Home Blog Page 13

Definidos os adversários do Azuriz na Série D

O Azuriz Futebol Clube já conhece seus adversários na disputa da Campeonato Brasileiro Série D. A equipe paranaense está no Grupo A16, ao lado de fortes clubes do Sul do país.

O grupo é formado por Blumenau Esporte Clube, Clube Náutico Marcílio Dias, São Joseense, Azuriz Futebol Clube, Esporte Clube São José e Grêmio Esportivo Brasil.

A competição promete jogos equilibrados e muita rivalidade regional. O Azuriz entra em campo buscando fazer uma grande campanha e lutar por uma vaga na próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Formato de disputa
As seis equipes de cada grupo vão se enfrentar entre si em dez rodadas e farão cinco jogos como mandante e cinco como visitante. Os quatro melhores avançam à segunda fase, e os confrontos terão o seguinte critério: 1º do Grupo A1 x 4º do Grupo A2; 2º do Grupo A1 x 3º do Grupo A2; 3º do Grupo A1 x 2º do Grupo A2; e 4º do Grupo A1 x 1º do Grupo A2.

Este também será o formato nos demais grupos – A3 x A4, A5 x A6, A7 x A8 e assim sucessivamente -, o que promoverá confrontos regionais e, em alguns casos, duelos de clubes próximos geograficamente.

A Série D será disputada de 5 de abril a 13 de setembro, em 24 datas (22 aos fins de semana e duas no meio de semana). Em cada fase do mata-mata e nos playoffs, os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta. Os quatro clubes que forem eliminados nas quartas de final terão nova chance de ascender à Série C de 2027 nos playoffs, criados pela CBF com o intuito de assegurar mais competitividade e emoção ao torneio.

Os clubes que cheguem à terceira fase asseguram no mínimo sua participação na Série D de 2027. Os quatro semifinalistas, assim como os vencedores dos playoffs, garantem o acesso à Série C de 2027. O campeão irá se classificar de forma direta para a terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

Definidos os adversários do Azuriz na série D

O Azuriz Futebol Clube já conhece seus adversários na disputa da Campeonato Brasileiro Série D. A equipe paranaense está no Grupo A16, ao lado de fortes clubes do Sul do país.

O grupo é formado por Blumenau Esporte Clube, Clube Náutico Marcílio Dias, São Joseense, Azuriz Futebol Clube, Esporte Clube São José e Grêmio Esportivo Brasil.

A competição promete jogos equilibrados e muita rivalidade regional. O Azuriz entra em campo buscando fazer uma grande campanha e lutar por uma vaga na próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Formato de disputa
As seis equipes de cada grupo vão se enfrentar entre si em dez rodadas e farão cinco jogos como mandante e cinco como visitante. Os quatro melhores avançam à segunda fase, e os confrontos terão o seguinte critério: 1º do Grupo A1 x 4º do Grupo A2; 2º do Grupo A1 x 3º do Grupo A2; 3º do Grupo A1 x 2º do Grupo A2; e 4º do Grupo A1 x 1º do Grupo A2.

Este também será o formato nos demais grupos – A3 x A4, A5 x A6, A7 x A8 e assim sucessivamente -, o que promoverá confrontos regionais e, em alguns casos, duelos de clubes próximos geograficamente.

A Série D será disputada de 5 de abril a 13 de setembro, em 24 datas (22 aos fins de semana e duas no meio de semana). Em cada fase do mata-mata e nos playoffs, os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta. Os quatro clubes que forem eliminados nas quartas de final terão nova chance de ascender à Série C de 2027 nos playoffs, criados pela CBF com o intuito de assegurar mais competitividade e emoção ao torneio.

Os clubes que cheguem à terceira fase asseguram no mínimo sua participação na Série D de 2027. Os quatro semifinalistas, assim como os vencedores dos playoffs, garantem o acesso à Série C de 2027. O campeão irá se classificar de forma direta para a terceira fase da Copa do Brasil de 2027.

Vitorino apresenta edital de doação com encargos de terrenos industriais

No final da tarde da última quinta-feira (5), em evento aberto ao público, o município de Vitorino apresentou aos empresários, empreendedores e ao público local, a abertura do edital de doação com encargos, de terrenos industriais. O edital em questão, é o Chamamento PúblicoNº 01/2026, que disponibiliza um terreno de 4.200 metros quadrados, na Cidade Industrial Vitorino I, através do programa Vitorino Mais Empregos. Com frente para a rodovia PRC-280, localizado a 200 metros do futuro trevo do Contorno Noroeste de Pato Branco, o terreno tem matrícula individualizada, infraestrutura própria de energia e água, oferecendo uma oportunidade única de geração de emprego e renda para o município de Vitorino, através do investimento que a proposta vencedora do chamamento realizar, a partir do espaço ofertado. Em estimativasimobiliárias, trata-se de um imóvel com valor aproximado de 1,5 milhão de reais. Para o prefeito Marciano Vottri, o ato de abrir o edital mostra o crescimento de Vitorino. “Eu sempre falo que o verdadeiro crescimento de uma cidade, se mede pelas oportunidades que ela oferece para sua gente. E hoje nós estamos falando aqui sobre oportunidades. Das oportunidades de geração de emprego, renda, de promoção social e de desenvolvimento da nossa cidade”.

O evento contou também com a presença do representante da Comissão de Processos de Seleção Pública, Lindomar Bonetti Macarini, que enfatizou a honra de contribuir para o crescimento de Vitorino. “Para nós é uma honra ajudar Vitorino, eu sempre falo e vejo que Vitorino tem a oportunidade de se tornar uma cidade mais próspera ainda, desde que gere renda para o nosso trabalhador”.

O município se encontra na divisa de dois estados do sul do Brasil, Paraná e Santa Catarina, com uma rodovia que possuí um fluxo de 12 mil veículos por dia cruzando seu território. Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Valcir dos Santos, “esse é o caminho. Nós temos um entroncamento que liga o sul do Brasil, e é esse é o caminho, investir nestes pontos positivos. E o nosso prefeito tem feito esse esforço, para gerar renda e receita”, finalizou.

E quando a indústria cresce, todo o comércio de uma cidade é movimentado. Para a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vitorino (Acevi), Jacira Balardin Mussato, “a associação é parceira do poder público e de todas as empresas que vierem se instalar no nosso município. Queremos juntos ser competitivos e prósperos”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, Ricardo Bertoncello, o chamamento abre oportunidades de transformação para nossa cidade. “Quando o prefeito Marciano decidiu adquirir essa área, fazendo essa permuta com o dono do imóvel, o município adquiriu 16 imóveis disponíveis para doação. Destes 16, nós já tivemos quatro doações, em dois chamamentos públicos. E agora, estamos indo para o terceiro chamamento público, que vai doar o terreno mais privilegiado da cidade industrial”.

Sobre o modelo inovador de doação com encargos de terrenos industriais, que o município de Vitorino instituiu após recomendação do Ministério Público, Ricardo afirma que “é o incentivo ao investimento e a responsabilidade com o interesse público. As empresas que participarem, elas deverão apresentar um plano de negócios, com previsão de investimentos, geração de empregos, movimentação econômica e impacto positivo para o município. Não estamos apenas doando terrenos, mas sim construindo o futuro econômico de Vitorino”.

Para o prefeito Marciano Vottri, que iniciou este projeto em 2021 na ideia intitulada por ele mesmo de corajosa, emrealizar a permuta de terrenos institucionais no Araucária Park, por terrenos industriais de alto valor às margens da rodovia PRC-280, é possível entender esse contexto de crescimento, a partir dos elementos que Vitorino reúne, sendo eles a localização geográfica, e a política pública que incentiva o movimento econômico. “Ele é um programa de seleção, com base em critérios técnicos. Só empreende quem tem no seu DNA o empreendedorismo. Não podemos nos aventurar mais. Esse modelo de concessão é feito para fazer um programa muito sério, com responsabilidade para doar terreno para a melhor proposta que se habilitar, dentro de um alto nível de transparência, e de critérios claros de habilitação”. Nos últimos meses, o município tem compartilhado sua experiência com o programa Vitorino Mais Empregos, como por exemplo, em um evento do Sebrae que reuniu 30 municípios e Vitorino foi convidado para apresentar seus projetos de gestão, no âmbito do incentivo ao desenvolvimento comercial e industrial.

Ao finalizar o evento, e convidar os empresários para que participem do chamamento público, trazendo suas propostas, o prefeito manifestou seu desejo de que o programa Vitorino Mais Empregos seja uma política contínua para o futuro do município. “Quando você oferece 20 vagas de emprego, você tem mais gente abastecendo no posto de combustível, mais gente comprando no mercado, e criando uma rede de aquecimento da economia que é difusa”.

Prefeitura realiza intervenção preventiva no Córrego Penso para evitar alagamentos

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou, nesta quarta-feira (4), uma intervenção pontual no Córrego Penso, no bairro Vila Esperança, com o objetivo de prevenir alagamentos diante da previsão de chuvas para os próximos dias.

A ação consiste na desobstrução das entradas de tubulações e manilhas que apresentam interrupções causadas pelo acúmulo de materiais trazidos pelas enxurradas. O trabalho é fundamentado em laudo técnico da Defesa Civil, que autoriza esse tipo de intervenção em situações de urgência e emergência.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, a medida busca minimizar os impactos para os moradores da região. “Estamos atuando nos pontos onde há obstrução nas tubulações, retirando o material que impede o escoamento da água. Essa é uma intervenção necessária para reduzir o risco de alagamentos no Vila Esperança, especialmente neste período de maior incidência de chuvas”, destacou.

O secretário explicou ainda que a intervenção atende a um requerimento da Câmara de Vereadores, apresentado pelos vereadores Rodrigo Correia e Fabricio Preis de Mello, que solicitaram providências para o local. Segundo ele, as ações estão sendo realizadas dentro dos limites legais da Secretaria.

“Não podemos fazer uma intervenção mais profunda sem a realização de inventário florestal e o devido licenciamento ambiental junto ao Instituto Ambiental do Paraná. Por isso, estamos atuando de forma responsável, apenas na desobstrução dos canais, sem eliminar nenhuma árvore, realizando apenas desgalhamentos quando estritamente necessário, sempre com a preservação do meio ambiente e a segurança da população como prioridade”, reforçou Vicente.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que o trabalho seguirá sendo executado em outros pontos do córrego onde houver manilhas ou tubulações com obstrução, garantindo maior fluidez ao curso da água e contribuindo para a prevenção de novos alagamentos na comunidade.

*Mulheres agricultoras foram celebradas no evento Flor do Campo*

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta quinta-feira (5), no CTG Tarca Nativista, a 23ª edição do Encontro das Mulheres Agricultoras de Pato Branco – Flor do Campo, que reuniu mais de 300 mulheres de comunidades locais para um momento de celebração e aprendizado.

Tradicional em Pato Branco, o Flor do Campo acontece todos os anos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, com o objetivo de promover um momento especial para valorizar as mulheres do campo, fortalecer o papel feminino na agricultura e promover a troca de experiências.

O evento contou com várias atrações, como palestras técnicas e motivacionais, apresentação artística, atividades laborais e lazer. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no encontro, realizando testes rápidos de detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, aferição da pressão arterial e glicose, requisição para mamografia e repassando orientações sobre saúde.

Essas ações foram possíveis pela estrutura do Ônibus Lilás do Programa Unidades Móveis, oferecido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) do Paraná. Temas sensíveis como prevenção à violência e empoderamento feminino também foram destacados. O encontro contou com a presença de representantes da Gestão Municipal, do Legislativo, autoridades e lideranças locais e regionais.

O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paraná, IDR-PR, Sindicato Rural de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco e Federação da Agricultura do Estado do Paraná – Sistema Faep/Senar.

Teve também o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Política para Mulheres, Educação e Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, Departamento Municipal de Comunicação, Cresol, Comissão Estadual de Mulheres da Faep, CTG Tarca Nativista, Cooperativa Agroindustrial Tradição e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB).

Artesanato pato-branquense ganha destaque na Expopato 2025

O talento e a criatividade dos artesãos de Pato Branco estão em evidência na Expopato 2025. Nesta edição, 34 expositores apresentam ao público uma diversidade de produtos totalmente confeccionados de forma manual, valorizando a arte feita por mãos pato-branquenses.

Dos 34 expositores, 27 são artesãos que participam da Feira do Artesanato realizada nas quartas-feiras e sábados, pela manhã, na praça Presidente Vargas. Os demais sete expositores também são de Pato Branco, mas não participam da feira do centro. Ao se dedicarem à esse trabalho, todos reforçam a identidade cultural e o empreendedorismo local.

Os expositores estão organizados em dois espaços na Expopato, especialmente preparados para receber os visitantes. O espaço 1 é o Salão de Oficinas do Departamento Municipal de Cultura, localizado no Centro Regional de Eventos, e o espaço 2 é na estrutura anexa à Sociedade Rural, próximo ao Portão 2 do Parque de Exposições.

Em ambos os locais, o público encontra uma grande variedade de produtos exclusivos, entre crochê, pintura em telas, bordados, decoração natalina, esculturas em madeira, itens de cutelaria, entre outros.

A exposição representa uma oportunidade de valorizar a produção artesanal do município, fomentar a economia criativa e fortalecer a cultura local, aproximando o trabalho dos artesãos da comunidade e dos visitantes da feira.

Expopato 2025 registra público de 48 mil em noite de show com Zé Neto e Cristiano

O sexto dia da Expopato 2025, realizado nesta quinta-feira (13), registrou um marco histórico para o evento. Mais de 48 mil pessoas estiveram no Parque de Exposições e lotaram a arena principal para prestigiar o show da dupla Zé Neto & Cristiano, considerada uma das mais expressivas do cenário sertanejo nacional. Com a movimentação registrada até este dia 13, a feira contabiliza 158 mil visitantes desde a abertura, no sábado (8).

No palco, a dupla comandou uma apresentação inesquecível, trazendo sucessos como Barulho de Foguete, Largado às Traças e Notificação Preferida. Canções que embalaram a multidão e transformaram a noite em um espetáculo de emoção e conexão com o público. Com um repertório poderoso, interação direta com os fãs e momentos de pura descontração, eles entregaram um show completo.

O prefeito Géri Dutra ressaltou o desempenho da feira e o planejamento para os próximos dias. “A Expopato 2025 tem superado todas as expectativas. Estamos vivenciando uma edição marcada por grande participação popular e organização. Para o final de semana, especialmente no show do Luan Santana, a expectativa é de ainda maior público. Seguimos trabalhando intensamente, junto com a CCO, para garantir que o parque, sua estrutura e toda a operação estejam em perfeitas condições para receber o público com conforto e segurança.”

Programação

A Expopato 2025 segue até domingo (16), com atrações musicais, exposição de empresas, gastronomia regional e atividades diversas para toda a família, consolidando mais uma edição de sucesso para Pato Branco e toda a região. Nesta sexta-feira (14), o palco recebe a banda Jota Quest, enquanto no sábado (15), a noite será comandada por Luan Santana. Ambos os shows iniciam às 23h.

Confira os horários de funcionamento da Expopato 2025:

  • Sexta-feira (14), das 18h às 23h;
  • Sábado (15), das 14h às 23h;
  • Domingo (16), das 14h às 20h.

Sociedade Rural

A Expopato iniciou, desde a última quarta-feira (12), o recebimento dos animais que integram a programação da Sociedade Rural. Entre os destaques desta edição estão as lhamas, que devem atrair grande interesse do público. Além delas, já estão no Parque de Exposições suínos, mini cabras, ovelhas, pôneis e diversas raças bovinas, como Holandesa, Hereford, Nelore, Jersey e Braford.

Os visitantes que passarem pela feira nos próximos dias poderão conferir de perto a diversidade desses animais, que representam a força e a importância do agronegócio para a região.

Expopato registra mais de 110 mil visitantes nos primeiros cinco dias de feira

Nem a chuva desta quarta-feira (12) atrapalhou a alegria do público que foi ao Parque de Exposições de Pato Branco prestigiar o show do cantor Alexandre Pires, na Expopato 2025. Os fãs tiveram a oportunidade de cantar, dançar e se divertir com o espetáculo de pagonejo realizado pelo artista.

Nesses cinco primeiros dias de feira já foram registrados mais de 110 mil visitantes, de toda a região Sudoeste. Também já passaram pelo palco principal da feira, os artistas Simone Mendes, Padre Ezequiel Dal Pozzo e Isadora Pompeo.

Nesta quinta-feira (13) o show que vai animar a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial – Expopato 2025 é da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, que interpreta canções sertanejas raiz, moda de viola e também do chamado sertanejo universitário, sendo considerada uma das maiores duplas do sertanejo atual.

Durante a Expopato, que segue até o domingo (16), ainda terá shows com a banda Jota Quest (sexta-feira, dia 14) e com Luan Santana (sábado, dia 15).

Além disso, o público que for visitar a feira terá a oportunidade de prestigiar os mais de cem estandes com expositores multissetoriais, as feiras de artesanato e de adoção de animais, o parque de diversões, a área gastronômica e muito mais.

Sociedade Rural
Na programação da Sociedade Rural, nesta sexta-feira (14), às 19h, terá o 5º Leilão das Raças Britânicas do Sudoeste do Paraná, com oferta de bezerros, novilhas e reprodutores. No sábado (15), a partir das 9h, haverá julgamento de bovinos da raça Holandesa e o tradicional almoço com Leitão no Espeto. No domingo (16), terá desfile e premiação dos animais de argolas, além do Leilão de Gado Geral, às 14h.

A Expopato 2025 é uma realização da Prefeitura de Pato Branco, em parceria com a Comissão Central Organizadora (CCO), que é formada pelas entidades: Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), Sindicomércio e Sociedade Rural de Pato Branco. (Fotos: Assessoria/CCO)

Município aguarda finalização processo de doação do trecho da BR-158 junto ao Dnit

O município de Pato Branco celebrou uma grande conquista nesta terça-feira (11), com a oficialização do termo de doação do trecho de Travessia Urbana da rodovia federal BR-158/PR, compreendido entre o km 528,10 e o km 543,50, com extensão total é de 15,40 quilômetros.

A doação desse trecho da rodovia a Pato Branco vai permitir que a Administração Municipal dê seguimento ao projeto de construção da Via Verde Amarela, um dos principais eixos estruturais de desenvolvimento local no que se refere ao tráfego urbano.

A novidade foi anunciada em evento realizado no Largo da Liberdade, em Pato Branco, com a presença do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hélio Gomes da Silva Junior; do prefeito de Pato Branco, Géri Dutra; dos deputados federais Fernando Giacobo e Paulo Litro; do secretário estadual das Cidades (Secid), Guto Silva, e dos deputados estaduais, Gugu Bueno e Luiz Fernando Guerra.

Hélio ressaltou que agora, com a oficialização do termo assinado pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, o município de Pato Branco poderá dar sequência aos trâmites necessários para a efetivação da doação. Logo após a publicação em Diário Oficial, o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) vai assumir a fiscalização dos quilômetros referentes ao trecho urbanizado da rodovia.

Depatran
Ainda no mês passado, a equipe do Depatran realizou um estudo no trecho para traçar as necessidades no que se refere à sinalização. O diretor Romulo Faggion destacou que o Depatran fez o levantamento, a medição de toda a via, o apontamento de cada quilômetro referente às entradas e saídas das conexões com os bairros, para viabilizar o projeto de sinalização que o município vai realizar para viabilizar a mudança da rodovia federal em via urbana.

Na transferência de responsabilidades ligadas à rodovia também estão inclusas as marginais. O Depatran fará obras e planejamento para fazer a extensão da marginal, atendendo a ligação junto aos bairros, no trecho entre o Vila Esperança e o Bela Vista.

Verde Amarela
A Via Verde Amarela, cuja infraestrutura a tornará um cartão postal para Pato Branco, irá transformar a mobilidade urbana do município. Prevê a duplicação da BR-158, a construção de trevos e elevados, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento local.

O projeto para a construção da via tem o suporte dos empresários de Pato Branco e a obra será efetuada com liberação de recursos através do deputado federal Fernando Giacobo. (Imagens: Projeto 3D)

Assembleia Itinerante reúne autoridades e grande público em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná

Os deputados estaduais do Paraná realizaram, nesta segunda-feira (10), mais uma edição da Assembleia Itinerante, programa de interiorização da Casa de Leis. A 33ª edição do evento aconteceu em Pato Branco, durante a ExpoPato 2025, e contou com grande presença da população e de lideranças regionais. Demandas da região foram recebidas e homenagens foram prestadas durante a sessão especial.

Antes do início da solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia em Rio Bonito do Iguaçu. Em seguida, o chefe do Poder Legislativo deu sequência à Sessão Especial.

“Essas ações que realizamos em conjunto por Rio Bonito do Iguaçu foram uma grande demonstração de paz política e união entre os poderes. Fizemos de forma diferente, permitindo o repasse direto para as famílias atingidas. Além disso, destaco a solidariedade do povo paranaense, que é maior que qualquer tornado. Às 8h da manhã de sábado, um dos ginásios que restaram na cidade já estava repleto de donativos para a população de Rio Bonito do Iguaçu”, declarou Curi.

Sobre a 33ª edição da Assembleia Itinerante, o presidente destacou a presença do Legislativo em Pato Branco e enalteceu o evento. “Com a união política no nosso Estado, priorizamos políticas públicas. O desenvolvimento acontece por meio de investimentos nas cidades. Por isso, temos condições, junto com o governo do Estado, de chegar aqui e anunciar recursos e investimentos. Não existe outro estado do Brasil que esteja investindo tantos recursos nos municípios como o Paraná. Posso garantir a vocês que este é o melhor momento da história do Paraná, do governo e da Assembleia”, afirmou.

Participaram do evento os deputados Gugu Bueno (PSD), Ademar Traiano (PSD), Luiz Fernando Guerra (União), Adão Litro (PSD), Nelson Justus (União), Matheus Vermelho (PP), Artagão Júnior (PSD), Fábio Oliveira (Podemos), Reichembach (PSD), Bazana (PSD), Luciana Rafagnin (PT) e Anibelli Neto (MDB).

Manifestações

O deputado Luiz Fernando Guerra destacou que a presença da Assembleia aproxima o Legislativo da população. “Quando viemos ao interior, fazemos com que as pessoas se sintam parte do Poder Legislativo. Com reuniões como essa, podemos nos conectar com aquilo que a sociedade espera”, afirmou.

O primeiro-secretário, deputado Gugu Bueno, enalteceu a interiorização da Assembleia. “Já percorremos todos os cantos do Paraná conhecendo as necessidades e particularidades de cada região. Mas, acima de tudo, não estamos apenas ouvindo as dificuldades e problemas, e sim encaminhando soluções”, disse.

O deputado Anibelli Neto manifestou o desejo de retornar todos os anos à ExpoPato. “Queremos estar aqui todos os anos e que a população e as lideranças acreditem, sim, na política como forma de melhorar a vida das pessoas, principalmente das que mais precisam.”

A deputada Luciana Rafagnin parabenizou a intensificação das itinerantes neste ano. “Dessa forma, o Parlamento está mais próximo da população e, na medida do possível, buscando soluções.”

O deputado Adão Litro prestou solidariedade às famílias atingidas e se colocou à disposição. Também enalteceu a iniciativa da Assembleia, que, segundo ele, é uma grande oportunidade para que os cidadãos interajam com seus representantes — posição compartilhada pelos deputados Fábio Oliveira e Luis Corti, que agradeceram à população paranaense pela grande demonstração de amor ao próximo e destacaram a atuação conjunta dos Poderes em prol da reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu.

Também participaram o ex-deputado e atual secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva; o secretário do Trabalho do Paraná, Do Carmo; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Augustinho Zucchi.

Guto Silva enalteceu o evento e destacou as ações do governo do Estado e da Assembleia na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu. Ele pediu a compreensão de todos e se retirou antes do encerramento do evento para retornar ao trabalho na cidade. Zucchi elogiou a ampla articulação política voltada ao atendimento da população de Rio Bonito do Iguaçu e ressaltou a dedicação à vida pública dos envolvidos, o que, segundo ele, resulta em melhores resultados.

O anfitrião da noite, prefeito de Pato Branco, Géri Dutra, agradeceu a presença do Poder Legislativo e o trabalho dos parlamentares em prol do município e da região. “A pacificação e o olhar voltado para o futuro têm feito a diferença em Pato Branco. Contamos com o apoio de todos os poderes, da comunidade e dos empresários para fazer tudo o que a capital do Sudoeste merece. Vamos construir uma Pato Branco cada vez melhor”, declarou.

Homenageados

Os deputados Alexandre Curi e Luiz Fernando Guerra homenagearam personalidades e empresas que representam a força empreendedora do Sudoeste. Entre os agraciados estão: Sartori Pré-Moldados, representada por Ibanez Sartori; Colégio Mater Dei, representado por Ivone Maria Pretto Guerra; Aramart, de Valter Trojan; Atlas Eletrodomésticos, de Heráclito Petrycoski; Cantu Alimentos, de Peterson Cantu; Consórcio Tupã, de Darci Miguel Vezzaro; GP Combustíveis, de Marcelo Pastorello; Grupo Dal Ross, de Samuel Piassa Dal Ross; Grupo Limber, de Fernando Fiorentin; e Grupo Zancanaro, de Fernando Zancanaro.

Também foram reconhecidos o Hospital do Câncer de Pato Branco, representado por Cirene Miotto; a Inplasul Embalagens, de Vilmar Luiz Dagios e Jauri Dagios; o Instituto de Saúde São Lucas, de Sérgio Luiz Wolker; o Instituto Policlínica Pato Branco, de Sadao Yamamoto; o Laboratório Biocenter, de Evandro Freire; a Liderança Home Design, de Sebastião Bordin; a Monte Sião Construtora, de Edson Alves de Morais; o Planta Garden, de Valdir Perusso; o Projeto Jojoca, de Marina Bertol Preisler; a rede Center Supermercados, de Nestor Lachman; a Retibra, de Ivan Orlandini; a Tradição Cooperativa Industrial, de Júlio Tonus; e a Vividense – Soluções em Linhas de Transmissão, de Alceu Brandelero Toffolli.

O deputado Anibelli Neto homenageou Clarice Hennig Antunes, integrante do Rotary Club Pato Branco-Sul e filiada ao MDB; Élio Piccoli (Elinho), presidente municipal do MDB e servidor da Sanepar; José Carlos Notte (Zeca), corretor de imóveis e delegado municipal do partido; Juarez Miniuk de Arruda, socorrista do Samu; Paulo Roberto Gugelmin, aposentado dos Correios; André Guarienti Almeida, diretor do Diário do Sudoeste; e Ilário Antônio Toniolo, ex-presidente da Câmara e ex-prefeito interino de Pato Branco.

O deputado Fábio Oliveira homenageou Cláudio Petrekoski (in memoriam), benfeitor regional; os médicos radiologistas Fernando Augusto Fressato Hecke e Marcelo Rodrigues; e o pastor Willian Zocche, da Comunidade Zoe.

O deputado Bazana homenageou a APAE de Pato Branco; Luiz Antônio Botin, presidente da APAE de Francisco Beltrão; Mari Stella Pilonetto, diretora da instituição; Maria Bulsonello, presidente da APAE de Mangueirinha; e Maria Helena dos Santos, diretora da mesma unidade.

O deputado Adão Litro reconheceu a Associação Colosso da Baixada, a Associação dos Tenistas de Pato Branco e os líderes comunitários Edson Casagrande, Valmir Tartari e Vilson Dalla Costa.

A deputada Maria Victoria homenageou Ademir José Gehlen, empresário do ramo madeireiro e ex-prefeito de Clevelândia; a Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (CAMISC), representada por Nelson André de Bortoli; Edson Luiz Ferreira Kemes, vice-prefeito de Palmas; Eucir Brocco, presidente da Sociedade Rural de Pato Branco; e Gemiro José Guzzo, empresário e produtor rural de Itapejara d’Oeste.

O deputado Gugu Bueno homenageou o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi; a família Dagios, tradicional no setor industrial; e o médico ortopedista Roberto Mussi.

O deputado Gilson de Souza homenageou os pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular Alexandre Pinheiro, Antônio Adão Ferreira Pinheiro e Antônio Valdir Duarte, por suas décadas de atuação pastoral e serviço comunitário em Pato Branco.

Por fim, a deputada Luciana Rafagnin homenageou o Samu 192 Sudoeste (Ciruspar), representado por Anderson Manique Barreto; o campus Pato Branco da UTFPR, representado por Neimar Follmann; o Projeto Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, coordenado por Norma Kiyota; a Associação de Produtores Orgânicos de Coronel Domingos Soares (Aprocel), representada por Ademir Ávila; e a Associação SOS Vida de Pato Branco, reconhecida pelo trabalho social e ambiental na região.