A população que está aguardando a castração de seus pets será atendida neste mês de janeiro. No próximo dia 18, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Pato Branco e o Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT), vai castrar 108 animais, entre cães e gatos, através do programa Castrapet-PR.
Segundo a médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, Kimberli Barbosa, apesar da ação contemplar 108 animais, foram cadastrados 130 com cadastro reserva, se tiver alguma desistência.
A ação será no Parque de Exposições, das 8h às 14h, com horário marcado. A empresa especializada que foi contratada vai fazer as castrações em um ônibus itinerante. Para a castração os animais serão divididos em gatos machos e fêmeas e cães machos e fêmeas.
“O programa vai contemplar animais de famílias baixa renda, cadastradas no Cadastro Único, além de animais acolhidos por associações de protetores independentes e ONGs. Nossa demanda é grande, por isso uma ação que se propõe a realizar mais de 100 procedimentos em um único dia é extremamente importante, porque para realizar esse volume de castrações geralmente levamos um mês”, ressaltou Kimberli.
A orientação é que os tutores levem seus animais com guia ou em caixas de transporte, para evitar fugas e brigas. Todos os animais devem estar em jejum, para realizarem os procedimentos. Os tutores devem apresentar documento pessoal e o Protocolo de agendamento, o qual foi entregue no dia da inscrição.
O investimento do Estado é de R$ 30 mil, com contrapartida do Município de R$ 3 mil em forma de placas educativas que foram instaladas no Parque do Alvorecer – Parque Ambiental Vitório Piassa, no Largo da Liberdade, nos demais parques e no Park Pet do bairro Anchieta.
A Prefeitura Municipal de Pato Branco, sob a administração do prefeito Géri Dutra e da vice-prefeita Neuza Viganó, anuncia uma importante medida como forma de valorizar os servidores municipais. Após adequações financeiras realizadas neste primeiro dia de gestão, foi realizado, nesta sexta-feira (3), o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro.
Essa ação reforça o compromisso da atual administração com o respeito e a responsabilidade perante o funcionalismo público, garantindo seus direitos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco informa que a vacina da Covid-19 está disponível para grupos prioritários, na Sala de Vacina Central (localizada na rua Paraná, 671), nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 17h.
Segundo o Ministério da Saúde fazem parte dos grupos prioritários crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias (desde 1º/01/2024, conforme a Nota Técnica 118/2023), idosos acima de 60 anos e gestantes. Também trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências permanentes, população privada de liberdade, usuários com doenças crônicas, pessoas imunocomprometidas, puérperas (até 45 dias do pós-parto), funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
A coordenadora de Imunização, Emanoeli Agnes Stein, explicou que o esquema vacinal prevê que crianças de 6 meses até menores de 5 anos devem realizar duas ou três doses da vacina, a depender do laboratório produtor.
Gestantes devem realizar uma dose a cada gestação; idosos e imunossuprimidos uma dose a cada seis meses e os demais grupos uma dose anual.
As Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Engenharia e Obras de Pato Branco se uniram na madrugada do dia 1º de janeiro de 2025 para atender à população e resolver de forma emergencial a situação do lixo, que se acumulava por vários dias na região central e nos bairros. Desde então o trabalho tem sido realizado e deve se estender até a próxima semana.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Pato Branco, Vicente Lucio Michaliszyn, contou que a situação era de quase calamidade pública, devido ao estado dos contêineres e o volume do lixo acumulado. “Atendemos a população através de uma força-tarefa entre as secretarias, com o trabalho incansável dos funcionários que estão colaborando na ação. Junto com o prefeito Géri e o secretário Osmar Braun Sobrinho definimos uma estratégia de atuação conjunta para resolver o problema que estava se tornando uma questão de saúde pública, com contêineres proliferando vermes”, revelou.
Vicente explicou que na ação esvaziaram e higienizaram os contêineres de recicláveis e orgânicos localizados na avenida Tupi, centro e bairros. “A situação são dois caminhões parados, um deles por falta de pagamento da oficina e o outro com problema na embreagem, que trabalha com a capacidade limitada em razão da topografia de Pato Branco, tornando perigoso seu uso porque não é em toda a ladeira que ele consegue trabalhar. Para poder atender e dar uma resposta imediata para a população colocamos alguns equipamentos que não são apropriados, mas que ajudaram no momento, como as pás carregadeiras e caminhões caçambas, para recolher os entulhos”.
O secretário de Meio Ambiente ressaltou ainda que o serviço de coleta do lixo orgânico chegou à exaustão. “Não temos pessoal, nossos equipamentos não são suficientes, o sistema de contêineres que foi adotado não funciona, pois não suporta o peso do lixo orgânico, que é mais pesado. A questão da limpeza também é complicada e ineficiente, porque o lixo gera um chorume que precisa ser descartado”.
“Vamos rever a questão do lixo com um propósito de terceirização. Aguardamos um estudo que foi solicitado pelo prefeito Géri. Estamos com o setor de Engenharia Ambiental levantando as demandas necessárias para depois buscar uma consultoria externa. Também vamos buscar exemplos em outros municípios, de ações que foram adotadas e estão funcionando bem, porque o nosso problema do lixo é muito sério”, enfatizou o secretário.
Na oportunidade, Géri Dutra realizou a assinatura de mais cinco leis
O prefeito Géri Dutra sancionou, nesta quinta-feira (2), a Lei Nº 6.398/2025, que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou inadequadas no Município de Pato Branco. De autoria dos vereadores Romulo Faggion, Maria Cristina Hamera e Rodrigo Correia. A lei entrou em vigor nesta sexta-feira (3), quando da sua publicação.
De acordo com a Lei, a inauguração e a entrega de obras públicas somente poderão ocorrer após o recebimento definitivo pela Comissão de Recebimento de Bens e Serviços, Recebimento de Obras, Materiais e Produtos, Serviços de Engenharia e Mão de Obra do Município de Pato Branco, atestando que a obra está em plenas condições de funcionamento e atendimento à população.
Géri afirmou que a Prefeitura deve ser um exemplo, garantindo que as obras sejam entregues em perfeitas condições de uso. “Não concordamos com inaugurações prematuras, antes que a população possa realmente usufruir do benefício proposto.”
Demais leis sancionadas
Foram sancionadas também, nesta quinta-feira (2), mais cinco leis:
• A Lei 6.400/2025, que denomina de Adolfo Domingos Zolet a Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Independência, de autoria do vereador Dirceu Luiz Boaretto; • A Lei 6.395/2025, que denomina via pública localizada no bairro São Francisco, de Casimiro Gnoatto, de autoria do vereador Claudemir Zanco; • A Lei 6.396/2025, que institui a capacitação sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Deficiência Intelectual (DI), para professores e funcionários das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, de autoria do vereador Januário Koslinski; • A Lei 6.397/2025, que institui diretrizes para serviços de proteção e atendimento especializado a gestantes e crianças recém nascidas de mães dependentes de substâncias químicas a serem criados no âmbito da Proteção Especial da Assistência Social, de autoria dos vereadores Claudemir Zanco, Maria Cristina Hamera e Thania Caminski; • A Lei, 6.399/2025, que institui o Programa Adote a Saúde, de autoria do vereador Januário Koslinski.
O prefeito explicou que todas as leis sancionadas já haviam sido aprovadas pelo Legislativo ainda no ano passado e estavam com o prazo de assinatura prestes a expirar. Ele ressaltou que, para garantir a continuidade e o funcionamento adequado dos processos administrativos, a sanção precisava ser feita o quanto antes. “Tomamos a decisão de sancioná-las ontem, pois todas eram essenciais para o bom andamento das políticas públicas e não podiam ser postergadas”, afirmou Géri.
Uma nova fase de desenvolvimento e prosperidade começou a ser construída nesta quarta-feira (1º), em Pato Branco, com a posse do prefeito eleito Géri Dutra e da vice Neuza Viganó. A cerimônia ocorreu pela manhã, na Câmara Municipal de Pato Branco. Após ser eleito presidente da Casa para o exercício de 2025, o vereador Lindomar Rodrigo Brandão empossou Géri para conduzir o Município pelo período de 2025 a 2028. Em seu discurso, Géri agradeceu a família pelo apoio a sua trajetória profissional que o conduziu até este momento, em que se tornou prefeito de Pato Branco. Principalmente à sua esposa Marli, com a qual cultiva um relacionamento desde os 16 anos. “Você foi imprescindível nessa jornada”, frisou. Géri também citou seus saudosos pais, por terem ensinado a ele e aos seus irmãos “sobre a importância do respeito, de priorizar a educação e de encarar os desafios sempre de frente”. Em sua fala, o prefeito também assumiu o compromisso com todos que estiveram ao seu lado, colaborando de um jeito ou de outro para a sua vitória e pelo seu plano de governo, de trabalhar incansavelmente para honrar todo o esforço que fizeram. “Contém sempre comigo!”, destacou. Segundo Géri, o plano de governo da “Grande Mudança” é o seu compromisso com os pato-branquenses. “Firmamos na campanha eleitoral um compromisso, aprovado pela população, que é o nosso plano de governo, e vamos cumpri-lo. Trabalhando juntos teremos de volta a vida e o movimento de nossas feiras e eventos, principalmente do nosso Natal, que tanto orgulho e emoção proporcionou para nossas famílias, para nossas crianças, e que certamente voltará a encantar como um dos maiores da região. Teremos uma Pato Branco pujante, feliz, sendo referência em tecnologia, esporte, saúde, educação e desenvolvimento”, ressaltou. O prefeito afirmou ainda, entre outras ações que vão beneficiar muito a população de Pato Branco, seu objetivo de “desafogar a UPA, acabar com filas de cirurgias, exames, consultas e entregar os medicamentos de uso contínuo nas residências dos pacientes. Integraremos todos os níveis da educação, valorizaremos os funcionários, e as famílias serão convidadas a participar do dia a dia das escolas e a viver a educação de seus filhos”. Entre as metas para Pato Branco, Géri almeja voltar a ser a grande referência do Sudoeste. “Teremos projetos e programas que servirão de modelos para a região e muitas outras cidades pelo Brasil todo. Quero chamar a atenção para esse setor mais do que especial. Mais que tudo, vou trabalhar para ser o prefeito da Educação e da Inovação. Duas áreas que se complementam e garantem emprego, desenvolvimento e, principalmente, investimentos em novos talentos locais”, reafirmou. Com o compromisso de trabalhar pela cidade e pelo interior, fazendo Pato Branco crescer em estrutura e economia, Géri agradeceu à população por cada voto. “Honrarei essa missão que o povo me confiou, com muito trabalho. Pato Branco merece um futuro brilhante, e isso é possível com uma gestão que escuta, se preocupa e age com responsabilidade, mas, principalmente, é possível porque temos um diferencial muito grande, que é a nossa gente. O pato-branquense tem uma mentalidade aberta, é acolhedor, inovador, inquieto e cobra os resultados”. Géri afirmou também que, como prefeito, é um servidor público e que críticas e sugestões sempre serão bem-vindas. Também, que sua gestão estará alinhada com as esferas estadual e federal, resultando em benefícios para Pato Branco. Para colocar seu plano em prática, além da vice-prefeita Neuza Viganó, Géri Dutra conta com um time técnico e responsável que lhe dará suporte na realização dos projetos, durante a sua gestão 2025-2028, trabalhando de forma integrada.
Relação dos secretários, secretárias e chefes dos principais departamentos: • Secretaria Municipal de Administração e Finanças: Vilmar Possato Duarte • Secretaria Municipal de Agricultura: Edson Roberto Silveira • Secretaria Municipal de Assistência Social: Paulo Ricardo Centenaro • Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Rosiclei Caldato Dalagnol • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: Ezaul Zillmer • Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Ivete Ferrarini Iakmiu • Secretaria Municipal de Engenharia e Obras: Osmar Braun Sobrinho • Secretaria Municipal de Esporte e Lazer: Jonas Mackievicz • Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Vicente Lucio Michaliszyn • Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres: Maria Cristina Hamera • Secretaria Municipal de Planejamento Urbano: Emerson Michelin • Secretaria Municipal de Saúde: Márcia Fernandes de Carvalho • Procuradoria Geral do Município de Pato Branco: Ana Paula Carneiro • Departamento Municipal de Trânsito (DEPATRAN): Romulo Faggion • Departamento Municipal de Comunicação Social: Márcio Loss
Morreu no final da tarde desta segunda-feira (30), André Augusto de 31 anos, atleta do Marreco Futsal que foi diagnosticado com meningite bacteriana na última semana. A família comunicou a morte cerebral nas redes sociais no início da noite.
André teve fortes dores na cabeça quando estava com familiares em Mariópolis e foi encaminhado para o hospital em Pato Branco onde seu quadro se agravou e ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva.
Natural de São Paulo, André atuava no Marreco Futsal e se recuperava de uma cirurgia que o afastou das quadras durante toda a temporada de 2024. Esta era a sua segunda passagem pelo clube e a primeira foi em 2019.
A doença que acometeu André é causada pela ingestão de alimentos contaminados mas as causas que levaram o atleta à esta condição ainda estão sendo apuradas. André era casado com Cibele, natural de Maria polis e pai de Matteo de apenas 4 anos de idade.
A Polícia Militar em Guarapuava, prendeu o suspeito de matar Francieli Pacheco dos Santos na manhã de ontem (28). Na tarde deste domingo (29) uma equipe estava em diligências para localizar o suspeito e recebeu uma denúncia via Copom. De acordo com a denúncia, um homem teria pedido água em uma residência, após sair de uma mata, mesmo local onde o autor poderia estar escondido.
De imediato, os policiais se deslocaram até a rua Mario Virmond, no bairro Industrial, entrando pelos fundos de uma empresa. Após alguns minutos, a PM visualizou vestígios na mata, e conseguiu localizar o suspeito escondido entre arbustos. De acordo com a polícia, foi confirmado se tratar do autor do crime, que tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime cometido. A equipe deu voz de prisão e o encaminhou a um Pronto Atendimento médico.
Francieli Pacheco dos Santos levou facadas no pescoço na manhã desse sábado (28), enquanto dormia ao lado da filha. Ela chegou a receber atendimento médico na Upa Primavera, mas não resistiu. O ex-companheiro era o principal suspeito, já que ele vinha a ameaçando, pois não aceitava o fim do relacionamento.
O repasse da terceira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está previsto para esta segunda-feira (30). O valor destinado às prefeituras neste decêndio chega a R$ 5.707.069.417,35. O montante é cera de 24% maior do que o transferido no mesmo período do ano passado, quando a quantia foi de R$ 4.572.488.588,70.
Pato Branco e Francisco Beltrão receberão nesta última parcela de 2024 o valor de R$ 2.538.080,72.
O valor recebido pelos municípios varia de acordo com o número de habitantes e, a cada ano, passa por uma atualização com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Normalmente, os repasses são feitos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.
O prefeito eleito de Pato Branco, Géri Dutra, realizou uma reunião de alinhamento com todo o seu secretariado na sexta-feira 27 de dezembro, com o objetivo de preparar o terreno para o início oficial da nova gestão em 1º de janeiro de 2025. O encontro, que contou com a presença de todos os secretários designados, focou na organização e planejamento dos primeiros passos da administração municipal.
A equipe de transição designada pelo prefeito eleito Géri Dutra, já fez um levantamento prévio da situação do município e com isso a reunião serviu de ponto de partida para o íncio da nova gestão. A expectativa é que a nova administração traga avanços significativos para a região em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.