Partidos intensificam busca por nomes como vice-prefeito

Date:

Era comum que a formação das chapas que concorrem aos pleitos municipais ocorresse na noite/madrugada da convenção, em reuniões que duravam uma eternidade. Era um flerte com mensageiros indo e vindo. Mensagem de texto e voz com “acertos e desacertos”. Muitas bravatas; “se ele estiver aqui! Estou fora!” e por aí segue o baile. Era uma adrenalina reservada à um pequeno grupo que fazia a “negociação” o “fecha da chapa”. Mas tudo tem mudado.

A antecipação de escolhas dos parceiros, torna, para alguns, o jogo mais limpo e organizado. Mas para outros, uma sinuca de bico sem taco. As opções mudam. Os grupos se fecham. Os nomes desaparecem, pois, sabendo meses antes quem será o adversário, o cargo passa a ter uma medida, a medida da capacidade eleitoral já testada.

A figura do vice tem a função de preencher algumas lacunas. Entrar em um público que o candidato a prefeito não chega. Ter habilidades para ser utilizado em alguma secretária, se necessário, e atrair grupos políticos para compor com a coligação. Popularidade, abrangência eleitoral etc. também são aptidões  levadas em conta.

Em Francisco Beltrão as duas principais pré-candidaturas de Antonio Pedron (MDB) e Antônio Carlos Bonetti (PSD), ainda tentam articular e ganhar outros parceiros com a vaga de vice-prefeito na chapa. É um jogo ainda aberto.

No jogo de Pato Branco por exemplo, já há uma dupla pré-definida. O pré-candidato do MDB Osmar Braun busca ainda um companheiro para a formalização da chapa. Segundo ele há dois, até três nomes que podem ocupar a vaga. Braun não disse de quais partidos seriam.

A Federação (PCdoB, PV e PT) deve indicar um nome para candidato a prefeito, o mais provável é de Volmir Sabbi (PT). Quanto ao vice, a maior chance é que seja entre os partidos da federação. Já Robson Cantu (PSD), que mantém uma agenda intensa de eventos e reinaugurações deve, ao contrário dos burburinhos, disputar a reeleição e, busca um(a) vice. Mas a definição entre barba, bota e boné, ou salto alto e bolsa de grife, para estar ao lado de Cantu, ainda vai demorar um pouco. Já o pré-candidato Géri Dutra (PL) tem pré-definida como vice Neuza Viganó (PDT). A dupla aguarda as convenções para ser laureada.

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

PT, PV e PC do B articulam alianças para a disputa da prefeitura de Pato Branco

Nereu Ceni, ex-vereador de Pato Branco e que já...

MDB oficializa Braun como pré-candidato em Pato Branco

O MDB reuniu lideranças regionais em pato Branco neste...

Sanepar: tarifa básica vai passar de R$ 90. O reajuste já está em vigor.

Desde sexta-feira os paranaenses estão pagando mais caro pela...

Administração pública de Vitorino faz prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024

Na tarde da sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de...

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.