O Conselho de Comunitário de Segurança de Pato Branco fará, na sexta-feira, 29, as 18h30, na Casa da Indústria, na Rua Pedro Vieira, 120, bairro Bortot, uma reunião para debater sobre a segurança na avenida e bares de Pato Branco.
Como pauta da reunião estão elencados a apresentação do panorama da segurança na avenida e bares de Pato Branco, com dados e estatísticas; Discussão dos principais desafios e pontos críticos; Proposição de soluções e medidas para melhorar a segurança; Definição de um plano de ação conjunto.
A reunião acontece após vídeo de veículo realizando manobras proibidas na Avenida Tupi e imagens que mostram confronto de jovens em vários pontos da cidade, circularem em grupos de redes sociai.
Em pontos da Avenida Tupi, especialmente na região do centro para o Bairro Bortot é comum, a noite, clientes de bares e lanchonetes utilizarem os passeios para colocarem as mesas e cadeiras, impedindo o trânsito de pessoas pelo passeio. Além desta situação, a aglomeração chega, por vezes a ocupar parte da via de rolamento, deixando o trânsito em meia pista, ou até menos.
Além destas situações, a frequente ocorrência de eventos envolvendo violência e confronto de grupos tem despertado a atenção da comunidade que clama por maior presença da segurança pública.
O 3 BPM, em que pese tenha disposição para atuar, possui, atualmente, um déficit de policiais, e devido a demanda de ocorrências busca apoio em outras entidades para viabilizar uma solução.
Várias entidades apoiam a possibilidade de Pato Branco de Pato Branco ter a Guarda Municipal, rechaçada pela administração municipal devido o projeto ter origem na oposição.
A proposta do prefeito é proibir e multar quem consumir bebidas alcoólicas em espaços públicos, uma medida que pode ser considerada arbitrária perante a legislação superior. A proposta tramita na câmara e pode ir a votação em breve.
#vejasudoeste #patobranco #marcioloss