A Câmara de Pato Branco recuou em transparência neste ano de 2023 sob a presidência de Thânia Caminski (PP). Os dados apurados pelo TCE/PR e compartilhados pelo GEPATRIA, apontam que no ITP – Índice de Transparência Pública do TCE/PR, o legislativo caiu de 97,70% para 83,40%. Mais de 14,4% de queda, que colocou Pato Branco no ranking da região Sudoeste do Gepatria, em décimo sétimo lugar. Pranchita lidera o ranking.
A frente da Câmara de Pato Branco estão Nova Esperança do Sudoeste, Itapejara d’Oeste, Dois Vizinhos, Vitorino, Francisco Beltrão, Saudade do Iguaçu, Honório Serpa, Salto do Lontra, Marmeleiro, Planalto, Salgado Filho, Boa Esperança do Iguaçu, Realeza, Ampére e Chopinzinho.
O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.
O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.
Além da transparência, o ITP-TCE/PR avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública.