CP apura possíveis irregularidades do vereador Celestrin (PSD)

Date:

A comissão Processante que investiga o vereador Rafael Celestrin (PSD) sobre possíveis irregularidades devido ao suposto recebimento de benefícios assistenciais do Governo Federal pela esposa de vereador. Ele também é investigado pelo recebimento de Função Gratificada, visto que é funcionário concursado da prefeitura de Pato Branco. A comissão esteve reunida na segunda-feira, 8.

Em dezembro no dia 11, o vereador fez uso da Tribuna do legislativo e se defendeu sobre a questão do recebimento, por parte da esposa, de recursos de programas federais. Disse Celestrin que houve um erro no sistema e ao saber foi solicitado o ajuste.

Entre os fatores que levaram a criação da Comissão Processante consta a denúncia que o vereador recebia função gratificada. Para eliminar dúvidas, os vereadores solicitaram, por ofício, uma manifestação do executivo. A reposta veio pela Secretaria de Educação e Cultura.

No ofício 143/2023, assinado pela secretária de educação municipal, Jusara de Oliveira Santos é confirmado que o vereador recebia gratificação, o que é vedado por lei.

Em outro trecho consta que Celestrin “No ano de 2018, por solicitação da Secretária de Educação e Cultura, recebeu gratificação com fundamento na Lei Municipal n° 3.812/2012, para auxiliar nos serviços administrativos da Secretaria.” Ainda afirma que em 2022 Celestrin foi reenquadrado para o cargo de professor de educação infantil e, segundo o ofício, somente em agosto de 2023, depois de um decreto de contenção de despesas, é que foi identificada a gratificação dada para Celestrin desde 2018, e como não se enquadrava no cargo de diretor, assessor ou coordenador, motivou a retirada da FG.

A Comissão Processante tem prazo de 90 dias para concluir a analise e encaminhar um parecer ao plenário. Formada por três vereadores, Claudemir Zanco (PL) que preside a CP e os membros Joecir Bernardi (PSD) e Bombeiro Brandao (PP), a comissão tem mantido os trabalhos mesmo no recesso.

Bastidores

Apuramos que o ofício enviado pela secretaria de Educação e Cultura afirmando o recebimento de FG por Celestrin pode ser o principal indicador de cassação, visto que comprovou a existência de ato em discordância com a legislação.

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

Homem é condena a 13 anos de reclusão por choques elétricos na própria companheira

O Tribunal do Júri de Cantagalo, no Centro-Sul do...

Lei de Diretrizes Orçamentárias prevê mais de R$ 623 milhões para 2025

Na sessão desta segunda-feira a Câmara de Vereadores de...

PT, PV e PC do B articulam alianças para a disputa da prefeitura de Pato Branco

Nereu Ceni, ex-vereador de Pato Branco e que já...

MDB oficializa Braun como pré-candidato em Pato Branco

O MDB reuniu lideranças regionais em pato Branco neste...

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.