Sexta-feira (10) é dia de ir de bike para o trabalho

Sexta-feira (10) é dia de ir de bike para o trabalhoAção acontece em Curitiba e várias outras cidades do mundo com a finalidade de promover um estilo de vida saudável e divertido.

Que tal ir pedalando ao trabalho? Sexta-feira, 10 de maio, é o “Dia De Bike Ao Trabalho”, um evento anual realizado em vários cantos do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte saudável, possível e divertida, que permite, inclusive, desenvolver um novo olhar sobre a cidade na qual vivemos. Defensor da ciclomobilidade, o deputado Goura (PDT), 3º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, garante que “temos que incentivar cada vez mais o uso da bicicleta, que é o meio de transporte mais saudável e energeticamente mais eficiente, limpo e econômico”.

“Ações como essa (“De Bike ao Trabalho”) são super importantes”, acrescentou. “Estou aqui no bicicletário (da Assembleia), conquista dos últimos anos, para lembrar que dia 10 de maio (sexta-feira) é o dia para a gente valorizar a bicicleta no nosso percurso diário para o trabalho, para a escola. Mas, também um momento significativo para lutar por cidades que respeitam e fomentem o uso da bicicleta”, complementou.  Ele aproveitou a oportunidade para convidar os paranaenses para participarem da audiência pública “Presente, Passado e Futuro do Parque Nacional do Superagui”, que acontece nesta data, a partir das 9 horas, no Auditório Legislativo, iniciativa do seu mandato. “Venha de bike!”, frisou.

Segundo Goura, para assegurar o crescimento do número de ciclistas são necessárias políticas públicas cicloviárias efetivas e que garantam investimentos em infraestrutura, como ciclovias e ciclofaixas, que dão mais segurança a quem pedala. “Assim teremos cada vez mais ciclistas nas ruas ajudando na redução das emissões de poluentes e promovendo qualidade de vida nas cidades”, alertou. A mobilização do dia 10, que contará com a participação de inúmeros funcionários do Poder Legislativo, tem o apoio do deputado Alexandre Curi (PSD), primeiro-secretário.

Leis e bicicletário

Além de promover debates sobre o tema e aprovar nos últimos anos uma série de leis que promovem a ampliação desse modal, para estimular o uso de um meio de transporte saudável e não poluente, a Assembleia Legislativa inaugurou em 2021 o bicicletário da Casa. O espaço, com cerca de 60 vagas para bicicletas em área coberta, além de uma estação para reparos emergenciais, serve como incentivo para o uso das bicicletas como meio de transporte ao trabalho. 

Entre as leis, discutidas e aprovadas pelos deputados, estão a criação de rotas de cicloturismo em todas as regiões do Estado, além de solicitações para inclusão de ciclovias em rodovias. Já a Lei 17.385/2012, do ex-deputado Rasca Rodrigues, instituiu o Mês da Bicicleta no Paraná, a ser comemorado anualmente em setembro. A legislação tem o objetivo de mobilizar o Poder Público, iniciativa privada, comunidade acadêmica, escolar e outros segmentos da sociedade a concentrar esforços no desenvolvimento de atividades, ações e campanhas que esclareçam e incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte eficiente e sustentável. Há ainda a Lei estadual 19.722/2018, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), relacionada ao registro do número de série da bicicleta no documento fiscal emitido ao consumidor. A proposição obriga o estabelecimento responsável pela comercialização de bicicletas a registrar o número de série da bicicleta no documento fiscal emitido ao consumidor. A finalidade é de que o documento sirva como comprovante formal de propriedade do produto.

No Paraná, teemos ainda a Lei estadual 18.880/2016, de autoria dos ex-deputados estaduais Felipe Francischini e Schiavinato, que trata do acondicionamento de bicicletas nos ônibus utilizados no serviço de transporte intermunicipal de passageiros do Estado do Paraná. A norma estabelece procedimentos para o transporte de bicicletas em bagageiros ou suportes externos apropriados, a serem instalados nos ônibus utilizados no serviço de transporte intermunicipal de passageiros no Estado do Paraná. De acordo com a Lei, empresas de ônibus do Paraná deverão adaptar a sua frota integralmente para que contenha ônibus adaptados com bagageiros ou suportes externos apropriados para bicicletas.

Segurança

Um alerta: antes de sair pedalando é importante verificar o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CBT) e quais são os equipamentos obrigatórios, que contribuem para a segurança de todos. O Código define a prioridade de proteção entre os pedestres, ciclistas e veículos automotores, tendo como prioridade, a proteção dos mais “frágeis”. Desta forma, os veículos de maior porte são responsáveis pela proteção dos de menor porte.

Além disso, tanto os legisladores como os organizadores da mobilização do dia 10 de maio, chamam a atenção para a necessidade do ciclista cuidar da sua segurança. Para isso, devem ser utilizados equipamentos básicos de segurança individual, como os capacetes, e conhecer as regras básicas. O artigo 105 do CTB, em seu inciso VI, legisla sobre os equipamentos obrigatórios ao condutor da bicicleta, sendo eles: a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Outra dica preciosa para os ciclistas envolve a sinalização de sua rota: ele deve mostrar a intenção de entrar à esquerda ou à direita com um movimento com o braço. Ao sinalizar sua pretensão a quem estiver na via, o ciclista traz segurança e evita um possível acidente, e estará também respeitando ao artigo 38 do CTB.

Menos estresse

O “Dia De Bike ao Trabalho” é promovido pela rede Bike Anjo no Brasil desde 2013, é acontece sempre na segunda sexta-feira do mês de maio. Porém, a rede Bike Anjo, formada por pessoas que acreditam na mudança das cidades através da promoção, mobilização e participação social, pedala durante todo o mês promovendo atividades da campanha. A ação, que marca o mês de maio, é inspirada no “Bike To Work Day”, com origem nos EUA e Canadá.

Os organizadores do movimento no país garantem que são muitas as razões para a promoção da bicicleta como meio de transporte para ir até o trabalho. Além de estar presente em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pelas Nações Unidas, a bicicleta também traz benefícios para empresas e funcionários: as pessoas que usam a bicicleta para ir até o local de trabalho desfrutam de um estilo de vida mais saudável, não pegam engarrafamentos, economizam dinheiro e chegam mais bem dispostas para trabalhar.

Estudos também apontam para redução dos níveis de estresse e ansiedade, o que pode até melhorar o desempenho profissional. Argumentam ainda que as empresas que incentivam seus funcionários a pedalar também se beneficiam: quem vai de bicicleta ao trabalho sofre menos com atrasos, precisa de menos espaço para estacionar seu veículo, costuma chegar com mais energia e, segundo estudos, o uso da bicicleta pode até reduzir o absenteísmo. Observam também que até mesmo pessoas não envolvidas na campanha acabam ganhando com a ação. Afinal, com mais bicicletas se vê menos carros nas ruas, gerando menos congestionamentos e menos poluição.

Na cartilha “De Bike Ao Trabalho”, disponibilizada na internet, os organizadores da ação do dia 10 de maio apresentam importantes dicas e informações que podem ajudar a pedalar com autonomia, segurança e conforto. É só clicar no link: https://debikeaotrabalho.org.br/cartilha-de-bike-ao-trabalho/