Foi realizada na quinta-feira a noite na câmara de Pato Branco uma audiência pública para debater o projeto que pode autorizar o município a realizar parcerias através de PPP- Parceria público Privada. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gerson Miotto, afirmou que o munícipio aguarda a aprovação da lei para iniciar estudos de possíveis parcerias. Uma das possibilidades, disse ele, é a coleta do lixo.
Miotto afirmou que, por exemplo, para se efetivar um PPP há regras estabelecidas, como o prazo que seria entre 5 e 35 anos e o investimento, que deve ser no mínimo de 10 milhões no período. Miotto esclareceu inclusive uma afirmação feita prelo prefeito de Pato Branco que dizia, que o estádio Os Pioneiros não era repassado ao Azuriz, devido a não votação do projeto das PPPs, ou seja inferindo a culpa ao vereadores. Segundo Miotto, o repasse pode ser feito através de concessão pública e não de PPP. E a presidência do Azuriz afirmou publicamente que não tem interesse em assumir o estádio.
Não conveceu
O vereador Claudenir Zanco, o Biruba (PL), afirmou que não saiu convencido da audiência pública, e tem dúvidas sobre a aprovação do projeto. Biruba destacou que apenas quando o município investe mais de 70% do total de um projeto há necessidade de aprovação legislativa. No projeto apresentado não há nada que indique onde será investido, ou com qual parceiro e nem mesmo quanto seria colocado de recurso público. Além disso, afirma o vereador, que foi informado pelos participantes da audiência que um projeto pode demorar até dois anos para se tornar realidade. Ele diz ser temerário, na reta final de um mandato, aprovar um projeto aberto como este.