O Paraná está prestes a enfrentar uma queda brusca nas temperaturas ao longo dos próximos dias devido à chegada de uma nova onda de frio. Institutos meteorológicos alertam para a possibilidade de o Estado registrar geada, neve e chuva congelada.
De acordo com o Climatempo, uma nova frente fria deve avançar pelo país a partir da próxima sexta-feira (12), o que deve derrubar ainda mais as temperaturas – principalmente no Sul do Brasil. “O avanço da alta pressão sobre o Brasil também vai trazer temperaturas muito baixas, principalmente pela manhã, com previsão de temperatura abaixo de zero nos três estados do Sul”, diz o instituto.
A área que deverá ser afetada pela neve e chuva congelada será a mais alta do estado. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que boa parte do Paraná deverá enfrentar um declínio de até 5ºC a partir deste domingo (7). O sul do estado deve registrar chuvas intensas na manhã de hoje, com ventos que podem chegar a 60 km/h.
“A tendência é termos mudanças nas condições do tempo neste domingo em boa parte do Paraná. O eixo da frente fria atua com mais intensidade na altura de Santa Catarina e, ao longo do dia, gradualmente avança sobre o estado do Paraná. Teremos condição favorável à ocorrência de chuvas entre a região oeste, sudoeste, centro-sul e no leste do Paraná”, disse Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Curitiba, por exemplo, pode registrar a mínima de 8ºC na próxima terça e quarta-feira (10). As pancadas de chuva devem atingir a capital paranaense até terça-feira (9), dando uma trégua no dia seguinte. A partir de quinta (11), a chuva retorna e deve permanecer até domingo (14). Por Bandab.com.br