Dengue: depósitos de veículos geram alvo de preocupação.Bairros Santa Fé, Menino Deus e Morumbi lideram índice de infestação.

Os casos de dengue devem crescer em Pato Branco e na região sudoeste. Neste ano o clima, com chuvas e umidade tem favorecido o surgimento de criadouros do mosquito.

Os números de locais com alta infestação de larvas do mosquito tem crescido na cidade. O bairro Santa Fé tem índice de 8,6%, Menino Deus de 7,8% e Morumbi de 6,8%.

Uma das preocupações da população são os locais onde estão depositados entulhos, apesar das campanhas de recolhimento da prefeitura e os depósitos de veículos.

No Menino Deus, por exemplo, a 5ª Ciretran utiliza dois espaços para armazenar veículos recolhidos. O primeiro, no espaço da Ciretran possui cerca de 500 veículos e um espaço ao lado do campo de futebol da Sde do 3 BPM. Ambos são descobertos com veículos/sucatas que possuem vidros quebrados, amassados em lataria onde, facilmente, as águas de chuvas podem ficar armazenadas.

O DETRAN/PR tem realizado leilões para limpar os pátios, mas os processos são demorados. Segundo informações do órgão até o final de deste mês 104 veículos destinados para reciclagem sertão retirados. Recentemente foi realizado outro leilão onde mais 69 veículos para reciclagem foram arrematados. Este leilão encontra-se em fase final de documentação. Mas não há uma previsão de limpeza total do pátio. O órgão ainda tenta locar pátios de particulares, preferencialmente cobertos, par depositar estes veículos.

Segundo a Vigilância Sanitária, especialmente nos locais onde existem depósitos de veículos as visitas têm sido mais constantes. No aspecto legal poderia o poder legislativo de Pato Branco, em conjunto com o executivo, além e fiscalizar, melhorar a legislação sobre a permanência ou não destes pátios ao ar livre para veículos no perímetro urbano.