Projeto prevê instalação de placas indicando quantidade de alunos e professores permitidos em salas de aula

Depois dos crimes que chocaram o país em creches e escolas, muitos debates e propostas surgiram para melhorar a segurança e controlar o acesso aos ambientes. Cercas se levantaram, muros subiram e outras opções como botão do pânico são colocados como meios de combate aos possíveis crimes. Na prática, algumas escolas particulares mantêm pessoas com treinamento, profissionais de segurança nos portões. Nas escolas públicas o alvoroço só ocorre quando algo ruim relembra as tragédias passadas.Em Pato Branco o botão de pânico nas escolas foi aprovado, agora necessita de implementação.

Capacidade de alunos e professores

Em Pato Branco, foi aprovado nesta semana no legislativo um projeto de lei que parece simples, mas de um alcance social e de planejamento interessante. O Projeto de Lei nº 153 estabelece a obrigatoriedade da afixação de placa contendo a capacidade máxima de alunos e professores, por sala de aula, nas Escolas Municipais e CMEIs do Município de Pato Branco.

Simples e claro, se de fato for observado o número de máximo de alunos no ambiente e que um professor com ou sem auxiliar pode atender. O projeto, se colocado em prática, trará conforto e qualidade de atendimento aos alunos, nos casos onde atualmente os espaços estão lotados, ou com deficiência de profissionais. O autor da lei, vereador Claudemir Zanco (PL), afirma que o projeto facilitará a possível fiscalização de pais e responsáveis sobre como se encontra a estrutura da escola.