TSE mantém  inelegibilidade de ex-prefeito de Saudade do Iguaçu

Date:

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram nesta quinta-feira (13) a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de manter inelegíveis, pelo período de oito anos, o ex-prefeito de Saudade do Iguaçu (PR), Mauro César Cenci, a então vereadora Sueli Civa Bochio e os servidores municipais Julcimar Marangon, Salete Rozatti Trento e Fabiane Grocoletto Martimianos por abusos de poder político e econômico.

O TRE do Paraná entendeu que houve prática de conduta vedada a agente público pelo uso abusivo, para fins eleitorais no pleito de 2016, de um programa de reforma e construção de casas custeado com dinheiro público.

Na decisão, o Regional afirmou que o ilícito eleitoral foi viabilizado por meio da reforma de uma lei municipal, às vésperas da eleição, que criou um programa de benefícios sociais e alterou os requisitos para a sua concessão, ao exigir que os beneficiários cadastrados possuíssem alistamento eleitoral no município.

Gravidade

Segundo o ministro Nunes Marques, relator do processo, a decisão do Regional se baseou em elementos com gravidade suficiente para configurar os abusos de poder político e econômico “ante o emprego de benesses à população, em ano eleitoral, sem [regras de] atendimentos presentes na legislação”.

“Não cabe recurso especial eleitoral para simples reexame do conjunto fático probatório (Súmula 24/TSE). Os argumentos expostos não são suficientes para afastar a conclusão da decisão”, defendeu o relator. (Do TSE).

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

Irmãos são presos após tentativa de homicídio, veículo teve mais de 30 perfurações

A Polícia Militar recebeu informação na tarde de sábado...

Ministério da Educação quer banir celulares das salas de aula

Os tempos de celular no meio da aula podem...

Justiça Eleitoral investiga candidato por disseminação de fake news

Recentemente, militante do MBL atacou o sindicalista Paulo Rossi A...

Pesquisa revela que o Paraná é um dos Estados mais de direita no Brasil

Pesquisa nacional indica que Rondônia, Santa Catarina, Paraná e...