Home Blog Page 14

Saúde lança na Expopato aplicativo de atendimento e serviços

A Secretaria Municipal de Saúde lançou, no domingo (9), durante a Expopato, o aplicativo “Mais Saúde Cidadão — Pato Branco cada vez mais conectado com você!”. Esse app é uma ferramenta que vai trazer mais praticidade e transparência à rede pública de saúde, além de facilitar o acesso dos cidadãos às informações, serviços e atendimentos de saúde.

Através do aplicativo, a população poderá acompanhar os agendamentos de consultas sem precisar ir até a unidade de saúde; acompanhar os exames autorizados de forma rápida e segura; visualizar a carteirinha de vacinas, inclusive com emissão de certificados vacinais; e receber notificações e lembretes importantes sobre os atendimentos e campanhas de saúde. Tudo isso com segurança dos dados e total integração ao sistema municipal de saúde de Pato Branco.

Para utilizar os benefícios da ferramenta, o cidadão deve baixar o aplicativo no celular e estar com o cadastro atualizado junto à Secretaria de Saúde, para receber uma senha de acesso. Quem estiver com o cadastro desatualizado, deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizá-lo, a partir desta segunda-feira (10).

A Saúde informa, ainda, que o telefone de referência para contato, para retirada do certificado de vacina para matrículas, é (46) 98421-4088.

Benefícios do app
O aplicativo vai oferecer mais agilidade ao atendimento, evitando filas e deslocamentos desnecessários, garantindo mais autonomia e transparência para a população acompanhar os serviços de saúde quando e onde quiser.

Ao disponibilizar esse aplicativo, desenvolvido em parceria com a empresa IDS Desenvolvimento de Software e Assessoria, a Prefeitura de Pato Branco reforça seu compromisso com a inovação e o cuidado com as pessoas, aproximando ainda mais a gestão da saúde dos cidadãos. Está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Após baixar, basta selecionar o município de Pato Branco, realizar o cadastro e aproveitar todos os benefícios.

A Expopato 2025 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, em parceria com a Comissão Central Organizadora (CCO), que é formada pelas entidades: Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), Sindicomércio e Sociedade Rural de Pato Branco.

Mutirão contra a dengue será realizado no bairro São João e Vila São Pedro

A Prefeitura de Pato Branco vai realizar o mutirão de limpeza no bairro São João e Vila São Pedro, a partir da próxima segunda-feira (10). A ação tem como objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação é realizada em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente.

Os caminhões da Prefeitura irão passar em todas as ruas dos bairros citados, recolhendo os entulhos que estiverem na calçada em frente às residências e estabelecimentos comerciais.

O mutirão iniciará no dia 10 de novembro e seguirá até o fim do recolhimento dos entulhos, por isso é importante que todo o lixo seja depositado na calçada. Após essa ação os caminhões não passarão novamente no bairro até que todas as localidades sejam atendidas.

Os bairros onde existe a maior probabilidade de circulação de arboviroses são identificados pelo setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, através do levantamento de índice larvário, realizado pelos agentes de endemias.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (46) 3220-1506 e (46) 3213-1721.

Professoras participam de capacitação sobre primeiros socorros e manobras de desengasgo

Priorizando a segurança dos alunos no ambiente escolar, a Prefeitura de Pato Branco promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, nos dias 24 e 30 de outubro, um curso de capacitação para as professoras da Educação Infantil da rede municipal, sobre primeiros socorros e manobras de desengasgo, principalmente em crianças.

A palestra prática sobre suporte básico de vida e manobras de desengasgo em pediatria foi realizada em parceria com a Afya Centro Universitário, por meio do curso de Medicina, na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Via do Conhecimento, em frente a UTFPR.

Na oportunidade, a coordenadora da Educação Infantil, Adriana Mello, destacou que o fato de as escolas e CMEIs atenderem crianças pequenas, além da atenção redobrada, é importante que as professoras tenham conhecimento sobre primeiros socorros e manobras que ajudem a salvar vidas, até a chegada do Samu, quando ocorrer algum incidente.

A professora Geneci Maria Tissiani atua na Educação Infantil do CMEI Lídia Maria Amadigi Lachman, do bairro Santo Antônio. Ela foi uma das educadoras que participaram do treinamento e ressaltou que agora se sente mais segura sabendo como agir em caso de acidente envolvendo as crianças.

Geneci, assim como as demais professoras que participaram da capacitação, serão agentes multiplicadores dessas informações no ambiente escolar onde trabalham. Dessa forma, mais profissionais da educação estarão preparadas para agir caso algum aluno passe mal ou acabe se engasgando.

O estudante do curso de Medicina, Henrique Rafael de Oliveira, foi um dos acadêmicos que ministraram o treinamento. Ele explicou o passo a passo de como perceber que algo está errado e a pessoa precisa de atendimento médico.

Também ressaltou que os primeiros minutos após o incidente são cruciais para salvar vidas e que ter pessoas preparadas para as situações de emergência faz a diferença. Ao se manterem calmas, aplicando as técnicas corretas, aumentam as chances da vítima sobreviver até que o atendimento do Samu chegue ao local.

Prefeitura reúne artistas locais para definição de apresentações na Expopato 2025

A Prefeitura de Pato Branco realizou, na tarde desta terça-feira (4), uma reunião com artistas e bandas do município que manifestaram interesse em se apresentar na Expopato 2025. O encontro ocorreu no Gabinete Municipal e contou com a presença do chefe de Gabinete do Executivo, Ito Oliveira, e do assessor jurídico do Gabinete, Marcelo Tossulino Machado.

O credenciamento foi aberto por meio da Chamada Pública Simplificada nº 002/2025/CCO, publicada no início da semana, permitindo a inscrição de artistas e bandas residentes em Pato Branco para apresentações sem cachê durante a feira. A reunião teve como objetivo efetivar o cadastramento dos interessados e esclarecer dúvidas sobre a participação na programação oficial do evento.

Participaram do encontro 12 artistas/bandas dos gêneros sertanejo, samba/pagode, pop/rock e gospel. Conforme previsto no edital, a participação será sem cachê, ou seja, sem qualquer custo para o Município ou para a Comissão Central Organizadora. Todos os credenciados participarão de um sorteio, que definirá dia e horário das apresentações.

Esclarecimentos sobre a participação

Durante a reunião, o assessor jurídico do Gabinete, Marcelo Tossulino Machado, explicou que, desde o planejamento inicial da feira, a participação dos artistas locais já estava prevista. Para viabilizar o pagamento de cachês, o Município contratou uma empresa do Rio Grande do Sul para captação de recursos por meio da Lei Rouanet. Alguns dos músicos presentes foram contatados pela empresa, que solicitou orçamentos de shows como parte das informações necessárias à montagem do processo de captação via Lei Rouanet.

Entretanto, como o processo de captação teve início no segundo semestre, as empresas do município aptas a efetuar doações pela Lei Rouanet já não possuíam saldo disponível para incentivos culturais. Dessa forma, o Município ficou impossibilitado de realizar o pagamento de cachês neste momento.

Para garantir a participação dos artistas, a Administração acionou o Ministério Público, considerando a existência de estruturas de palco, som e tenda já licitadas e que podem ser utilizadas para montar um palco alternativo destinado às apresentações dos artistas locais durante a Expopato. Houve sinalização positiva do Ministério Público para o caso concreto.

“Não há recursos disponíveis e não há tempo hábil para um novo chamamento que possibilite o pagamento de cachê aos artistas locais, e isso foi esclarecido a todos os presentes. O compromisso da Administração é buscar, para eventos futuros, condições de viabilizar a participação de artistas locais com o devido pagamento dos respectivos cachês”, explicou Tossulino.

Ele também destacou que está sendo verificada a possibilidade de alguns artistas se apresentarem no palco principal, desde que atendidos os critérios técnicos. Caso a utilização do palco principal não seja viável, será montado um palco alternativo dentro da arena de shows, onde os artistas locais poderão realizar suas apresentações em horários que antecedem os shows principais, assegurando a visibilidade junto ao público da Expopato 2025.

Próximos passos

Uma nova reunião ocorrerá nesta quinta-feira (6), às 10h, no Gabinete Municipal. Na ocasião, será realizado o sorteio que definirá as datas e horários de apresentação de cada atração, já que todos os artistas cadastrados poderão se apresentar na Expopato 2025.

A Prefeitura reforça que a participação dos artistas locais é prioridade e que a Expopato 2025 está sendo organizada com compromisso e transparência, garantindo espaço para o talento pato-branquense.

Educação divulga cronograma de matrículas na rede municipal

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, divulga o cronograma de matrículas e rematrículas na rede municipal. A matrícula on-line de direcionamento de novos estudantes na rede estadual, para alunos do 5º ano de toda rede municipal, deverá ser confirmada pelo site www.areadoaluno.seed.pr.gov.br, no período de 10 a 21 de novembro.

As rematrículas de todos os anos e séries, em todas as instituições da rede municipal de ensino ocorrem de 10 a 19 de novembro, de forma presencial nas unidades.

Matrículas novas para a Educação Infantil 4, Educação Infantil 5 e 1º ano do Ensino Fundamental, para alunos oriundos de outras instituições, públicas ou privadas, ocorrem entre os dias 24 e 28 de novembro.

Matrículas por transferência – para iniciar na nova instituição em 2026,
para alunos de 0 a 3 anos e infantil 4, nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); e alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nas Escolas, ocorre entre os dias 1° e 5 de dezembro.

A Secretaria de Educação ressalta que enquanto houver vagas disponíveis, novas matrículas poderão ser aceitas até o final do ano letivo de 2025 e início do ano letivo de 2026.

Documentação necessária:
São documentos obrigatórios para a matrícula 2026:

Certidão de nascimento;
CPF do estudante;
Documento oficial de identificação com foto do responsável legal que contenha o seu CPF;
Comprovante de residência do estudante emitido pela Sanepar ou Copel;
Comprovante da situação vacinal do estudante conforme determina a Lei Estadual n.º 19.534/18 e Lei Federal n.º 14.886/23;
Nos casos de transferência: declaração de matrícula ou histórico escolar.

Declaração de vacina:
A Secretaria Municipal de Saúde informa que as declarações de conformidade com o calendário vacinal serão emitidas exclusivamente pelas salas de vacina públicas e privadas, somente quando todas as vacinas de rotina estiverem de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A não emissão da declaração indica ausência de conformidade com o esquema vacinal exigido. Nesse caso, os pais devem levar o aluno até uma sala de vacina, acompanhado da caderneta, para regularizar a situação vacinal e receber a declaração que precisa ser apresentada nos CMEIs e nas escolas, para efetuar as matrículas e rematrículas.
A Educação destaca ainda que, na falta da declaração, a matrícula será efetivada e aos pais será dado um prazo de 30 dias para providenciar o documento.

Lixo acumulado em residência foi alvo de agentes de endemias

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que diante de diversas denúncias da população, o setor de Controle de Endemias de Pato Branco, coordenado por Juliano Josias Santos, realizou uma ação pontual em uma residência no bairro Alvorada, devido ao grande acúmulo de lixo, entulhos e pneus no local.

O objetivo da iniciativa foi a eliminação mecânica de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O ambiente apresentava condições insalubres e alto risco para proliferação do vetor.

O proprietário do imóvel já havia sido notificado anteriormente, porém, em razão de problemas pessoais e de saúde, não conseguiu solucionar a situação dentro do prazo estabelecido. Por isso, visando interromper o ciclo evolutivo do mosquito — da fase larval até o inseto adulto — e evitar o aumento de doenças, o coordenador mobilizou uma equipe de agentes de endemias do município, com apoio do mutirão de limpeza da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para remover os materiais que ofereciam risco à saúde pública.

A ação foi realizada na última quinta-feira (30) e envolveu 14 servidores, resultando na retirada de aproximadamente 1.500 potenciais criadouros, incluindo pneus, potes, plásticos, móveis e outros objetos acumulados. Ao todo, duas cargas de caçamba foram removidas do local.

A iniciativa foi fundamental para reduzir a ameaça iminente de transmissão de arboviroses e reforça a importância da colaboração da comunidade na prevenção ao Aedes aegypti.

Cuidados semanais
O coordenador Juliano alerta a população para que faça sua parte em suas casas: apenas 15 minutos por semana são suficientes para vistoriar locais como calhas, lixo, entulhos, vasos de plantas, ralos, caixas d’água, cisternas e recipientes em geral.

Com a chegada das altas temperaturas aumenta também a presença de mosquitos e outros insetos transmissores de doenças. Se cada morador contribuir com ações simples de prevenção, será possível reduzir significativamente os casos e proteger a saúde de todos.

Prefeitura faz chamamento para artistas e bandas locais

EXPOPATO 2025

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Comissão Central Organizadora da EXPOPATO 2025, abriu o credenciamento para músicos e bandas do município interessados em se apresentar durante a feira.

📅 Data da reunião e sorteio: 4 de novembro (terça-feira), às 15h
📍 Local: Gabinete Municipal

Participe e faça parte da programação cultural da EXPOPATO 2025. A maior, a melhor feira do Sudoeste do Paraná!

Caged: Pato Branco segue avançando com protagonismo na geração de empregos

Pato Branco vem registrando um dos melhores desempenhos na criação de empregos formais. Segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município encerrou setembro com 2.572 admissões e 1.870 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 702 novos postos de trabalho, desempenho considerado expressivo para o período.

O crescimento mensal ganha ainda mais relevância quando comparado a outros municípios da região. Apenas em setembro, Pato Branco praticamente igualou o saldo anual acumulado por Francisco Beltrão, que até o momento apresenta 784 vagas geradas em 2025.

No acumulado do ano, Pato Branco mantém vantagem, com 18.790 admissões, 17.007 desligamentos e saldo de 1.783 vagas, reforçando seu papel de destaque na economia regional.

Destaques para Pato Branco

  • No acumulado de 2025, mantém 1.000 vagas a mais que Francisco Beltrão, reafirmando seu protagonismo econômico regional.
  • Os números de admissões elevados mostram um mercado de trabalho dinâmico e oportunidades em diversos setores.

O diretor da Agência do Trabalhador de Pato Branco, Vinícius Preis, destacou que os resultados refletem o trabalho conjunto entre empresas, setores econômicos e políticas públicas de empregabilidade.

“Temos atuado intensamente na aproximação com as empresas e na qualificação de quem busca uma oportunidade. Esse resultado expressivo mostra a força da economia local, a criação de vagas em diversos segmentos e a confiança dos empreendedores em Pato Branco. Seguimos empenhados para que esses indicadores continuem avançando e garantindo mais desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou.

Os dados confirmam o cenário positivo para Pato Branco, que segue ampliando sua participação no desenvolvimento econômico regional, impulsionado pela abertura contínua de novas oportunidades no mercado de trabalho.

Administração Municipal e Rotary fortalecem parceria de auxílio aos projetos sociais

A administração de Pato Branco, com a presença do prefeito Géri Dutra, vários secretários e a vereadora Anne Gomes da Silva, reuniu-se com Wilson José Schiavinato Júnior, governador do Rotary Distrito 4640 e membros de clubes de Rotary, para discutir possibilidades de auxílio dos clubes em vários projetos sociais e de atendimento à população.

Atualmente, Pato Branco conta com 9 clubes Rotary, que podem inclusive adotar praças para promover melhorias na cidade. O foco do encontro foi fortalecer a parceria entre a administração municipal e o Rotary para beneficiar a comunidade por meio de ações sociais e de infraestrutura urbana. O Rotary busca projetos que possam ser atendidos com a disponibilização de recursos através da estrutura rotária.

Pato Branco recebe recurso para construção de CMEI no bairro São Roque

O Município de Pato Branco recebeu, nesta quinta-feira (30), recursos para a instalação de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) tipo 2, que será construído no bairro São Roque e atenderá a região Sul.

O recurso de cerca de R$ 3,6 milhões, foi destinado para Pato Branco durante a realização da Caravana Federativa, em Foz do Iguaçu, por indicação do deputado federal Aliel Machado (PV). Além da administração municipal, estiveram presentes no ato os vereadores Thania Caminski e Fabricio Preis de Mello.

A construção do novo CMEI terá contrapartida do município no valor de R$ 37.234,17, e vai contribuir para reduzir o déficit de vagas, possibilitando atender um maior número de crianças da educação infantil. Zerar a fila dos CMEIS é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco.

As Caravanas Federativas são ações desenvolvidas com o objetivo de levar aos estados e municípios representantes de órgãos federais, facilitando o diálogo com gestores públicos. Ao acolher as principais demandas dos entes federativos, a iniciativa não apenas ajuda a resolver pendências, como também contribui para a implementação de políticas públicas eficazes e amplia o acesso a programas do Governo Federal.