O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou ontem proposta do governo para ampliar investimentos em aeroportos da aviação regional sem ampliar gastos públicos. A ideia é transferir para os concessionários dos grandes terminais do país, como Guarulhos (SP) e Brasília, investimentos e operação de estruturas regionais. Em troca, esses operadores ganham mais prazos nos contratos atuais. Também haverá possibilidade de desconto no valor da outorga atual. A ideia do governo é leiloar ao menos 50 terminais nesse modelo.
O governo estima que, ao repassar os pequenos terminais para os operadores atuais, irá destravar R$ 3,5 bilhões na infraestrutura de aviação regional. Dos cerca de cem pequenos aeroportos administrados pela estatal Infraero, por prefeituras e estados, metade desperta interesse do mercado, na avaliação de técnicos do TCU.
— Vamos executar o maior programa de investimento em infraestrutura de aeroportos regionais — disse o secretário de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, acrescentando que os planos anteriores fracassaram diante da falta de recursos públicos.
Veja alguns terminais na mira do governo
São Gabriel da Cachoeira (AM)
Eirunepé (AM)
Guanambi (BA)
Piracicaba (SP)
Mogi Mirim (SP)
Bacabal (MA)
Lençóis (BA)
Novo Progresso (PA)
Guarujá (SP)
Paulo Afonso (BA)
São Raimundo Nonato (PI)
Tucuruí (PA)
Caruaru (PE)
Serra Talhada (PE)
Cascavel (PR)
Pato Branco (PR)
Oiapoque (AP)
Guarapauva (PR)
Ponta Grossa (PR)
Americana (SP)