Auditores do TCE-PR visitam Barracão e Flor da Serra do Sul para monitorar RPPS

Nesta semana, uma dupla de auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) estiveram em Barracão e Flor da Serra do Sul para realizar auditorias de monitoramento nas entidades mantenedoras dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de responsabilidade desses dois municípios da Região Sudoeste do Paraná.

A intenção dos trabalhos foi avaliar se os gestores dos órgãos estão cumprindo as recomendações emitidas pela Corte no ano passado a fim de garantir uma gestão mais eficiente desses fundos previdenciários, baseada na legislação aplicável ao tema e em boas práticas administrativas.

As atividades de controle externo, realizadas pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (CAGE) da Casa, integram o Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do Tribunal de Contas. Existem hoje no Paraná 179 entes públicos com RPPS, levando-se em consideração tanto o Estado quanto os municípios.

“A ideia dessas visitas técnicas foi monitorar o cumprimento das recomendações emitidas pelo TCE-PR durante as auditorias realizadas sobre o tema em 2023”, explicou o auditor Érick Braga Valentim. Também participou dos trabalhos o auditor Danilo Mendes Gontijo.

Para o servidor do município de Barracão Carlos Genser Alves, as orientações do Tribunal auxiliam a melhorar a gestão desses fundos, além de esclarecer dúvidas frequentes apresentadas pelos agentes públicos que atuam na área.

“É de suma importância esse ciclo de visitas do Tribunal de Contas para que haja realmente uma boa gestão do fundo e sejam mantidos os recursos dos atuais e futuros aposentados de nosso município”, afirmou ele.

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR