Na manhã desta segunda-feira (5), foi realizado o lançamento oficial da Campanha Maio Amarelo 2025 no Largo da Liberdade, em Pato Branco. Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a ação é promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), em parceria com o Detran-PR, por meio da 5ª Ciretran de Pato Branco, e diversas instituições públicas e privadas. O objetivo é promover a segurança no trânsito e reduzir os alarmantes índices de acidentes, feridos e mortes nas vias.
Durante todo o mês de maio, o município realizará uma série de atividades educativas voltadas a motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. As ações incluem blitz educativas, palestras, oficinas, pit stops e intervenções práticas em pontos estratégicos da cidade.
Uma das novidades deste ano é o uso do trenzinho do Sindicomércio, que conduzirá alunos da segunda série da Rede Municipal de Educação, pela Avenida Tupi, enquanto agentes do Depatran explicam, de forma lúdica, as regras de trânsito. No final do percurso, as crianças recebem uma cartilha educativa para colorir e compartilhar com suas famílias.
Outro destaque ocorre entre os dias 20 e 22, com ações nas escolas da rede municipal voltadas aos alunos do quinto ano, com foco no combate às vans escolares clandestinas. No dia 24, haverá um passeio ciclístico, antecedido por uma palestra educativa. A campanha será encerrada no dia 31 com o “Dia D” na Praça Presidente Vargas, reunindo atividades abertas à comunidade.
Importância da conscientização
Durante o lançamento, o prefeito Géri Dutra destacou a necessidade de engajamento coletivo para um trânsito mais seguro. “Desde não jogar lixo na rua, até respeitar os limites de velocidade, tudo isso contribui para um ambiente seguro. Infelizmente, já tivemos fatalidades recentes e precisamos investir em educação e conscientização”, disse o prefeito.
O aspirante Duarte, do 3º Batalhão de Polícia Militar, reforçou que o Maio Amarelo é fruto de um esforço conjunto. “Nosso objetivo é preservar vidas. O trânsito ainda é sinônimo de tragédias em muitas cidades, e isso precisa mudar. Iniciativas como a doação de sangue também fazem parte dessa abordagem mais humana e solidária”, afirmou.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Pato Branco, Capitão Alecsander Dornelas, fez um alerta sobre o uso adequado das cadeirinhas. “Mesmo que o trajeto seja curto, é fundamental condicionar a criança de forma correta. A segurança deve ser prioridade em qualquer circunstância.”
Uso do celular ao volante é principal preocupação
Para o diretor do Depatran, Romulo Faggion, o uso do celular ao volante é hoje o principal fator de risco no trânsito local. “A maioria das multas aplicadas em Pato Branco são por uso de celular. É impressionante o número de motoristas distraídos em cruzamentos e semáforos. A atenção é um fator determinante para evitar acidentes.”
De acordo com a coordenadora do SAMU Sudoeste, Kelly Custódio dos Santos, o município apresentou dados preocupantes, já houve um aumento de 9,64% nos acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. “O crescimento de acidentes envolvendo motocicletas é de 60%, e os de carro com carro, de 55%. Isso representa um impacto grave para a saúde pública e para os sistemas hospitalares da região”, alertou.
Responsabilidade no trânsito
Representando a 5ª Ciretran, João Paulo Dias dos Santos ressaltou que o Maio Amarelo é uma campanha global com foco na mudança de comportamento. “No Brasil, mais de 30 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. O tema deste ano nos chama à reflexão: a verdadeira mobilidade só é possível com responsabilidade. Respeito às leis, empatia no trânsito e atenção salvam vidas.”
Além do Detran, Depatran, 3º BPM, Corpo de Bombeiros, CIRUSPAR – SAMU, a campanha em Pato Branco conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Rodoviária Federal, Sest Senat, Unidep, empresas locais e grupos como Motoação, Zancanaro, Dragões Moto Clube, Legendários e os Escoteiros Coroados.
O movimento
O Maio Amarelo foi criado em 2014 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Inspirado pela cor amarela — que simboliza atenção e advertência —, o movimento promove ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil em diversos países.