Alexandre Curi representa a Alep em evento que celebra 20 anos do CNJ

Date:

Por Contraponto.jor.br

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD), participou, na última quinta (18) e sexta-feira (19), do evento Conselho Nacional de Justiça: Presente, Passado e Futuro, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em Foz do Iguaçu.

O evento celebrou os 20 anos da criação do Conselho Nacional de Justiça, fazendo o resgate histórico dos projetos e ações institucionais do Conselho, bem como a análise dos principais feitos de cada gestão da presidência do CNJ e da Corregedoria Nacional da Justiça.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005. Trata-se de um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília (DF) e atuação em todo o território nacional, como o órgão de controle do Poder Judiciário, responsável por garantir a transparência, a gestão eficiente, a moralidade e a prestação de serviços adequados à população por parte de todas as instâncias da Justiça brasileira.

“Foi um evento memorável, em que pudemos compartilhar ideais e experiências sobre a importância da colaboração entre os poderes e os desafios que enfrentamos para garantir a transparência no Poder Público”, comentou Curi.

O encontro, que contou com painéis sobre a gestão de cada um dos 11 ex-presidentes do CNJ foi aberto com uma conferência do atual presidente do órgão, ministro Luís Roberto Barroso, teve fala de abertura transmitida em vídeo. “O CNJ foi idealizado para promover o aprimoramento do sistema de Justiça em benefício da sociedade por meio de políticas judiciárias e do controle administrativo, financeiro e processual. E, no decorrer desses 20 anos, introduziu significativos avanços na organização e no funcionamento do Judiciário”, destacou Barroso. Segundo ele, o Conselho foi um marco na construção de um judiciário mais cidadão e de um Brasil mais republicano e democrático. “Avançamos, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, completou.

Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e ex-conselheiro do CNJ, o desembargador Luiz Fernando Keppen citou a importância do Conselho como órgão de desenvolvimento de políticas públicas e de aprimoramento do sistema judicial brasileiro. Keppen também citou o caráter fiscalizador, disciplinar e financeiro do Judiciário. “Esse evento celebra não apenas o passado de conquistas e o presente vibrante do CNJ, mas também projeta seu futuro auspicioso”, declarou.(Foto: Orlando Kissner/Alep).

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

Governador anuncia nesta sexta-feira mudanças no secretariado

Devido ao calendário eleitoral o governador ratinho Junior (PSD)...

Abril registrou 11 mortes nas rodovias do Sudoeste

A região sudoeste registrou em abril deste ano através...

Lançamento da campanha Maio Amarelo acontece nesta quinta-feira,2

Será lançada nesta quinta-feira, 2, mais uma campanha Maio...

Boletim da dengue confima mais 42 mortes no estado, e a primeira em Beltrão.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou o...

Log In

Forgot password?

Don't have an account? Register

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.