Vereadores querem audiência pública para debater Guarda Municipal

Os vereadores Romulo Faggion (União) e Claudemir Zanco (PL), solicitaram através de requerimento, que será votado durante a sessão ordinária na tarde desta quarta-feira,12, a realização de uma audiência pública no dia 24 de abril, às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Pato Branco para discutir a possibilidade de instalação da Guarda Municipal em Pato Branco. A preocupação dos vereadores se assemelha a de pais e responsáveis quanto a segurança proporcionada aos locais de ensino, escolas e CMEIs e aos ambientes públicos, notadamente após o atentado ocorrido em Blumenau, SC.

A propositura da criação da Guarda Municipal está em pauta na Câmara desde o primeiro ano da atual legislatura. Como vereador não pode gerar despesas para o executivo, o projeto mudou de criação para autorização para instalação.

O executivo afirma que Guarda Municipal somente pode ser instalada em cidades com mais de 100 mil habitantes. Pato Branco, segundo o Censo 2022, deve ficar com aproximadamente 96 mil habitantes, mas com a população flutuante, estudantes e usuários da rede de saúde local, ultrapassa, segundo estimativas, facilmente os 100 mil.

No requerimento, os vereadores afirmam que desejam ouvir a população e representantes de outras entidades como o Comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, Delegado da Polícia Civil, Membro do Ministério Público, Presidente União de Bairros, CONSEG, Representante da OAB-PB, Tribunal de Justiça e Polícia Rodoviária Federal e representante do Executivo Municipal.