Secretária de Saúde explica o que muda se for decretado estado de epidemia por dengue

O governo do Paraná decretou situação de emergência em saúde pública por causa da explosão de casos de dengue no estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, a decisão foi motivada pelo aumento no número de casos e de óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas.

O decreto vai vigorar por 90 dias e, segundo a pasta, tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença. O documento destaca, por exemplo, a intensificação de visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e o uso de larvicidas.

A secretária de Saúde de Pato Branco, Liliam Brandalise, convocou a população para combater de forma firme e comprometida o mosquito transmissor da dengue. Ela ressaltou que, se decretado estado de epidemia, a estrutura de saúde será voltada com foco especial em casos de dengue.

No boletim de quarta-feira, último divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram contabilizados 93 casos de dengue em Pato Branco com 1205 notificações.