Era comum que a formação das chapas que concorrem aos pleitos municipais ocorresse na noite/madrugada da convenção, em reuniões que duravam uma eternidade. Era um flerte com mensageiros indo e vindo. Mensagem de texto e voz com “acertos e desacertos”. Muitas bravatas; “se ele estiver aqui! Estou fora!” e por aí segue o baile. Era uma adrenalina reservada à um pequeno grupo que fazia a “negociação” o “fecha da chapa”. Mas tudo tem mudado.
A antecipação de escolhas dos parceiros, torna, para alguns, o jogo mais limpo e organizado. Mas para outros, uma sinuca de bico sem taco. As opções mudam. Os grupos se fecham. Os nomes desaparecem, pois, sabendo meses antes quem será o adversário, o cargo passa a ter uma medida, a medida da capacidade eleitoral já testada.
A figura do vice tem a função de preencher algumas lacunas. Entrar em um público que o candidato a prefeito não chega. Ter habilidades para ser utilizado em alguma secretária, se necessário, e atrair grupos políticos para compor com a coligação. Popularidade, abrangência eleitoral etc. também são aptidões levadas em conta.
Em Francisco Beltrão as duas principais pré-candidaturas de Antonio Pedron (MDB) e Antônio Carlos Bonetti (PSD), ainda tentam articular e ganhar outros parceiros com a vaga de vice-prefeito na chapa. É um jogo ainda aberto.
No jogo de Pato Branco por exemplo, já há uma dupla pré-definida. O pré-candidato do MDB Osmar Braun busca ainda um companheiro para a formalização da chapa. Segundo ele há dois, até três nomes que podem ocupar a vaga. Braun não disse de quais partidos seriam.
A Federação (PCdoB, PV e PT) deve indicar um nome para candidato a prefeito, o mais provável é de Volmir Sabbi (PT). Quanto ao vice, a maior chance é que seja entre os partidos da federação. Já Robson Cantu (PSD), que mantém uma agenda intensa de eventos e reinaugurações deve, ao contrário dos burburinhos, disputar a reeleição e, busca um(a) vice. Mas a definição entre barba, bota e boné, ou salto alto e bolsa de grife, para estar ao lado de Cantu, ainda vai demorar um pouco. Já o pré-candidato Géri Dutra (PL) tem pré-definida como vice Neuza Viganó (PDT). A dupla aguarda as convenções para ser laureada.