O problema no dia a dia é normalizar. Saber que há buraco na via e aprender a conviver com ele simplesmente desviando. O Café da Praça, abandonado, existe, é visto, mas não notado, observado. Estamos nos acostumando com a estrutura praticamente abandonada no centro da cidade?
O espaço que vivenciou muitos encontros, promoveu boas conversas não existe mais como café, e a estrutura aos poucos vai se deteriorando.
Alguma utilidade para o espaço? Possibilidade de uma nova licitação para exploração do local? Como vai ficar no futuro? Ou pode servir como símbolo do cuidado com a estrutura pública?
Depois que a empresa que explorava o espaço devolveu a estrutura para a administração municipal, foram feitos anúncios de que no ambiente funcionaria um sistema de atendimento para a população, mas não progrediu. O espaço, na sua área externa chegou a ser utilizado para ações de vacinação, por exemplo ou para ações de entidades. Internamente parece “abandonado”.
O ar de abandono do espaço depõe contra a imagem de uma cidade que propaga ser organizada e que investe em espaços públicos.
Ocupação do espaço
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Pato Branco, estuda-se a utilização do espaço para instalação de uma central de monitoramento, reunindo as imagens das câmeras instaladas no município. O trabalho seria coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico a qual também acumula a de Ciência e Tecnologia.