Home Blog Page 6

ANTT vai suspender cobranças indevidas do pedágio free flow no Paraná

Os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT), junto com a deputada federal Gleisi Hoffmann, ex-ministra das Relações Institucionais, receberam nesta segunda-feira (6) a confirmação do presidente da ANTT, Guilherme Sampaio, de que a agência vai suspender as cobranças indevidas de pedágio pelo sistema free flow nas rodovias do Paraná.

“A agência reconhece que há problemas e vai tomar uma série de iniciativas, iniciando pelo Lote 6, onde já existem pórticos instalados no Sudoeste do Estado. Também vai chamar a concessionária do Lote 4, que não foi autorizada a implantar pórticos, muito menos iniciar a cobrança”, destacou Romanelli.

O deputado confirmou a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa com a presença do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres. “A presença de Guilherme Sampaio certamente permitirá um debate mais aprofundado, e vamos conseguir avançar nesse tema. Ele já afirmou que vai suspender as cobranças indevidas que estão acontecendo”, disse Romanelli.

A data da audiência ainda será definida pela Assembleia Legislativa.

*Indústria de multas*
Gleisi classificou o encontro com o presidente da ANTT como positivo e com encaminhamentos importantes. “As cobranças indevidas por pórticos eletrônicos, que não dialogam com a realidade, viraram uma preocupação e até um trauma para os usuários, agravado pela aplicação de multas. Saímos com a perspectiva de diálogo e medidas para resolver os problemas nos lotes 4 e 6 e em outros trechos”, disse.

O deputado Arilson Chiorato também destacou a importância das medidas anunciadas e do avanço no diálogo com a ANTT.

Romanelli ressaltou que o modelo atual já tem causado prejuízos concretos à população. “A nossa preocupação é com a indústria da multa que está sendo criada. No Paraná, já são cerca de seis mil usuários ameaçados com pontos na CNH e multa de R$ 195 por terem passado pelos pórticos”, afirmou.

“Expusemos um ponto de vista técnico, fundamentado no que entendemos ser o correto. A agência reconheceu os problemas e se comprometeu a adotar uma série de medidas”, completou Romanelli.

Pato Branco- Farmácia Central vai mudar de endereço

A Farmácia Central ficará fechada nos dias 8, 9 e 10 de abril para mudança de endereço. A partir do dia 13, o atendimento será na Rua Tapir, 1161, sala 03, no Centro, ao lado do Detran.
<ppl-ai-file-upload.s3.amazonaws.com/web/direct-files/attachments/images/114738803/2097b8a9-572f-4c1a-94fa-d51ea56fe4ce/image.jpg>
Durante esse período, medicamentos podem ser retirados normalmente nas farmácias satélites: Farmácia Sul (ao lado da UPA), Farmácia Oeste (bairro Planalto) e Farmácia do Distrito de São Roque do Choppim. A mudança integra a reorganização dos serviços para melhor atender a população.

Série D – Azuriz perde no Rio Grande Sul

Sob o calor das arquibancadas do Bento Freitas, o Grêmio Esportivo Brasil confirmou o favoritismo em casa e bateu o Azuriz por 2 a 1 na tarde deste domingo (5).

Em um jogo marcado pelo equilíbrio tático e pela forte pressão da torcida Xavante, o time da casa soube administrar a vantagem e segurar o ímpeto da equipe paranaense nos minutos finais.

O Brasil começou a partida impondo o ritmo característico de quem joga na “Baixada” e conseguiu marcar através de Iuris Tanque e Germano. O Azuriz, comandado por Alexandre Gallo, marcou através Marcos Cruz batendo penalidade máxima. Apesar da pressão dos visitantes, a defesa rubro-negra se sustentou e garantiu os três pontos.

Com os 2 a 1, o Brasil divide a liderança temporária do Grupo A16 Blumenau, seu próximo adversário e o Azuriz recebe nos Pioneiros o Marcílio Dias.


Prefeitura de Pato Branco declara utilidade pública de prédio na área central

A Prefeitura Municipal publicou nesta semana, no Diário Oficial dos Municípios do Paraná (edição 3502), o Decreto nº 10.842/2026. O documento declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel urbano localizado na Rua Tamoio, esquina com Rua Iguaçu – o edifício que abrigou a antiga sede da Telepar e, mais recentemente, da empresa de telefonia Oi.

O decreto afirma que o espaço poderá destinado ao funcionamento de órgãos da Administração Pública Municipal. Pode-se entender que a medida tomada pela atual gestão, após a desistência de administração anterior em construir o novo paço municipal, seria a de viabilizar uma opção para otimizar o atendimento à população em uma área estratégica e central da cidade.O prédio da antiga Telepar encontra-se a anos abandonado, a publicação do decreto também uma iniciativa que busca a iniciativa dos atuais proprietários em dar um destino ao espaço.


De 48 prefeitos apenas 7 confirmam saída do PL

Da Veja:

Uma semana após o anúncio da saída de 48 prefeitos do Partido Liberal (PL) no Paraná, apenas sete mandatários abrigados pela legenda realmente pediram a desfiliação no estado. De acordo com o PL do Paraná, até esta quinta-feira, 2, apenas haviam confirmado a saída do partido os prefeitos Marcel Micheletto (Assis Chateaubriand), presidente da Associação Paranaense de Municípios; Rodrigo André Schanoski (Maripá); Eduardo Pasquini (Nova Esperança); Geri Dutra (Pato Branco); Edson Lupatini (Eneas Marques); Alex (Querência do Norte) e Elaine (Marumbi).

Números da nova pesquisa sobre a corrida ao Governo do Paraná

O Instituto AtlasIntel divulgou, nesta quinta-feira (2), nova pesquisa ao Governo do Paraná. Foram colocados os nomes do senador Sérgio Moro (PL),  <ric.com.br/tag/sergio-moro/>do deputado estadual Requião Filho (PDT) <ric.com.br/tag/requiao-filho/>, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi  <ric.com.br/tag/alexandre-curi/>(Republicanos), do ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (MDB) <ric.com.br/tag/rafael-greca/>, do ex-secretario estadual das Cidades, Guto Silva (PSD) <ric.com.br/tag/guto-silva/>, do advogado Luiz França (Missão) <ric.com.br/politica/partido-ligado-mbl-criacao-aprovada-tse/> e do prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) <ric.com.br/tag/eduardo-pimentel/>.

Detalhe: o apoio do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do senador Flávio Bolsonaro (PL) e do presidente Lula (PT) também é avaliado num dos cenários.

Primeiro turno

Num primeiro cenário: Sérgio Moro tem 51,5%, Requião Filho 28,4%, Rafael Greca 8,4%, Guto Silva 5,6% e Luiz França 2,9%. Brancos e Nulos 1,5% e Não sei 1,8%.

Em um segundo cenário: Sérgio Moro tem 52,8%, Requião Filho 27%, Alexandre Curi 9,8% Rafael Greca 3,7%, e Luiz França 3,3%. Brancos e Nulos 1,5% e Não sei 1,7%.

Em um terceiro cenário: Sérgio Moro tem 52,6%, Requião Filho 28,8%, Rafael Greca 7%, Eduardo Pimentel 5% e Luiz França 2,7%. Brancos e Nulos 2% e Não sei 1,9%.

Quarto cenário, com os pré-candidatos apoiados por Lula, Bolsonaro e Ratinho Junior: Moro (Bolsonaro) tem 52,1%, Requião Filho (Lula) 30,6%, Rafael Greca 6,8%, Guto Silva (Ratinho Junior) 6,1%, Luiz França 2,4%, brancos e nulos 0,9% e Não Sei 1,1%.

Segundo turno

Foram testados cinco cenários de segundo turno.

Sergio Moro 58,4%; Requião Filho 38,7%; Branco/ Nulo/ Não sei representam 2.9%.

Sergio Moro 55,9%; de Rafael Greca 27,1%; Branco/ Nulo/ Não sei são 17%.

Sergio Moro 57,9%; Eduardo Pimentel 22%; Nulo/Branco? Não sei representam 20,1%.

Sergio Moro 56,5%; Alexandre Curi 21,3%; Não sabe/ branco/ nulo representam 22,2%.

Sergio Moro 56,7% ; Guto Silva 18,8%; Não sabe/ branco/nulo representam 24,6%.

Dados

A pesquisa foi feita com 1.254 pessoas por meio de recrutamento digital, de 25 a 30 de março, com margem de erro de 3 pontos para mais ou menos e grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado com os seguintes números junto à Justiça Eleitoral: PR-00105/2026 e BR-05315/202.


Reunião alinha utilização dos polos esportivos em Pato Branco

Na tarde desta terça-feira (31), foi realizada uma reunião para alinhar a organização e a utilização dos polos esportivos de Pato Branco. Participaram do encontro o prefeito Géri Dutra, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fernando Henrique Mayer, representantes da Secretaria de Educação e Cultura, o vereador Fabrício Preis de Mello, a presidente da União de Bairros, Mari Colla, e o presidente da Associação de Moradores do bairro São Cristóvão, Rogério Marcondes.

Durante a reunião, foi reforçado que os polos esportivos possuem termo de comodato entre a Prefeitura e a União de Bairros, que estabelece as regras de utilização dos espaços.

Conforme explicou o secretário de Esporte, no período da manhã e da tarde, a prioridade é das Escolas Municipais, especialmente para as aulas de educação física. A partir das 17h, os espaços passam a ser utilizados pela Secretaria de Esporte e Lazer, para projetos sociais e competições amadoras do município. Já no período noturno e aos finais de semana, a organização dos horários fica sob responsabilidade das associações de moradores de cada bairro.

Fernando ressaltou que a reunião foi importante para garantir que todos os envolvidos estejam alinhados sobre as responsabilidades e a forma de utilização dos polos esportivos. “Esse diálogo é essencial para que possamos utilizar os espaços públicos de forma organizada, transparente e sempre atendendo ao interesse da população”, afirmou.

A presidente da União de Bairros, Mari Colla, destacou a importância da parceria e do diálogo constante com a administração municipal. Segundo ela, a entidade tem participado das reuniões e levado as demandas dos bairros até a Prefeitura. “Quando a gente trabalha junto, buscando soluções e levando as necessidades das comunidades, quem ganha é a população. Esse contato próximo com a administração é muito importante para que os pedidos dos moradores sejam atendidos. Quem ganha com isso é Pato Branco”, afirmou.

Giacobo filia-se ao PSD

O deputado federal Fernando Giacobo, que na semana passada se desfiliou do Partido Liberal (PL) após entrada do senador Sergio Moro no partido, filiou-se nesta quarta-feira (1) ao PSD do governador Ratinho Junior. Giacobo é candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Giacobo foi presidente do PL paranaenses e, em sua saída, promoveu a desfiliação de perto de 50 prefeitos.


Cristina Graeml aceita convite de Ratinho

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), convidou Cristina Graeml para se filiar ao PSD, em movimento estratégico para ampliar a base aliada rumo às eleições de 2026. A aproximação ocorre em meio a rearranjos partidários na pré-campanha ao governo estadual.

Não há definição sobre o cargo que Cristina disputará. Nos bastidores, aliados destacam dois cenários principais: candidatura ao Senado ou à vice-governadora do Estado.

Para a base governista, a participação de uma figura do jornalismo e comentário político fortalece o palanque de Ratinho Junior, em meio às recentes mudanças no xadrez partidário do Paraná.

Alexandre Curi troca o PSD pelo Republicanos

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), oficializa nesta quarta-feira (1º) sua filiação ao Republicanos, em Brasília. A mudança põe fim às incertezas sobre sua permanência no partido do governador Ratinho Junior (PSD) e reacende a disputa pela pré-candidatura ao Palácio Iguaçu.

Curi chega fortalecido, com a presidência da Alep no biênio 2025-2027 e no sexto mandato consecutivo como deputado. Há meses, ele se posiciona como nome forte para a eleição majoritária de 2026 e já admitira publicamente, em março, convites do Republicanos para deixar o PSD.

A decisão reflete a demora de Ratinho na definição de seu sucessor político. Recentemente, o campo se estreitou: Rafael Greca migrou para o MDB em 19 de março, e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), confirmou na segunda-feira (30) que não deixará o cargo para concorrer.

Com Greca fora, Pimentel firme e Guto Silva sem impulso nas pesquisas, Curi optou por sair para se manter competitivo. No entorno do governador, prevalece a visão de que esperar demais pelo apoio de Ratinho pode enfraquecer os aspirantes. O Republicanos surge como refúgio estratégico e ferramenta de pressão.

A movimentação complica o Palácio Iguaçu: a janela partidária para deputados encerra-se na sexta-feira (3), podendo espalhar divisões na base. Riscos de fragmentação crescem entre nomes como Curi, Greca, Guto Silva, Beto Preto e outros, todos na briga pela indicação de Ratinho – que pode nem vir a público.

Calendário Eleitoral

O novo capítulo promete intensidade até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), com registros de candidaturas até 15 de agosto e início da propaganda em 16 de agosto. Espaço sobra para negociações, recuos e manobras na pré-campanha.

Fonte: blogdoesmael