No último domingo,23, o Ginásio Ademir Zílio recebeu 350 atletas para realização da Copa Regional Sudoeste de Taekwondo 2023. O evento, promovido em parceria da Prefeitura de Vitorino e Federação Paranaense de Taekwondo (FTPKD), contou com apoio de empresas patrocinadoras. Os atletas de onze municípios, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Itapejara d’Oeste, Quedas do Iguaçu, São João, Pato Branco, Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Ampére, Vitorino e Toledo, competiram durante o dia todo, em pumsae e luta, divididos por faixa, idade e peso.
Presente na competição, o presidente da FTPKD, Ricardo Zimmer, falou da honra de o município de Vitorino, sediar o evento da Federação. “É um prazer imenso estar aqui, e agradecer ao prefeito pela hospitalidade ao evento. Agradecemos pelo apoio, pela cultura e pelo esporte, pois é assim que mudamos vidas”. Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Valmir Martinello, o taekwondo é mais um esporte pelo qual o município de Vitorino adquiriu representatividade. “Queremos dizer que estamos felizes com a presença desse evento. Vitorino está avançando em todas as áreas, e no taekwondo não seria diferente. E o taekwondo tem essa importância de ensinar não apenas a arte de usar os pés e as mãos, mas o respeito e a disciplina”.
Há quatro anos Vitorino possuí uma equipe de taekwondo, através da equipe Sales Taekwondo, do professor Rafael Sales. Apesar de ser recente, a equipe possuí resultados nacionais e regionais. Para o prefeito Marciano Vottri, o esporte mais uma vez, demonstra sua força na construção de uma sociedade saudável. “É com muita alegria que Vitorino se torna a casa do taekwondo. Agradecimento aos organizadores, na pessoa do professor Rafael Sales, e aos pais, que estão investindo esse tempo na vida de seus filhos. O esporte, como o taekwondo, transcende as quadras, e chega na formação do cidadão. Esses atletas fazem muito mais que um esporte, estão se preparando para a vida”.
Ao fim da Copa Sudoeste de Taekwondo, a equipe vitorinense, Sales Taekwondo Team levou o primeiro lugar, com 729 pontos. Em segundo lugar, a equipe pato-branquense Associação Silva Taekwondo, com 693 pontos. Já em terceiro lugar, a Associação Sudoeste de Taekwondo, com 340 pontos.