Petrobras anuncia a reabertura da Fafen-PR em Araucária

Date:

A Petrobras anuncia, nesta quarta-feira, 17, a reabertura da Fafen-PR (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná) na cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. “Amanhã (quarta-feira), a Petrobras vai reunir a diretoria executiva e deve anunciar a retomada dos investimentos no Paraná. Já é uma decisão do presidente Lula e agora depois dos estudos realizados, falta apenas a confirmação da petrolífera”, disse o deputado Zeca Dirceu sobre a fabrica que foi fechada durante o governo anterior.

A reabertura da fábrica vai recontratar os mil trabalhadores – 400 diretos e 600 indiretos – demitidos com a interrupção da produção da planta industrial paranaense há quatro anos pelo governo anterior. “O fechamento da Fafen-PR foi mais um erro, não só político e logístico, como danoso para economia brasileira porque deixou a agropecuária dependente dos fertilizantes importados com preços que oscilam conforme as tensões entre os países produtores”, completou o deputado.

Zeca Dirceu acompanha as tratativas da reabertura da fábrica desde o início do governo Lula (PT) em janeiro de 2023. “A primeira batalha que travamos foi contra a venda da fábrica em 2022. E agora, estamos bem próximos do seu religamento. O que a Petrobras está estimando, o volume de investimentos necessários para tirar a Fafen-PR da hibernação e da retomada da produção”, disse.

“É uma vitória dos brasileiros, dos trabalhadores da Petrobras, e da agropecuária e outros setores que terão insumos mais em conta para reduzir os custos de produção”, completou.

Fertilizantes
Antes do seu fechamento em 2019, a fábrica era responsável pela produção de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia e de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas. Nesse período, a Fafen-PR deixou de produzir por dia duas mil toneladas de ureia e 1,3 mil toneladas de amônia, utilizados na fabricação de fertilizantes. A matéria-prima de fabricação é o resíduo asfáltico, obtido da Repar (Refinaria Getúlio Vargas) em Araucária.

“Não conseguimos entender a demora em retomar a unidade. O Brasil é um grande produtor agrícola, precisa diminuir a dependência sobre a importação de fertilizantes nitrogenados. Mais do que ser importante para a economia, com geração de emprego e renda da região, a reabertura da Fafen-PR tem relação com a segurança alimentar da população”, afirmou o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar.

O Brasil é atualmente o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo e importa 85% do que utiliza. Segundo estimativa da FUP (Federação Única dos Petroleiros), a reabertura da Fafen-PR, a retomada das Fafens Bahia e Sergipe e a conclusão das obras da Fafen-MS podem reduzir para 35% as importações do insumo agrícola.

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

Cadê os patinhos e as placas, pergunta vereador

O vereador Claudemir Zanco, o Biruba (PL), solicitou através...

É baixa a procura por vacina contra influenza em Pato Branco, só 37% do público alvo foi atingido

Apenas 37,24% do público-alvo de Pato Branco se imunizou...

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de...

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.