Início Site

Paciente de Apucarana que contraiu febre oropouche morreu no dia 15 de abril

0

O paciente de Apucarana que contraiu a febre do oropouche, conforme informação da Autarquia Municipal de Saúde, morreu no dia 15 de abril, no mesmo dia em que buscou atendimento na Central da Dengue no Lagoão. Devido à gravidade do quadro clínico ele foi conduzido pelo SAMU até o Hospital da Providência, onde foi internado.

“A causa morte deste paciente ainda está sendo investigada, portanto não há como confirmar se ele foi vítima da febre do oropouche”, informa o secretário da saúde de Apucarana, Emídio Bachiega.

De acordo com Bachiega, o que se sabe até agora é que o paciente era representante comercial autônomo e viajava com frequência para o estado de Santa Catarina. “Ele, inclusive, retornou de uma dessas viagens no dia 11 de abril, 4 dias antes de buscar atendimento médico no Lagoão. Com esses dados existe a probabilidade do caso ser importado, ou seja, a doença não foi contraída em Apucarana”, pondera Bachiega.

O caso de febre do oropouche em Apucarana, confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), na data de ontem (24), foi tema da reunião entre as equipes da 16ª Regional de Saúde e da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana na manhã de hoje. No encontro foram definidas estratégias para investigação do caso, principalmente da causa da morte do paciente.

“Também foi definido o início imediato do trabalho de uma equipe de 14 agentes de saúde para identificar a presença do mosquito causador da doença na cidade, em especial na região onde o paciente que contraiu a febre oropouche residia. O trabalho é realizado de casa em casa, vistoriando os quintais das residências”, informa Bachiega.

A febre do oropouche é transmitida por mosquitos do gênero Culicoides, popularmente conhecidos como “maruim” ou “mosquito pólvora”. Geralmente é encontrado em regiões com alta umidade e presença de matéria orgânica.

SINTOMAS – Similares aos sintomas da dengue, as principais reações provocadas pelo vírus são dor de cabeça, dores musculares, náusea e diarreia. Também pode evoluir para diagnósticos mais graves, como manifestações hemorrágicas. Atualmente, não existe vacina ou tratamento específico para a doença. Pacientes que possuírem os sintomas devem permanecer em repouso, realizando o tratamento sintomático e mantendo acompanhamento médico.

PREVENÇÃO: A prevenção segue a mesma orientação amplamente divulgada para o combate do mosquito da dengue. Manter o quintal limpo, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas, bem como recorrer ao uso de repelente.

Adesão obrigatória de produtores rurais à nota fiscal eletrônica começa em 1º de maio

0

Produtores rurais estarão sujeitos, a partir da próxima quarta-feira (1º), à obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). A transição para o novo tipo de documento fiscal ocorrerá de forma escalonada. Inicialmente, a exigência valerá para todas as operações interestaduais do setor, além daquelas feitas por produtores rurais que tenham obtido faturamento superior a R$ 1 milhão no ano de 2023.

A partir de 1º de dezembro de 2024, a NFP-e será obrigatória também para os demais produtores rurais em operações internas, ou seja, aquelas que forem realizadas dentro do próprio Estado.

Os prazos de adesão foram estabelecidos pelo Ajuste SINIEF nº 1/2024, aprovado nesta quinta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Eles implicam uma mudança no processo de documentação fiscal para a circulação de mercadorias no setor agropecuário.

A NFP-e é um documento exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, destinado a registrar, para fins fiscais, transações que envolvam a circulação de mercadorias. Ao substituir o documento em papel, a NFP-e (modelo 55) possui as mesmas atribuições e validade jurídica que a Nota Fiscal de Produtor (modelo 4), porém, agora adaptada ao ambiente eletrônico.

De acordo com o inspetor-geral de Fiscalização da Receita Estadual do Paraná, Estêvão Ramalho de Oliveira, a decisão de adotar uma obrigatoriedade gradativa levou em consideração as necessidades dos produtores. “Ao oferecer mais tempo àqueles de menor porte, para que se ajustem aos sistemas necessários para a emissão das notas eletrônicas, a mudança busca garantir uma transição suave para o novo tipo de documento fiscal”, diz.

Saúde: auditoria confere atenção básica prestada em município do Sudoeste

Dois servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizaram nesta semana auditoria para avaliar a atenção básica em saúde prestada pelo Município de Santo Antônio do Sudoeste a seus cidadãos. A auditoria integra o Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do TCE-PR. Ela possui caráter operacional, o que significa que, caso sejam detectados problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis na forma de recomendações.

Iniciada na segunda (22 de abril), a auditoria foi executada até esta quinta-feira (25), pelos servidores André Isidio Martins e Guilherme Hansen Faraj, que atuam na Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do Tribunal. Segundo Faraj, gerente das auditorias do PAF Saúde na área da Atenção Básica, o objetivo do trabalho é avaliar a gestão dessa diretriz no âmbito municipal, com foco no monitoramento da sua taxa de resolutividade e referência para atenção especializada.

“A auditoria serve também para avaliar o planejamento municipal da atenção básica, os processos de trabalho e a estrutura física das unidades básicas de saúde (UBS), bem como os serviços oferecidos aos usuários”, explica o gerente.

Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná

0

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25) a ampliação da vacinação contra a dengue para mais 625 municípios, sendo 101 cidades no Paraná. Os municípios fazem parte da abrangência da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá (sete municípios), 10ª RS de Cascavel (25 municípios), 12ª RS de Umuarama (21 municípios), 15ª RS de Maringá (30 municípios) e 20ª RS de Toledo (18 municípios). O público-alvo para a imunização contempla crianças de 10 a 14 anos.

Para que essas regiões sejam atendidas, o governo federal divulgou a Nota Técnica nº 47/2024 do Ministério da Saúde com uma nova pauta de distribuição dos imunizantes da dengue. Segundo o documento, serão distribuídas mais 986.548 doses, sendo 166.740 para o Paraná. Para iniciar a vacinação nestas novas regiões, serão disponibilizadas 153.221 vacinas, além de 13.519 para as segundas doses da 9ª RS de Foz do Iguaçu e 17ª RS de Londrina (contempladas na 1ª remessa enviada ao Paraná).

A nova remessa será a 3ª enviada ao Paraná. Até o momento, o Estado recebeu 41.754 vacinas da Qdenga produzidos pela farmacêutica Takeda, sendo 35.025 doses no 1º lote para nove municípios da 9ª RS de Foz do Iguaçu (11.961 vacinas) e 21 municípios da 17ª RS de Londrina (23.064), e 6.729 para os 17 municípios da 16ª RS de Apucarana. Com as novas regiões, o Paraná soma agora 148 municípios contemplados com a vacina, o que representa cerca de 37% do Estado.

O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (23) registra 519.252 notificações, 260.517 casos confirmados e 171 óbitos no Paraná.

“O combate à dengue no Paraná é feito diariamente com o apoio dos municípios e da população, e agora recebemos a confirmação desta ampliação da vacina para mais municípios do Estado. Essa é mais uma ferramenta que teremos para continuar protegendo os paranaenses. Ainda aguardamos a confirmação da data da chegada destes imunizantes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo o governo federal, a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

Prefeitura faz vídeo para explicar posições em rankings da qualidade da educação

A prefeitura de Pato Branco utilizou as redes sociais para explicar, através de um vídeo, a afirmação do prefeito sobre a posição que o município ocupa em rankings de avaliação da educação. Os rankings citados pelo município possuem formas diferentes de avaliação, um mais restrito, e outro mais amplo, utilizando, inclusive, dados de nível superior.

Recentemente, uma postagem circulou por grupos de whatsApp e outras plataformas, indica que Pato Branco é a 36ª colocada em educação. Cantu sempre afirmou que o município tem a quarta melhor educação do Brasil. Por vezes afirmava que era entre os municípios com até 100 mil habitantes, outras, a maioria, não, dando a sensação que seria entre todos os municípios do país, o que de fato, não é verdade.

No vídeo divulgado pela assessoria de imprensa é reforçado que Pato Branco tem a quarta melhor educação, pelo Ranking Connected Smart Cities, porém entre os municípios com até 100 mil habitantes. Cabe destacar que neste ranking, também é avaliado o índice de professores do ensino médio com curso superior, percentual de trabalhadores formais com curso superior, enfim, há um grande peso da estrutura de ensino médio e superior, onde até as vagas para cursos superiores também ajudam a impulsionar a cidade para uma colocação de destaque.

No entanto, pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pela Centro de Liderança Pública, Pato Branco seria a 36ª entre os municípios de 80 Mil habitantes. Neste ranking são levados em conta apenas os dados do IDEB, ensino fundamental, anos iniciais e finais, ensino médio e ENEM.

Sem dúvida o melhor ranking a ser utilizado é o dos pais de alunos e profissionais da educação, que estão a todo o instante percebendo o avanço e conquistas das crianças e, por vezes, sanando problemas estruturais para melhor atender aos alunos.

A publicação explicativa da prefeitura você vê neste link:

https://www.instagram.com/reel/C6Hf4HEJcJ7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Mudança na saúde. Prefeito afasta responsável pela pasta a pedido da justiça.

Através da Portaria nº 6.724, publicada em Diário Oficial em 24 de Abril, o prefeito de São João, Clovis Cuccolotto, afastou o secretário municipal de saúde Odair Chuta das funções, sem prejuízo de sua remuneração, até decisão em contrário, diz a portaria.

O afastamento, segundo a publicação, se deve em razão de decisão em Processo Judicial de número 0000951-69.2024-8.16.0183, constante no corpo da portaria. O prefeito disse que apenas recebeu a decisão e cumpriu afastando o secretário, sem conhecer o mérito. Procuramos a assessoria jurídica indicada pelo prefeito Clóvis a qual, segundo ele, poderia repassar os dados que motivaram o afastamento. O Advogado Paulo Morais, indicado pelo prefeito ao Veja Sudoeste, apenas informou “não falo sobre processos em andamento” e “Levo muito a sério essa questão ética” completou o jurista. Mistério mantido sobre os motivos que levaram ao afastamento do secretário, o que gera burburinhos na comunidade são-joanense.

Enquanto o afastamento de Odair Chuta persistir, ficou determinado pelo prefeito Clóvis Cuccolotto que a servidora Rosane Rieger, Diretora do Departamento de Saúde responderá interinamente pelas funções de Secretário Municipal de Saúde.

A portaria com afastamento pode ser acessada em:

https://www.dioems.com.br/edicoes/01-00-0/00003097/3097-740dc3842207a3c72a31b30dffd365a8.pdf

Gaeco cumpre cinco mandados de busca e apreensão em operação contra fraudes em cartões transporte

0

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Ponta Grossa do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, cinco mandados de busca e apreensão na Operação Passe Livre, que investiga associação criminosa responsável por fraudes de bilhetes eletrônicos do transporte público de Ponta Grossa (crimes de estelionato e receptação). As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Ponta Grossa e cumpridas nas cidades de Ponta Grossa e Cambé, em endereços ligados a pessoas investigadas. A operação contou com o apoio da Polícia Científica e da Polícia Militar do Paraná.

As apurações tiveram início em janeiro deste ano, a partir de representação apresentada ao Gaeco pela empresa responsável pela concessão do serviço público, que relatou estar sendo vítima de fraudes. A partir disso, o Gaeco identificou um esquema de clonagem de cartões transporte que ocorreria, pelo menos, desde 2021, e que já teria resultado em um prejuízo superior a R$ 500 mil à empresa e ao sistema público de transporte urbano de Ponta Grossa.

Esquema – Para a prática das fraudes, o grupo criminoso possuía tecnologia capaz de burlar os sistemas de segurança dos cartões e realizar dezenas de clones das passagens, criando créditos inexistentes que eram posteriormente distribuídos para cambistas que vendiam as passagens nos terminais urbanos. De acordo com o Gaeco, com a continuidade das apurações será verificado se os mesmos suspeitos estariam também atuando em outros municípios do estado.

Além dos mandados de busca e apreensão, o Judiciário também determinou a proibição dos investigados de se aproximem dos terminais de transporte urbano das cidades de Ponta Grossa, Londrina e Cambé.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação

comunicacao@mppr.mp.br

Frigorífico do Sudoeste do Paraná é habilitado para exportar frango para a Malásia

0

A unidade frigorífica da BRF em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, foi habilitada pela Malásia para exportação de carne de frango halal ao país do Sudeste asiático. A confirmação foi feita pelo Departamento de Serviços Veterinários e o Departamento de Desenvolvimento Islâmico da Malásia, e envolve outras três plantas brasileiras.

O anúncio ocorreu após missão e auditoria realizadas por funcionários daquele país ao Brasil, em outubro e novembro do ano passado. Além do Paraná, foram habilitadas duas unidades da BRF de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e uma da Vibra Agroindustrial, do Rio Grande do Sul. Atualmente, três unidades frigoríficas já exportam para aquele país: a Jaguafrangos, de Jaguapitã, no Paraná, e outras duas da BRF, em Mato Grosso e Minas Gerais. O crescimento reflete o reconhecimento e a confiança na qualidade da carne de frango halal produzida no Brasil.

A Malásia é conhecida por suas rigorosas normas de qualidade e segurança alimentar, especialmente para produtos halal, que devem atender a criteriosas práticas de preparação, conforme a lei islâmica. No último ano, o Brasil exportou para a Malásia mais de 13 mil e 600 toneladas de carne de frango halal, somando cerca de 20 milhões de dólares. O Paraná foi responsável por exportar 5 mil e 200 toneladas desse total, com a entrada de 6 milhões e 100 mil dólares no Estado. Com as novas plantas habilitadas, espera-se que esse volume possa dobrar, fortalecendo a posição do Brasil como um dos principais fornecedores de carne halal no mercado internacional.

Ratinho Junior prepara minirreforma no secretariado

0

Quatro secretários de Estado devem deixar o governo do Paraná no mês de maio. O anúncio deve ser feito nos próximos dias, com a indicação dos respectivos substitutos, pelo governador Ratinho Junior (PSD). Segundo comentários que circulam no Palácio Iguaçu, é possível que a minirreforma atinja outras pastas. Três das mudanças dizem respeito à legislação eleitoral.

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, deixará a pasta, mas não por motivos políticos, pois não é candidato a nenhum cargo eletivo municipal. Já outros três nomes que serão substituídos estão envolvidos com a eleição deste ano. São eles: secretário das Cidades, Eduardo Pimentel (PSD) – pré-candidato à Prefeitura de Curitiba; secretário da Inovação e Modernização, Marcelo Rangel (PSD) – pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa; e secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Jorge (Novo) – pré-candidato a vice-prefeito de Curitiba numa possível chapa com o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.

Comenta-se que o atual secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, poderá assumir a Secretaria da Fazenda. Há informações garantindo que os novos secretários serão técnicos.

Por contraponto.jor.br

Google proíbe anúncios políticos nas eleições de 2024 para cumprir normas do TSE

0

O Google vai proibir, a partir de maio deste ano, o impulsionamento de conteúdos políticos em todas as suas plataformas. A big tech vai atualizar a política que vigora atualmente no Google Ads, que é a interface de compra e venda de anúncios. A mudança foi promovida para atender as exigências de uma resolução publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano.

As alterações vetam o impulsionamento de qualquer tipo de anúncio que fale sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral. A decisão do Google foi revelada pelo site Poder360 e confirmada pelo Estadão.

O Estadão apurou que a big tech passou os últimos dois meses imersa em discussões internas para definir como iria cumprir as regras do TSE. Em nota, o Google afirma que a medida foi adotada para “não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”. “Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, diz o texto.

A resolução nº 23.732 do TSE determina que os provedores de propagandas pagas na internet deverão “manter repositório desses anúncios para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência”

O TSE também exige das empresas disponibilizem uma “ferramenta de consulta, acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório”.

Os executivos do Google, segundou apurou a reportagem, avaliaram que não havia capacidade técnica para cumprir a exigência, tendo em vista a pluralidade dos conteúdos políticos que são anunciados todos os dias. Dessa forma, a decisão do grupo foi proibir qualquer tipo de anúncio.

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/google-proibe-anuncios-politicos-nas-eleicoes-de-2024-para-cumprir-normas-do-tse,39e20a1505d4eac80a4b06796f5690c75ni9hsox.html?utm_source=clipboard

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.