Mariópolis e Vitorino avançam na industrialização. Pato Branco tem “exportado” indústrias

Tem se tornado normal a transferência de indústrias de Pato Branco para outros municípios da região. Mariópolis e Vitorino conseguiram atrair algumas nos últimos dois anos. Os dois municípios, aproveitando que a PRC 280 passa “na porta” estruturaram parques industriais as margens da rodovia. Clareza na forma de cedência dos espaços, garantia jurídica aos empresários, aliado a insfraestrutura disponibilizada se transformaram em chamariz para investidores.

Não é apenas a perda de arrecadação de impostos que enfraquece o caixa da prefeitura, mas principalmente são postos de trabalho que se deslocam para outras cidades. Assim, os investimentos que deveriam ser colocados em Pato Branco, na aquisição de terrenos, movimentação do setor de construção civil, a compra de serviços de educação e outros, começam a se deslocar para os municípios que atraem estas indústrias.

A mais recente a se mudar de Pato Branco para Vitorino é uma embaladora de produtos, que desde domingo vem realizando a transferência de sua estrutura. A empresa gera cerca de 70 empregos.

Tem terreno em Pato Branco?

Para a instalação de indústrias, além da possibilidade de alguns benefícios fiscais as empresas buscam apoio com estrutura física, ou seja, terrenos ou barracões para se instalarem.

A Administração de Pato Branco adquiriu uma área na Linha Martinello para implantação de um parque industrial, mas até o momento a infraestrutura não foi iniciada. O local necessita de arruamento, infraestrutura de asfalto, energia, água e telecomunicações.

Por outro lado, a administração afirma que trará um investimento chinês para a cidade. Que a empresa, não tem publicamente o ramo que atuará, deverá gerar cerca de 300 empregos. E, apesar de possuir uma área adquirida para a instalação de um parque industrial, para a empresa chinesa a gestão pretende doar uma área na rua Ivaí, próximo ao Parque da Pedreira.