No mês de setembro deste ano a prefeitura de Pato Branco anunciou que havia adquirido dois novos veículos adaptados para o transporte escolar para atendimento aos alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Zilda Arns e Carlos Almeida. Os ônibus adaptados, com capacidade para 43 lugares sentados e mais seis boxes para cadeirantes, foram resultado de um investimento de 1,6 milhões. Juntas, as unidades da APAE, atendem cerca de 280 alunos (Zilda Arns 128 e Carlos Almeida 157) e a maioria depende do transporte ofertado pelo município.
Mas os ônibus ainda não circulam. Segundo a Secretária Municipal de Educação Jusara Riztmann, devido as especificidades dos veículos com as adaptações necessárias para o serviço, o trâmite da documentação foi mais rigoroso junto ao Detran, o que demorou um tempo a mais. A liberação dos veículos para uso, afirmou a secretária, depende agora da contratação do seguro, que passa por análise junto ao departamento jurídico. Tão logo seja contratado os ônibus serão disponibilizados para o transporte dos alunos.
Segundo fomos informados um dos ônibus terá que passar por reparo antes mesmo de circular. Ambos estão estacionados no pátio da garagem municipal, mas um acidente, durante manobra de um caminhão, teria afetado, ainda que levemente, a traseira do veículo. Segundo a secretária de Educação foi um motorista com um caminhão, da Secretaria de Engenharia e Obras. A situação foi encaminhada ao jurídico, para que o causador seja responsabilizado pelo conserto.