Prefeitura esclarece incidente no Cemitério Municipal Sambugaro

Na noite de segunda-feira(10) houve um desmoronamento de parte do muro do Cemitério Municipal Sambugaro. Desde o ano passado a imprensa, populares, requerimentos e pronunciamentos de vereadores nas sessões legislativas alertavam a administração sobre a possibilidade de desmoronamento no local. A prefeitura afirma que o acontecido se deu em consequência do início da obra de manutenção realizada pela empresa responsável.

Duas capelas foram danificadas, ocasionando a realocação do restos mortais afetados, sendo 3 urnas e 1 caixa ossuária, para o Cemitério Portal do Céu. Ainda, em uma terceira capela, que se encontrava em situação de risco, foi realizada a exumação e a realocação a partir de decisão da família em conjunto com a equipe do município. O motivo do desmoronamento ainda deverá ser apurado após conclusão das avaliações da equipe técnica da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras.

A obra é decorrente de demandas da população que estavam sendo atendidas pelo Município, através da contratação da empresa terceirizada por processo licitatório, em fevereiro desde ano, segundo informações prestadas na coletiva realizada na manhã desta terça-feira, a ordem de serviço havia sido emitida, mas não executada. Cabe ressaltar que cada. processo licitatório tem seu responsável e fiscal, que possuem atribuições em verificar se os pedidos estão sendo executados, ou não.

Irregularidades nas obras dentro do cemitério

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde, há irregularidades nas construções antigas que não atendem à legislação atual e que já vem sendo agravadas há muitos anos no sentido ambiental e de saúde, não somente em relação às sepulturas mas em outras estruturas que datam do início do desenvolvimento da cidade.

A administração municipal está buscando solucionar o incidente de forma mais ágil possível, a fim de minimizar os prejuízos causados pela execução do serviço da empresa responsável.

Texto: Ana Luiza Ferreira/Prefeitura de Pato Branco com Redação Veja Sudoeste

#vejasudoeste