Pedágio no Sudoeste começa a ser cobrado em até 12 meses

As duas praças de pedágio previstas para o Sudoeste do Paraná devem ser implantadas e começar a cobrança em até 12 meses, conforme anunciou a EPR Iguaçu, concessionária responsável pelo lote 6 do novo programa de concessões do Estado. As estruturas serão instaladas no trecho entre Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, com locais previstos em Ampére (km 512 da PR-182) e na divisa entre Pato Branco e Vitorino (km 230 da PR-280). Os valores estimados são de R$ 12 à R$ 10, respectivamente, mas podem sofrer alterações.

Até o início da cobrança, os usuários contarão com bases provisórias com banheiros, fraldários, água e áreas de descanso, que entram em funcionamento até a primeira quinzena de maio. Posteriormente, essas estruturas serão substituídas por bases definitivas nos municípios de Renascença, Ampére e Realeza (Marmelândia), também no prazo de um ano. O anúncio foi feito durante reunião na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop).

O presidente da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto, destacou que as melhorias fazem parte de reivindicações históricas da região. Ele citou como exemplos a pavimentação em concreto entre Pato Branco e o Trevo do Horizonte e a inclusão do Corredor Sudoeste na Carta do Sudoeste. “Todo esse conjunto vai melhorar muito a trafegabilidade, o escoamento da produção e a segurança nas nossas rodovias”, afirmou.

Segundo a EPR Iguaçu, o Corredor Sudoeste — que abrange as PRs 182, 483 e 280 e as BRs 163 e 158 — será totalmente duplicado e contará com infraestrutura de atendimento, como 11 ambulâncias (incluindo UTIs móveis), guinchos, caminhões-pipa, câmeras de monitoramento e um centro de controle operacional 24 horas. O investimento total no lote 6 será de R$ 20 bilhões nos próximos nove anos.

A concessionária também anunciou benefícios para motoristas, como isenção de tarifa para motocicletas, desconto de 5% na cobrança eletrônica via tag e abatimento progressivo para veículos de passeio com até 30 passagens mensais por sentido e por praça. “O valor é reduzido, mas com estrutura e serviços garantidos. Esses recursos vão custear toda a duplicação entre Pato Branco e Cascavel”, afirmou o diretor-presidente da EPR Iguaçu, Marcos Moreira.

Entre as obras previstas está a construção de um contorno viário entre Francisco Beltrão e Marmeleiro, ligando a região da Polícia Rodoviária Estadual, na Água Branca, à PR-280, na área industrial de Marmeleiro.