Home Blog Page 15

Beltrão tem R$ 57 milhões em dívidas de precatórios

A dívida de precatórios do município de Francisco Beltrão atingiu R$ 57 milhões em 2025, valor que, somado ao aporte exigido pelo fundo previdenciário dos servidores municipais, eleva o impacto financeiro total para R$ 82 milhões. Os dados foram apresentados pela Secretaria Municipal de Fazenda em encontro com comunicadores nesta quarta-feira (29).
Restrição orçamentária e priorização
Segundo a prefeitura, o orçamento de 2025 precisou passar por ajustes rigorosos, principalmente na área da saúde, que teve corte de quase um terço dos recursos livres. O pagamento de precatórios e aportes ao fundo de previdência usou parte da fonte livre — a mesma que banca salários, manutenção urbana e assistência social — exigindo priorização e cortes em outros serviços.
Apesar das dificuldades, o prefeito Antonio Pedron ressaltou que os pagamentos de pessoal e serviços essenciais estão em dia. Ele destacou a inauguração de um hospital moderno, a ampliação de vagas em creches e a continuidade de novas obras, como o futuro Instituto do Autismo, apoiado por parceiros do Estado, União e Itaipu.
Precatórios e previdência municipal
Precatórios são valores decorrentes de decisões judiciais contra o Município, e parte dos pagamentos já possui recursos reservados. A gestão aguarda a possível aprovação de emenda constitucional que prorrogue prazos ou permita renegociação direta dos débitos.
O aporte ao Prevebel, fundo previdenciário dos servidores, também é prioridade; mais da metade do valor previsto foi quitada, e o município busca renegociar o saldo para garantir a sustentabilidade da previdência pública.
Medidas de contenção de despesas
Para equilibrar as contas, foram adotadas ações como corte de horas-extras e diárias, redução de contratações terceirizadas, revisão de contratos, diminuição do apoio financeiro a eventos e implementação de ferramentas de gestão de pessoal. Segundo o prefeito, essas medidas reduziram de 10% a 15% das despesas, contribuindo significativamente para a manutenção dos serviços essenciais.
Obras e investimentos futuros
O município trabalha para ampliar investimentos sem comprometer o caixa. Mais de 60 projetos de infraestrutura, somando R$ 160 milhões, estão em tramitação com o Governo do Estado e parceiros institucionais. As obras, que priorizam pavimentação e construções estruturantes, devem ser anunciadas ao longo de 2026.

Pato Branco recebe novos tablets para o Projeto Letramento Digital nas escolas municipais

Pato Branco recebe novos tablets para o Projeto Letramento Digital nas escolas municipais

A Escola Municipal Juvenal Cardoso recebeu nesta terça-feira (28), 30 novos tablets para o Projeto Letramento Digital, iniciativa realizada em Pato Branco pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Facti – Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação. A ação integra o Programa MCTI Futuro, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Letramento Digital está sendo desenvolvido neste ano letivo em oito instituições de ensino de Pato Branco, com turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Cada turma participante recebe 30 tablets, com limite de até 60 por escola, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A entrega dos equipamentos reuniu o prefeito Géri Dutra, a secretária de Educação e Cultura, Ivete Ferrarini Iakmiu, e o coordenador do programa em Pato Branco, Wesley Emannuel Ribeiro de Freitas, também da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Também participaram do ato representantes da Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos, que manifestaram interesse em aderir ao programa, seguindo o exemplo de Francisco Beltrão, município que recentemente oficializou sua participação na iniciativa.

“Hoje estamos entregando os novos tablets destinados ao Letramento Digital, e ao mesmo tempo acompanhando o interesse de outros municípios da região em aderir a essa iniciativa que começou em Londrina e que Pato Branco abraçou com muito sucesso. O projeto trabalha fundamentos de programação, pensamento computacional, robótica e prototipagem, tendo como produto final o trabalho com o Micro:bit”, explicou Wesley.

Criado em 2022, o Letramento Digital vem sendo aprimorado continuamente nas escolas municipais. De acordo com os docentes, o projeto desperta grande interesse nos alunos, que aprendem de forma prática e interativa conteúdos ligados à robótica, programação e cultura digital.

Uma das professoras responsáveis pelo projeto na Escola Juvenal Cardoso destaca que os estudantes se envolvem profundamente nas atividades por fugirem da rotina tradicional de sala de aula. “Eles programam nos tablets, criam protótipos e transferem seus códigos para o Micro:bit, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro”, afirmou.

O programa é uma iniciativa pioneira no Brasil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), integrada ao Programa MCTI Futuro, e executada nacionalmente pela Facti, com apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, e parceria da Softex, responsável pela administração dos recursos do PPI da Lei de Informática.

Atualmente, o Letramento Digital, que teve início em Londrina e foi expandido para Pato Branco, está chegando a novos municípios do Paraná, entre eles Francisco Beltrão, Centenário do Sul, Marialva, Prado Ferreira e Porecatu. Essas cidades estão em fase de implantação do programa, com a abertura das primeiras turmas de multiplicadores, etapa inicial antes do início das atividades com os alunos.

“Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico. Ensinar nossos alunos a compreender e utilizar essas ferramentas é garantir oportunidades e preparar as novas gerações para os desafios do futuro”, ressaltou o prefeito Géri Dutra.

Vitorino inaugura asfalto no interior e anuncia novos investimentos

Foi inaugurada oficialmente, com um almoço festivo no último sábado (25), a pavimentação asfáltica da estrada vicinal VT060, que liga a comunidade de São Valentim à Vista Alegre. O investimento na obra, que facilita o escoamento da produção agrícola local, foi de R$ 2,2 milhões. Durante o evento, também foi assinada a autorização para um novo aporte de R$ 6 milhões, destinado à pavimentação de mais 5 quilômetros de estrada que irão conectar a sede da comunidade Vista Alegre à rodovia PRC-280, considerada a principal via logística do Sudoeste do Paraná.
Segundo o secretário de Desenvolvimento do Interior e Agricultura, Alexandre Capoani, a ampliação das obras ocorre por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). Capoani destacou que no ano passado havia sido lançado um trecho de 2 quilômetros, já inaugurado, e agora mais 5 quilômetros serão iniciados, em consonância com a demanda dos moradores da região.
O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderson Ecker, enfatizou que Vista Alegre se destaca pela forte produção de grãos e leite, e que a melhoria das estradas será fundamental para o transporte desses produtos. “Quando legislativo e executivo trabalham juntos, não tem como não dar certo”, afirmou.
O prefeito Marciano Vottri, presente no evento, ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento do interior do município e agradeceu a parceria com vereadores, lideranças locais e pioneiros da comunidade que participaram de todo o processo. “Daqui poucos meses estaremos aqui novamente para comemorar mais R$ 6 milhões de investimentos aplicados, ligando a comunidade à rodovia. Vista Alegre merece todo investimento possível”, concluiu o prefeito

Saúde alerta sobre casos de sarampo e reforça importância da vacina na prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco segue em alerta devido ao aumento no número de casos de sarampo em várias regiões do país e reforça a importância da vacina como principal forma de prevenir a doença. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), já são mais de 30 casos confirmados no Brasil, e a meta é atingir 95% de cobertura vacinal para garantir a proteção coletiva contra o vírus no país.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o momento o Paraná registrou 164 casos notificados de sarampo, sendo 158 descartados e seis em investigação, aguardando o resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen).

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. De um modo geral, todas as pessoas são suscetíveis ao vírus. Seguindo as orientações da Sesa, Pato Branco mantém atenção redobrada nas ações de imunização e vigilância, e reforça que a vacinação está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinas Central.

A baixa cobertura vacinal e o fluxo migratório fizeram com que o vírus voltasse a circular no país em 2016, após ser erradicado durante anos. Em 2019, o Brasil perdeu a certificação de eliminação da circulação endêmica do vírus do sarampo, concedida pela OPAS/OMS, e a recuperou novamente em 2024.

Agora em 2025, diante dos casos registrados no país, tornou-se imprescindível a imunização para manter o vírus sob controle. O Paraná registrou o último caso de sarampo em 2020, em Pinhais, e desde então vem monitorando e reforçando o alerta para que toda a população receba a vacina, seguindo o calendário vacinal.

Segundo a enfermeira Luciane Bergamin, até o momento, não há casos suspeitos ou confirmados de sarampo no município de Pato Branco, neste ano. A Secretaria Municipal de Saúde reforça, contudo, a necessidade de vigilância ativa, com verificação da situação vacinal, de toda população.

Esquema vacinal
Luciane destacou que a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola (SRC) é aplicada em crianças e adultos. Toda a população deve receber essa vacina. Nas crianças, a dose 1 é aplicada aos 12 meses de vida e a dose 2 aos 15 meses. Atualmente, por orientação da Sesa, Pato Branco está promovendo um novo esquema vacinal aplicando a “dose zero” (D0), em bebês de 6 a 11 meses de idade.

Até o momento, a cobertura vacinal de intensificação contra o sarampo é de 60%. O objetivo dessa estratégia é proteger precocemente as crianças, uma vez que o vírus do sarampo encontra-se em circulação.

Todas as pessoas devem procurar as salas de vacinas para atualizar o esquema vacinal, para avaliar se a imunização está adequada a dose recomendada para a sua faixa etária.

Nota técnica pede erradicação da tulipeira-do-gabão

Meio Ambiente emite alerta sobre manejo de planta tóxica responsável por mortandade de abelhas e beija-flores e recomenda a erradicação e substituição por espécies arbóreas nativas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu uma nota técnica alertando a população sobre o manejo de erradicação da tulipeira-do-gabão em Pato Branco, uma espécie exótica denominada cientificamente como Spathodea campanulata, invasora no Estado do Paraná, conforme a Portaria IAP nº 59, de 15 de abril de 2015.

Em alinhamento a essa diretriz estadual e às boas práticas de gestão ambiental urbana, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, recomenda que os espécimes existente sejam erradicados mediante corte raso e destruição dos restos vegetais e não sejam realizados novos plantios da espécie no município de Pato Branco. Também, que se planeje a substituição gradativa e responsável dos exemplares existentes por espécies nativas adequadas ao contexto urbano local.

A orientação técnica tem por base evidências científicas que apontam risco aos polinizadores nativos, especialmente abelhas sem ferrão, e também à outras espécies, como por exemplo, o beija-flor.

Segundo a chefe da Divisão de Políticas Ambientais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luryan Tairini Kagimura, estudos experimentais registraram aumento de mortalidade de operárias do gênero Melipona quando expostas ao néctar e ao pólen de Spathodea campanulata, sugerindo a presença de compostos com efeito tóxico.

Há também registros técnico-científicos de abelhas nativas encontradas mortas no interior das flores dessa espécie em ambientes urbanos. A proteção de polinizadores é essencial para a manutenção dos serviços ecossistêmicos e para a segurança alimentar. Por essa razão, adotou-se abordagem preventiva, recomendando a não introdução de novos indivíduos e a substituição planejada de árvores existentes.

Cuidados com o manejo
Recomenda-se que a substituição de Spathodea campanulata seja programada preferencialmente antes da frutificação, com o objetivo de reduzir a dispersão de sementes. Os resíduos de poda, flores, frutos e sementes devem receber destinação ambientalmente adequada, evitando-se o uso em compostagem, e deve-se monitorar e controlar possíveis rebrotas após o manejo.

Recomendações
Para áreas residenciais e institucionais, orienta-se a priorização de espécies arbóreas nativas que conciliem bem-estar urbano, segurança e benefícios à fauna polinizadora. Para meliponicultores e apicultores, recomenda-se evitar a manutenção de colmeias na vizinhança imediata de exemplares floridos de Spathodea campanulata, mitigando a exposição das abelhas aos seus recursos florais.

O secretário destaca que a nota tem caráter informativo e preventivo, com o objetivo de apoiar a população, instituições e profissionais na adoção de práticas de arborização compatíveis com a conservação da biodiversidade e a segurança ambiental no meio urbano.

A tulipeira-do-gabão precisa ser erradicada de Pato Branco, por comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. A espécie é tão letal que outros estados também estão adotando medidas de erradicação, a exemplo de Santa Catarina, que lançou a campanha “Flora Exótica Tóxica para Fauna – Espatódea”, que alerta sobre os riscos ambientais da árvore Spathodea campanulata, conhecida como espatódea, bisnagueira ou tulipeira-do-gabão. Essa ação de Santa Catarina reforça o cumprimento da Lei Estadual nº 17.694/2019 que proíbe a produção, o plantio e a manutenção da espécie em todo o estado catarinense.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pato Branco ressalta que as dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone (46) 3220-1574.

Pato Branco é destaque estadual com prêmios de gestão pública

O município de Pato Branco voltou a se destacar no cenário estadual ao conquistar dois reconhecimentos de grande relevância nesta semana, que evidenciam a eficiência da administração pública e o compromisso com a inovação, o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Na terça-feira (21), o município recebeu o 13º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em Curitiba. Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, com o apoio da própria Alep e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o prêmio reconhece iniciativas inovadoras, eficientes e com impacto positivo nas comunidades.

Entre 137 projetos homologados de 45 municípios paranaenses, Pato Branco foi destaque com o Programa Pato Tech – Escola de Inovação, desenvolvido neste ano pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio da UTFPR – Campus Pato Branco e de diversos parceiros.

A iniciativa foi reconhecida como o segundo melhor projeto em desenvolvimento econômico do Estado do Paraná, por seu papel em despertar nos jovens o interesse pelas áreas de tecnologia e inovação, oferecendo cursos e oportunidades que fortalecem o ecossistema de empreendedorismo e inovação do município.

De acordo com o prefeito Géri Dutra, esse prêmio reflete o planejamento e o investimento contínuo de Pato Branco na formação das novas gerações. “O Pato Tech representa o nosso compromisso em transformar talentos em oportunidades, despertando nos jovens essa vocação ao empreendedorismo e fortalecendo o desenvolvimento da cidade e da região”, destacou.

Prêmio Band Cidades Excelentes

O reconhecimento estadual foi seguido de mais uma conquista, já que na quarta-feira (22), Pato Branco foi premiada também na 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, realizada no Teatro Regina Vogue, em Curitiba.

O município conquistou o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente, na categoria de cidades com 30 mil a 100 mil habitantes, e também foi vencedor nos pilares de Educação e Saúde e Bem-Estar. Além disso, Pato Branco se destacou como finalista nos pilares de Infraestrutura e Mobilidade, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A premiação, promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, reconhece e valoriza as melhores práticas de gestão pública municipal em todo o Brasil, destacando iniciativas que promovem eficiência, inovação e qualidade de vida para a população.

Nesta edição, 487 cidades finalistas foram avaliadas nas etapas estaduais, com base no Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que analisa 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

“Esses resultados confirmam o protagonismo de Pato Branco como uma cidade referência em gestão pública inovadora, eficiente e voltada para o futuro. Estamos no caminho certo, especialmente na educação. Nosso município é inovador, empreendedor e seguirá avançando com o apoio da nossa gente”, concluiu o prefeito.

Tecpar realizará um dos maiores congressos sobre ciência de dados e IA do Brasil

Com o apoio do Governo do Estado, Curitiba receberá a 8ª edição do Data Science Summit Brasil 2025 (DSSBR), um dos maiores congressos sobre ciência de dados, inteligência artificial (IA) e computação quântica do Brasil. Promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o evento anual acontece entre 28 e 31 de outubro, no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento.

O congresso é direcionado a profissionais de dados e IA, especialistas em tecnologia, gestores públicos e privados, startups, empreendedores, comunidade acadêmica, governos, entidades ligadas à tecnologia e IA, e todos que desejam ficar atualizados sobre a ciência de dados e as mais recentes tendências tecnológicas.

A programação reunirá profissionais de destaque no cenário tecnológico nacional e mundial, para compartilhar conhecimento e fomentar negócios no ecossistema de dados com uso de Big Data e IA. Serão quatro dias de imersão, com cerca 70 palestrantes que se revezarão em mais de 90 apresentações e painéis voltados a desenvolvedores e temas como computação quântica, business, jurídico, equidade, agronegócio, governo, saúde e mobilidade.

O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, salienta a importância do evento para estimular o avanço científico, a inovação e competitividade no Paraná, especialmente nas áreas de ciências de dados, inteligência artificial e tecnologias emergentes.

“Ao promover um congresso deste porte e relevância, o Tecpar contribui para posicionar o Paraná na vanguarda da inovação científica e tecnológica. Isso acontece porque a presença de especialistas nacionais e internacionais atrai cada vez mais participantes ao evento, o que fomenta o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa, publicações acadêmicas e projetos inovadores”, afirma.

IA NO AGRO – Em consonância com a grande vocação do Paraná para o agronegócio, esta edição do evento contará com palestras específicas para esse setor, com destaque para o Painel Agrobusiness, que tratará sobre o papel do Brasil como líder global em agricultura orientada por dados (data driven, em inglês).

Para demonstrar que é possível equilibrar produtividade, sustentabilidade e inclusão social no agronegócio, o professor do curso de Agronomia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Glauco Miranda, apresentará soluções concretas que estão moldando o agro 5.0 no Brasil – com base em exemplos reais de fazendas brasileiras que já aplicam essas tecnologias.

Entre as inovações estão robôs, sensores e analytics que monitoram e cuidam da produção animal e vegetal; sistemas que transformam biomassa e dejetos em biogás, reduzindo custos e emissões de carbono; e aplicativos que capacitam e engajam pequenos produtores em educação financeira e acesso ao crédito.

O docente da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Alexandre Santos, vai expor como a integração de drones, sensores e algoritmos de inteligência artificial está revolucionando o manejo florestal no Brasil. Ele ministrará a palestra “Floresta 5.0: IA, drones e sensores para turbinar cada hectare de eucalipto e pinus”.

A apresentação do representante da Agres Agricultura de Precisão, Ezequiel Kwasnick, vai mostrar como os dados brutos de sensores, drones, clima e imagens de satélite são transformados em inteligência acionável para o agricultor decidir o momento exato de plantar, irrigar ou colher.

Já na palestra “Agro Tropical 4.0: Como o Brasil pode revolucionar o campo com IA feita sob medida”, Vladimir Morozowski de Sousa, CEO da Digital Solutions Brasil, vai mostrar como um Center of Excellence (CoE) em IA para o agro surge como a chave para transformar desafios como secas, pragas e rastreabilidade em vantagem competitiva, adaptando tecnologias de ponta à realidade do campo brasileiro.

INCLUSÃO E REGULAMENTAÇÃO – Outra novidade no evento é um painel sobre Tecnologias para Equidade, que promoverá reflexão sobre o futuro da tecnologia e seu impacto na sociedade, e trazer à tona o debate sobre o uso da inovação para um mercado mais inclusivo. 

O painel contará com a participação da professora doutora Rosângela Stankowitz, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR); da professora doutora Gisele Onuki, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar); da professora especialista Ivânia Ramos dos Santos, diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi); e da professora doutora Helena Salim de Castro, assessora de Relações Institucionais e Cooperação Internacional na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Diante do avanço da inteligência artificial e da necessidade de desafios regulatórios sobre o tema no Brasil e ao mundo, o advogado Pedro Andrade Guimarães Filho trará, no painel jurídico, uma análise crítica do Projeto de Lei 2.338/2023, aprovado pelo Senado, que pretende estabelecer o marco legal da IA no país. Em sua apresentação, ele vai explorar os impactos práticos do projeto, seus riscos, avanços e omissões, e propor caminhos para um equilíbrio entre proteção e liberdade de inovação.

EVENTO – O Data Science Summit teve sua primeira edição 2018, e em 2024 reuniu cerca de 350 participantes. O evento é realizado pelo Tecpar, Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Azuris Cloud Systems, e conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Confederação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Comercial do Paraná (ACP), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Paraná Metrologia, além de empresas privadas.

Rua do Bem leva serviços e cidadania ao Bairro Alvorada neste sábado

A Prefeitura de Pato Branco realiza neste sábado (25), mais uma edição da Rua do Bem, uma ação que transforma o espaço público em um local de cuidado, cidadania e convivência. O evento acontecerá das 13h às 17h, na Rua Princesa Isabel, no Bairro Alvorada, em frente ao Corpo de Bombeiros.

Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com empresas, instituições e entidades, a iniciativa leva atendimentos públicos e privados essenciais diretamente até quem mais precisa. Já foram realizadas quatro edições anteriores, todas com grande adesão da comunidade e resultados positivos.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Paulinho Centenaro, entre os principais objetivos da Rua do Bem estão aproximar os serviços públicos da população, garantir o acesso facilitado a atendimentos de saúde, cidadania, lazer e cultura, e fortalecer os vínculos comunitários, promovendo pertencimento e solidariedade.

Durante a ação, os moradores poderão usufruir de uma série de serviços, como:

•⁠ ⁠Exames de saúde e testes rápidos;
•⁠ ⁠Cadastro Único;
•⁠ ⁠Consultoria financeira e jurídica;
•⁠ ⁠Emissão de documentação;
•⁠ ⁠Oportunidades de emprego;
•⁠ ⁠Corte de cabelo;
•⁠ ⁠Recreação e lazer;
•⁠ ⁠Cadastro para banco de ração e castração
•⁠ ⁠Atividades culturais e esportivas, e muito mais.

“A Rua do Bem é uma iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura de Pato Branco com a inclusão social, o acesso a direitos e o fortalecimento das comunidades. Por meio da parceria entre o poder público, empresas e organizações sociais, a ação mostra que quando todos se unem, o impacto positivo é muito maior”, concluiu Centenaro.

Agrinho transforma vidas e é um canal que liga campo e cidade, afirma Curi

O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), participou na manhã desta segunda-feira (20) da solenidade de premiação do Programa Agrinho, desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Ele ressaltou a importância da iniciativa, que chega aos 30 anos, como um exemplo de atividade de responsabilidade social, que contribui para transformar a vida de milhares de estudantes, e que serve como canal de integração entre campo e cidade.

“São três décadas de vidas transformadas pela educação. O programa é um grande exemplo de responsabilidade social, conectando escola, campo, cidade, inovação e cidadania. Esse programa nos ensinou que o campo e as cidades andam juntos, através dos valores, da sustentabilidade, da ética e de muito trabalho”, afirmou Curi. “Aquela semente plantada em 1995 hoje é uma floresta de conhecimento”, acrescentou ele.

Curi também salientou a inclusão de temas como robótica e programação entre as atividades educacionais premiadas, e fez um reconhecimento aos professores, “que fazem do Agrinho uma experiência viva em sala de aula”. “São educadores que inovam, inspiram e mudam vidas. Crianças e jovens aprenderam algo que não está apenas nos livros: aprenderam que a comida que chega à mesa tem história, que o campo é tecnologia, e que o conhecimento é a ponte entre os sonhos e as oportunidades”, afirmou.

Ao lado do governador Ratinho Junior (PSD) e do presidente do Sistema Faep, Ágide Eduardo Maneguette, o deputado também destacou programas que o Estado está desenvolvendo para atender quem vive da produção agrícola. Ele citou a pavimentação de vias rurais, para ajudar na mobilidade de pessoas e escoamento de safras, e a liberação de R$ 3,6 milhões para que cada município paranaense possa adquirir maquinário pesado e fazer a manutenção adequada de vias que ligam o campo às cidades.

Secretaria de Saúde reforça orientações para prevenção e controle do Aedes aegypti

Calor e período chuvoso aumentam risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue em Pato Branco

Com o aumento do calor e maior incidência de chuvas, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, cresce significativamente. Embora o cenário atual em Pato Branco não seja de alerta, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da prevenção e do combate aos criadouros do mosquito.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Tatiany Zierhut, as condições climáticas, com temperaturas mais elevadas e maior umidade, favorecem o desenvolvimento do Aedes aegypti. “A dengue é uma doença endêmica no Paraná. Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde permanece monitorando o cenário, mesmo em tempos de baixa transmissão, para orientar medidas necessárias como a emissão de cartas de alerta, promoção de reuniões estratégicas para o controle da doença, entre outras ações”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho, ressalta que o combate à dengue deve ser uma responsabilidade compartilhada. “Cada morador tem um papel essencial nesse enfrentamento. O mosquito se reproduz em locais simples, muitas vezes dentro das residências. Eliminar recipientes com água parada, limpar calhas e caixas d’água e manter terrenos limpos são atitudes que salvam vidas. A prevenção começa dentro de casa”, destaca Márcia.

Situação em Pato Branco

De 1º de janeiro a 20 de outubro de 2025, o município registrou 2.893 notificações de dengue, com 943 casos confirmados, sendo 851 autóctones (transmissão local). Não há registro de óbitos. Em comparação ao boletim anterior, que abrangia até o dia 6 de outubro, houve aumento de 12 casos nas últimas duas semanas.

Os bairros com maior número de casos confirmados são Planalto (147), São João (105), São Cristóvão (103), Centro (70), Alvorada (45) e Bela Vista (43).

Além disso, Pato Branco já registrou circulação dos sorotipos 2 e 3 do vírus da dengue. A infecção por diferentes sorotipos aumenta o risco de formas mais graves da doença, tornando a prevenção ainda mais urgente.

Em relação à chikungunya, foram 820 notificações, com 396 casos confirmados e 362 autóctones, também sem óbitos. Os bairros com mais registros são Planalto (98), São João (50), São Cristóvão (34) e Bela Vista (32).

Sintomas e orientações

Tatiany Zierhut reforça que os sintomas da dengue incluem febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça, mal-estar, fraqueza e manchas vermelhas na pele. “Nos casos graves, em geral, os pacientes apresentam dores abdominais intensas, vômitos ou sangramento de mucosas. Ao perceber qualquer sintoma, é essencial procurar uma unidade de saúde para que o profissional possa investigar e classificar o quadro clínico conforme o protocolo do Ministério da Saúde”, explica.

Ações que todos podem adotar

Para evitar a proliferação do mosquito, a Secretaria de Saúde orienta a população a adotar medidas simples e eficazes:

  • Eliminar criadouros, como pratos de plantas, pneus e recipientes com água parada;
  • Tampar caixas d’água, lixeiras e ralos;
  • Limpar calhas, lajes e ralos;
  • Cobrir piscinas e cisternas;
  • Manter terrenos limpos e livres de lixo acumulado;
  • Usar repelentes em áreas de transmissão.

“Precisamos evitar o acúmulo de água, mesmo em períodos sem chuvas. Não dá para relaxar com os criadouros. Esses cuidados diários reduzem o risco de transmissão e protegem toda a comunidade. O Município segue com ações contínuas de orientação, monitoramento e combate ao Aedes aegypti, mas o apoio da população é fundamental para manter a cidade livre das arboviroses”, reforça Tatiany.

Vacina contra a dengue

Pato Branco segue com a vacinação contra a dengue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, incluindo aqueles que já tiveram a doença. Conforme orientações do Ministério da Saúde, mesmo quem já foi infectado deve receber o imunizante, portanto, deve-se aguardar seis meses para a vacinação. A vacinação ajuda a prevenir novas infecções ou a reduzir a gravidade dos sintomas em caso de reinfecção. Além disso, pessoas que já tiveram contato prévio com o vírus tendem a desenvolver uma resposta imunológica ainda mais eficaz.

A imunização está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e na Sala de Vacinas Central, localizada na Rua Paraná, 671. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina é uma ferramenta essencial na prevenção da dengue, especialmente em regiões com alta incidência da doença, como o sudoeste do Paraná. É importante lembrar que a proteção completa ocorre somente após a aplicação das duas doses do esquema vacinal.