A publicação feita pela administração no Instagram sobre os investimentos na causa animal surpreendeu quem observa os animais soltos pelas ruas, e também quem trabalha voluntariamente nas ONGS.
O post abre com uma chamada para os investimentos feitos desde 2021 na causa animal. Na sequência a prefeitura anuncia que repassou mais de 1 milhão e 251 mil reais para as ONGS e Associações cadastradas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Quem vê apenas estas duas imagens, e como não há a informação como as ONGS utilizam o valor repassado, acredita que a prefeitura “terceirizou” o trabalho para a ONGS. Não é difícil perceber a confusão quando um munícipe comenta “Poderiam mandar essas ONGs aqui no bairro Planalto. Aqui tem animal na rua precisando do apoio dessas ONGs,” como se a responsabilidade não pertencesse ao município em fazer busca ativa, recolher animais e todo o rito da causa animal.
Protetores e membros de ONGS argumentaram “não são as ONGs que tem que estar nos bairros, o trabalho das ong é totalmente voluntário, a responsabilidade é do poder público! Liga no 156”. Mas a réplica foi taxativa “mas se recebem recursos públicos devem vim ver nos bairros.” mostrando o desconhecimento das responsabilidades.
Os representantes de ONGS confirmam a existência dos recursos municipais para o setor, parte deles indicados pelos vereadores através de emendas impositivas, mas também questionaram a forma de aplicação e gestão dos recursos.
No post o município afirmou que entre os anos de 2021 e 23, foram investidos mais de 2 milhões e 600 mil em atendimentos médicos veterinários. Que de janeiro a novembro de 2023, foram feitas 1.066 castrações de cães e gatos, 364 atendimentos a animais em situação de urgência e emergência e 152 adoções responsáveis nos último ano.
Curiosa a informação que foram, no último ano, atendidas cerca de 1.000 denúncias de maus tratos, mas ocorreram, no mesmo período, apenas 45 resgates de animais em situação de maus tratos.
A responsabilidade da causa animal é da administração. Todos os casos devem ser encaminhados para o 156 e para o WhatsApp Proteção animal – que funciona como plantão através do 46 99134 2876.
Fotos Instagram prefeitura de Pato Branco