Publicada a portaria do pedido de exoneração da Secretária de Assistência Social de Pato Branco, Marcia Vendrusculo. A portaria 055/2024 afirma que Marcia solicitou exoneração e deixará o cargo em 31 de janeiro próximo.
Ainda sexta-feira da semana passada, o Veja Sudoeste adiantou que haveria mudanças na Assistência Social. A cotada para assumir o lugar de Marcia é Cleuza Chiocheta, ligada ao GAMA e entidade sociais. Ao Veja, Cleuza afirmou que estava propensa a assumir o cargo, que já havia declinado de outros convites, mas acredita que este é o momento de aceitar um novo desafio.
Cleuza, em sendo confirmada, assume com o compromisso de reestabelecer programas e reorganizar o fluxo de informações entre entidades, secretaria e, principalmente, quem mais precisa de atendimento da Assistência Social a população carente.
Marcia Vendruscolo, deixará o cargo envolvida em evento nebuloso ocorrido com um blogueiro local que teria sido agredido e sofrido arranhões dentro do gabinete da secretária. O caso está registrado em boletins de ocorrência, onde cada parte conta sua versão. Entre o funcionalismo da Assistência poucas lamentações.
Coincidência ou não, nesta semana o Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa para que o Município de Pato Branco adote as providências necessárias para a realocação de uma servidora pública afastada de suas funções de modo injustificado. Ela é ocupante do cargo efetivo de assistente social e foi colocada à disposição em 18 de janeiro deste ano, sendo sugerida sua lotação na Biblioteca Municipal.
A recomendação decorre de apuração da 1ª Promotoria de Justiça de Pato Branco que constatou que a alteração de lotação da servidora, que se encontra em situação de ócio, fere os princípios da Administração Pública, notadamente os de legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.