Prefeitos, lideranças da sociedade civil e autoridades estaduais acompanharam, nesta sexta-feira, 28/04, a visita do secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel, à sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). O objetivo da visita foi a integração entre o setor público e iniciativa privada na busca de projetos em inovação e empreendedorismo, para estimular o desenvolvimento econômico e social dos municípios e garantir mais qualidade de vida à população.
“Atualmente, nós vivemos aqui no sudoeste um momento tecnológico bastante importante. Somos polo em vários setores da economia, então, essa visita do secretário é muito importante para que nós, prefeitos, possamos encaminhar inúmeros projetos na área de tecnologia junto ao governo do Estado”, pontuou o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto. “Enquanto Amsop, nós estimulamos que as Prefeituras adotem, cada vez mais, as novas tecnologias, para garantir mais celeridade e eficiência na prestação de serviços à população”, complementou Barreto.
Na ocasião, o secretário apresentou soluções em tecnologia para os municípios garantirem mais qualidade no atendimento à população, falou sobre cases que obtiveram grande êxito a partir de parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, com potencial para a geração de muitos empregos e desenvolvimento econômico e social, desburocratização do serviço público, e destacou a liderança do Paraná entre os estados mais sustentáveis e inovadores do Brasil.
“Quando se leva inovação para as Prefeituras se atinge, diretamente, a população que precisa de uma qualidade de serviço melhor na saúde, educação, oportunidade de emprego e desenvolvimento econômico. Através de softwares, sistemas e fomento à indústria de tecnologia, a população paranaense tem acesso a melhores oportunidades”, ressaltou o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Marcelo Rangel.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, “como tudo passa pela Assembleia, essa área de inovação e tecnologia também tem total atenção e apoio do Poder Legislativo do Paraná. Esse é o caminho do futuro do mundo, e, por isso, foram criados a Lei e o Fundo de Inovação do Paraná, que fomentam a educação inovadora e empreendedora, as startups e a criação de novas universidades tecnológicas”.
Na sequência, o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral, entregou ao secretário Marcelo Rangel as principais demandas da região no setor, bem como, cópias do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) e da Carta do Sudoeste, um documento elaborado pela Amsop há duas décadas, com atualização a cada quatro anos, com as reivindicações da região em setores como saúde, infraestrutura, educação, mobilidade, dentre outros.
Na mesa de honra, estiveram, além do secretário Marcelo Rangel, o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; deputado estadual Wilmar Reichembach; presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop) e vereador de Mariópolis, Solismar de Souza, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Rogério Sidral; presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI), Evandro Brandalise; presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), William Madruga; a consultora do Sebrae, Jocelei Fiorentin e o assessor da secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Giles Balbinotti.