Em resposta à denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), o Judiciário de Centenário do Sul condenou a quatro anos e cinco meses de prisão uma servidora pública do município de Lupionópolis, no Norte Central do Estado, que cometeu o crime de peculato, desviando recursos públicos para benefício próprio.
Além da pena restritiva de liberdade, ela também foi condenada a devolver R$ 340.173,22 ao erário, que seria o valor total desviado pela funcionária, que não teve o nome divulgado.
De acordo com investigações da Promotoria de Justiça de Centenário do Sul, autora da denúncia criminal, no período entre junho de 2017 e fevereiro de 2022, a servidora pública, ocupante do cargo de assistente administrativa, utilizou-se de chaves de acesso às contas bancárias do Município, bem como às suas respectivas senhas, para realizar transferências de contas bancárias da Prefeitura para suas contas pessoais e de seus familiares. Ao todo, foram realizadas 71 transações ilícitas, sendo 69 transferências de valor para sua própria conta e duas para a conta de sua mãe.
Os crimes aconteceram em período em que a servidora esteve à frente do cargo de diretora do Departamento de Tesouraria. Hoje aposentada pelo Município, a servidora teria, no curso do trâmite da ação penal, confessado a prática do crime. (Do MPPR).