Trânsito: iniciada a instalação das lombadas eletrônicas

Após estudo técnico, realizado pela Soluções em Trânsito KM Zero LTDA, o trânsito receberá redutores eletrônicos de velocidade, as lombadas eletrônicas são do tipo redutor eletrônico de velocidade, com um mostrador digital onde é possível o condutor visualizar a velocidade do veículo no ponto.

A previsão inicial era de 21 pontos, mas nesta fase serão seis, sendo as  ruas contempladas são: Rua Itacolomi, entre as Ruas Caetano Munhoz da Rocha Frei Caneca; Rua Pedro Ramires de Mello, entre as Ruas Caetano Munhoz da Rocha e Emílio de Negri; Rua Itabira, entre as Ruas Visconde de Nacar e Fernão Dias Paes; Avenida Tupi, entre a Via da Inovação e Travessa da Cerâmica; Avenida Tupi entre as Ruas Nereu Ramos e Osvaldo Aranha; e Avenida Tupi entre as Ruas Ribeirão Preto e Rua do Príncipe, na Zona Sul.

“Os pontos foram indicados por estudo técnico”, explica o diretor do Depatran, Robertinho Dolenga, onde se constatou o excesso de velocidade por parte dos condutores e grande circulação de pessoas, gerando desta forma, risco potencial de acidentes de trânsito. “Somente neste ano, 2023, já são três óbitos registrados ocasionados por excesso de velocidade e 68 atropelamentos, de acordo com dados do Samu”, frisa o diretor.

Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), apontam que entre janeiro e setembro foram registrados mais de 550 acidentes de trânsito. A maioria relacionados ao excesso de velocidade. O sistema instalado possibilitará a interligação com os órgãos de segurança do município, sendo possível, em tempo real obter informações sobre veículos furtados, roubados ou que tenham participado de alguma ação ilícita. 

A instalação é realizada pela empresa Splice Indústria Comércio e Serviços Ltda, com previsão inicial de 15 dias para conclusão. Após, os equipamentos entrarão em funcionamento em caráter de adaptação aos condutores, ou seja, realizará a operação normalmente, porém não gerando as infrações de trânsito por excesso de velocidade. 

Após esse período, serão iniciadas as operações dos equipamentos com a fiscalização de velocidade, onde será informada pelo Depatran.

 Todos os locais serão sinalizados conforme a legislação vigente.

Texto: Adaptado de Assessoria/Thaise Guidini/Prefeitura de Pato Branco

Fotos: Rodinei Santos/Prefeitura de Pato Branco