Condomínio do idoso já tem área garantida

Date:

Vereadores aprovaram a doação de terreno

Câmara de Pato Branco aprovou em segunda votação, o Projeto de Lei nº 154, de 2023, que dispõe sobre a doação de imóvel, terreno localizado na zona sul com 11.535,95m² para a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Esta área será destinada à construção de um condomínio habitacional para idosos, do Programa Casa Fácil – Viver Mais Paraná.

De acordo com o Projeto, “serão construídos condomínios residenciais fechados para idosos com idade superior a 60 anos, renda mensal de 1 a 6 salários mínimos e que não possuam imóvel em sua propriedade. Serão 40 moradias, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer.” O projeto foi aprovado mesmo com o parecer contrário da procuradoria da Câmara, que orientou um trâmite diferente para a concretização da doação.

Prazo de início

Segundo o projeto de lei a construção das residências deverá ter início em até 48 (quarenta e oito) meses e ser concluída em até 96 (noventa e seis) meses, contados do registro da doação na Matrícula do imóvel.

Para participar do projeto os idosos interessados deverão se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, que enviará a relação dos inscritos à Cohapar, a qual ficará responsável pela seleção dos beneficiários. Após a entrega da obra, o gerenciamento do condomínio será realizado pelo Município, que ficará responsável por:

a) fornecer acompanhamento médico e de assistência social periódicos aos residentes;

b) realizar o encaminhamento social de beneficiários que por quaisquer motivos percam o direito sobre o aluguel do imóvel;

c) fornecer os serviços de manutenção rotineira das residências, mediante mão de obra própria;

d) acompanhar e fiscalizar o cumprimento das regras internas do condomínio, as quais poderão estar previstas em regimento interno próprio, a ser elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Importante ressaltar ainda que, conforme previsto no Regulamento da Cohapar, o público selecionado poderá residir nas casas por tempo indeterminado, ao custo mensal de apenas 15% de um salário mínimo, o que atualmente equivale a R$ 198,00. Segundo o referido Regulamento, os valores arrecadados com os aluguéis serão reinvestidos na política habitacional do Governo do Estado.

Popular

Outros Destaques
Outros destaques

Alexandre Curi diz que está pronto para disputar governo do Paraná

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), futuro presidente da...

Celular em sala de aula: 86% dos brasileiros apoiam algum tipo de restrição no uso

A restrição, de algum modo, do uso de celular...

Porco Moura reconhecido como patrimônio do Paraná

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 12,...

Cilla Tech Park e Ipec despertam interesse do Google

O Cilla Tech Park e o Instituto de Pesquisa...