Desde janeiro mais de 40 pesquisas eleitorais foram registradas no Paraná

Date:

Quem fala em política quer saber de números, de dados. Quer saber de pesquisa. Quem lidera, qual a vantagem, o aceite e qual a rejeição são dados que, se bem trabalhados, podem fazer muita diferença. E como tem muitos curiosos, a regra mudou. Para que não ocorra distorção na divulgação, a lei  prevê inclusive multa para a divulgação de pesquisas sem registro.

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu, desde o dia 16 de janeiro, o registro de 42 pesquisas para o Estado do Paraná. Somente de sexta-feira, 3, até esta terça-feira,7, foram mais 11 registros.

O registro das pesquisas na Justiça Eleitoral deve ser feito em até cinco dias antes da divulgação dos resultados e acompanhado das informações previstas na Lei da Eleições.  No entanto, apesar do registro ser obrigatório, a divulgação dos resultados não é. 

Para o registro é necessário informar quem contratou a pesquisa; valor e origem dos recursos gastos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa e margem de erro.

Segundo a Lei das Eleições, os responsáveis que divulgarem pesquisa sem registro podem pagar multa e responder por crime, com detenção de seis meses a um ano. No período de campanha eleitoral, é proibida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. Os institutos que registraram pesquisas no período de 03 a 07/05 foram  o Futura Inteligência, instituto de pesquisa do Espírito Santo e Alvorada Pesquisa.

O Futura realizará pesquisas em Curitiba (dois registros), São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Pitangueiras. Alvorada Pesquisa em Sarandi e São Carlos do Ivaí. A divulgação está prevista para a partir desta quinta-feira, 9.

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

PT, PV e PC do B articulam alianças para a disputa da prefeitura de Pato Branco

Nereu Ceni, ex-vereador de Pato Branco e que já...

MDB oficializa Braun como pré-candidato em Pato Branco

O MDB reuniu lideranças regionais em pato Branco neste...

Sanepar: tarifa básica vai passar de R$ 90. O reajuste já está em vigor.

Desde sexta-feira os paranaenses estão pagando mais caro pela...

Administração pública de Vitorino faz prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2024

Na tarde da sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de...

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.