Palmas é assim
A Câmara de Vereadores de Palmas, aprovou nesta segunda-feira,6, o presidente em exercício do Poder Legislativo, José Maria Filho (MDB), apresentou um requerimento, também assinado pelo vereador Peterson Lobas (Podemos), solicitando à prefeitura informações e documentos sobre os afastamentos do prefeito e do vice.
O primeiro a solicitar afastamento, no dia 24 de outubro, foi o vice-prefeito, Bruno Goldoni (PSD). No ofício enviado para a Câmara de Vereadores, consta que se ausentaria de suas funções “para tratar de assuntos de saúde”. O prazo solicitado foi até 13 de novembro.
Coincidentemente o prefeito, Kosmos Nicolaou (PSD), também pediu afastamento. E m 26 de outubro enviou a solicitação ao Legislativo, comunicando que “por motivos de tratamento de saúde” ficará ausente entre 3 a 16 de novembro. Na ausência de prefeito e vice, assumiu interinamente a função de prefeito o presidente do legislativo, Marcos Gomes (PDT),
Na caçada
Segundo presidente em exercício do Poder Legislativo, José Maria Filho, há publicações em redes sociais, datadas do dia 30 de outubro, da participação do vice-prefeito em um evento de caça na Argentina.
Com base nas publicações o vereador também pediu a apresentação de documentos que comprovem a ausência do prefeito para tratamento de saúde.
Dois vereadores Paulo Bannake (PSB) e Ana Maria da Rosa Serafim (União) foram contrários ao pedido de informações. Os demais, votaram favoravelmente.
De acordo com o inciso 14 do artigo 87 da Lei Orgânica do Município, o prefeito tem prazo de 30 dias para “prestar à Câmara, as informações solicitadas, podendo o prazo ser prorrogado a pedido, pela complexidade da matéria ou pela dificuldade de obtenção dos dados solicitados”.