Fiep lança nova edição da Agenda Legislativa da Indústria do Paraná

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) recebeu das mãos do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson José Vasconcelos, a Agenda legislativa da Indústria do Paraná 2024. O documento contém o parecer da Fiep sobre 28 projetos de lei de interesse do setor que tramitam na Assembleia Legislativa.

A Agenda Legislativa é um documento que a Fiep produz anualmente para marcar seu posicionamento em relação a projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa do Paraná e que têm algum tipo de impacto sobre a atividade industrial.

Propostas

Das 28 propostas detalhadas na agenda, a federação se posicionou favoravelmente a 18, fez ressalvas a três e manifestou-se contrária a ouras sete. Entre os projetos que a Fiep vê como prioridade na agenda legislativa estão a criação de crédito de ICMS para projetos em telecomunicações; a geração de benefício para microgeradores de energia, a inclusão do idoso no programa Leite das Crianças; a proibição da reconstituição do leite em pó importado; a inserção do empreendedorismo no currículo escolar; a política estadual de incentivo a carro elétrico e híbrido, o programa estadual de aeroportos industriais e a política estadual de construção de baixo carbono.

“Nós estamos aqui para garantir diálogo em relação a esses projetos selecionados pela Federação de Indústrias do Paraná. É dessa forma que a Assembleia sempre fez, de forma democrática, com muito diálogo. Mas nós entendemos que quem sabe o que a indústria precisa é quem está no dia a dia e quem está enfrentando as dificuldades. É quem todos os meses paga os seus impostos. É por isso que nós queremos ouvir a voz das indústrias do Paraná”, disse Alexandre Curi.