Famílias de baixa renda podem solicitar a troca das antenas parabólicas

Mudança é necessária par uso da faixa de frequência para o 5G

Muitas cidades ainda nem receberam oficialmente o sinal de 5G, como é caso das cidades do Sudoeste, mas prevendo problemas com a recepção do sinal por parabólicas o governo federal já trabalha a muito tempo com a distribuição de novas antenas, própria para a recepção na banda KU.

Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a instalação gratuita da nova antena parabólica digital.

As famílias que se enquadram no perfil devem agendar a troca dos kits pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. O beneficiário deve informar seus dados pessoais, o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS).

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais (aquelas grandes, feitas de tela, toda furadinha) que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. Ambos os equipamentos utilizam a mesma frequência.

O antigo equipamento será substituído por uma parabólica digital, que é menor e feita de chapa. Também é necessário trocar o receptor, o aparelho instalado ao lado da TV, por um modelo mais recente e capaz de receber o sinal digital de TV transmitido da Banda Ku.

Quem assiste TV aberta com programação local usando uma antena no formato de ‘espinha de peixe’, ou a antena digital interna, ou é cliente de TV paga, não precisará fazer nada.

A ação é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para mais informações sobre quem é contemplado e como é procedimento pelo link sigaantenado.com.br