Procon em Pato Branco aplica multa cautelar na sanepar por falhas no abastecimento de água.

Procon de Pato Branco tomou uma medida mais enérgica na quarta-feira,20, ao aplicar uma multa cautelar no valor de R$ 101.570,64 (cento e um mil, quinhentos e setenta reais e cinquenta e quatro centavos) à Sanepar. A penalização ocorre em decorrência de diversas denúncias recebidas no órgão, em relação à falta de água no bairro Fraron.

Segundo relatos dos consumidores, o problema é frequente naquela região, e ocorre sempre nos finais de semana. Em alguns pontos do bairro, quando não há a falta de água, ocorre a falta de pressão, o que impossibilita o abastecimento das caixas d’agua.

A situação crítica tem afetado a vida dos moradores, privando-os do acesso a serviços essenciais, como beber água, tomar banho e lavar roupas, e justamente durante este período de verão, onde as temperaturas ficam elevadas.

A diretora do Procon, Dra. Elaine Menegola, ressaltou a gravidade do problema, destacando que se trata de um dano coletivo que coloca em risco a vida e a segurança dos consumidores. “O acesso à agua potável é direito humano fundamental, de conformação autônoma e judiciável. É um elemento essencial à vida e pressuposto da saúde das pessoas. Quando falamos em faltar água potável, se torna impossível falar em dignidade humana. Por isso a aplicação da multa foi a única alternativa viável”, relatou a diretora.

Além da aplicação da penalidade a Sanepar foi notificada para que proceda com a retomada urgente, eficaz e ininterrupta do abastecimento de água, sendo que qualquer interrupção do abastecimento deverá respeitar os termos da Resolução 03/2020 da AGEPAR.

Ocorrendo a falta de abastecimento, seja no citado bairro, ou em qualquer outro do Município de Pato Branco, sem o devido aviso prévio, o Procon orienta os consumidores afetados a procurar o órgão para realizar suas denúncias e buscar assistência para lidar com os problemas decorrentes da falta de água.

Segue o canal exclusivo para denúncias:

Whats app (46) 99108-8490