Justiça condena Boca Aberta à prisão por injuriar ex-vereador

Date:

O juiz João Henrique Coelho Ortolano, da 5ª Vara Criminal de Londrina, condenou o ex-deputado federal Emerson Petriv, vulgo Boca Aberta, a um ano, cinco meses e um dia de prisão, em regime semiaberto, por ter injuriado o então vereador Amauri Cardoso. Ele também terá que pagar uma multa equivalente a pouco menos que um salário mínimo.

O crime aconteceu em 23 de março de 2019, quando Boca Aberta – que estava no segundo mês de mandato – abordou pelas costas, na rua, o então vereador, que acabara de sair de uma conferência de saúde na qual criticara o deputado por ter constrangido um médico plantonista em Jataizinho. O constrangimento foi divulgado em rede social e teve ampla repercussão.

O constrangimento ao médico, similar ao que praticara numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quando vereador em Londrina, resultou na abertura na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados de um processo por quebra de decoro contra Boca Aberta. O relator da comissão – que teve os trabalhos suspensos por mais de um ano por causa da epidemia da covid-19 – propôs a cassação de Boca Aberta, mas o processo foi arquivado porque o Tribunal Superior Eleitoral anulou, em agosto de 2021, a diplomação de Boca Aberta.

A violência contra os profissionais da UPA compôs o rol de denúncias que levou à cassação de Boca Aberta, em outubro de 2017, quando ele completava dez meses como vereador.

Boca Aberta aproximou-se gritando palavrões pelas costas de Cardoso, que reagiu com um soco em seu nariz. “Vagabundo, pilantra, safado, ordinário e covarde”, foram alguns dos adjetivos que proferiu contra Cardoso, atingido também por uma cusparada. Boca Aberta teve o nariz quebrado e processou Cardoso por agressão, mas a mesma 5ª Vara Criminal inocentou o vereador, argumentando que ele agira em legítima defesa. A agressão foi filmada pela equipe de Boca Aberta .

Boca Aberta cumpriu pena, em regime fechado, durante alguns dias pelo constrangimento a que submeteu os profissionais de saúde. Em depoimento à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, revelou que respondia a mais de 300 processos. Ele acumula dezenas de condenações por crimes diversos, com destaque para os contra a honra.

“Quanto à culpabilidade, que é o grau de reprovabilidade da conduta do réu”, escreveu o juiz Ortolano, “entendo que merece valoração negativa, eis que elevada, na medida em que as ofensas foram reiteradas; houve perseguição à vítima em via pública e a impediu de deixar o local. Verifica-se que o querelado é portador de maus antecedentes, eis que possui diversas sentenças condenatórias proferidas”.

Segundo o juiz, “os motivos do crime (…) são desfavoráveis, uma vez que evidente e notório que o querelado pretendia se autopromover às custas da humilhação pública e ostensiva da vítima.”
Cardoso não se reelegeu vereador. Boca Aberta está com os direitos políticos suspensos até dezembro de 2025, mas tentou se eleger prefeito de Londrina em 2020 – e teve a candidatura embargada pela Justiça Eleitoral. No ano passado, apresentou-se como candidato a senador sem que sua candidatura tivesse sido homologada pelo partido, o Agir.

Do blog de José Pedrialli

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

Alexandre Curi diz que está pronto para disputar governo do Paraná

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), futuro presidente da...

Celular em sala de aula: 86% dos brasileiros apoiam algum tipo de restrição no uso

A restrição, de algum modo, do uso de celular...

Porco Moura reconhecido como patrimônio do Paraná

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 12,...

Cilla Tech Park e Ipec despertam interesse do Google

O Cilla Tech Park e o Instituto de Pesquisa...