreu sobre os dados e a relação estatística entre as empresas e os trabalhadores. “O Brasil tem 22 milhões empresas e 48 milhões de trabalhadores. Deste universo, 85% das empresas são microempresas que atuam nas áreas de serviços e comércio e têm até nove empregados. E na área de indústria têm até 19 empregados”, explicou.

Setor privado
Ainda nas estatísticas, as pequenas empresas têm de 10 a 49 empregados na área de serviços e comércio e de 20 a 99 na área de indústria. “As pequenas empresas são 12% dessa força toda e as microempresas representam 85%”, apontou; “A grande força de trabalho desse Brasil está na mão dos senhores empreendedores, trabalhadores. Se você é um empregado de uma pequena empresa, você é tão importante quanto um empreendedor que é o seu empregador”, completou.

Picler reiterou que os países mais exitosos no mundo são os que se desenvolveram pelo setor privado. O setor público, disse ele, não consegue garantir esse bem-estar tão amplo quanto o Brasil. “Se hoje o Brasil tem apenas 6,8% 3 o Paraná tem 3,3
desempregados – percentuais do pleno emprego – se deve principalmente a capacidade do estado e o país de empregar e se desenvolver através das empresas”, reiterou.

“Eu fui um dos pequenos no passado, comecei a empresa individual em 1995. E dessa empresa individual, cresceu, cresceu, constituiu uma limitada. Essa limitada cresceu, cresceu e constituiu uma SA. E hoje, tenho aqui a grande satisfação de dizer a vocês que a Uninter emprega mais de 1.500 trabalhadores”,

Nota 10
O professor ainda mostrou que as médias empresas representam 2% das atividades na área de serviços e têm de 50 a 99 empregados. E na área de indústria tem de 100 a 500. Essas são as médias. “As grandes empresas têm mais de 100 empregados na área de comércio e mais de 500 na indústria, e representa apenas 1% neste país”, afirmou.

O professor Walter César, presidente da Fotrapar, comemorou mais uma edição da homenagem aos trabalhadores. “São as histórias vividas por esses trabalhadores e trabalhadoras que aqui estão, que merecem o nosso aplauso, que merecem a nota 10. Temos que saudar e enaltecer o bom trabalhador”, disse.

(foto: Valdir Amaral/Alep)