Na última reunião da Câmara Técnica de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, composta pelos Sindicatos dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Pato Branco, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pato Branco e Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (Acepb), foi discutida a atualização da tarifa do transporte público em Pato Branco, de R$ 4,00 para R$ 4,50.
Ainda, o aumento discutido foi em razão da proposição da própria empresa, que é concessionária do Transporte Público no município. Segundo o diretor do Departamento de Trânsito de Pato Branco, Robertinho Dolenga, o aumento reflete uma adaptação crucial diante de variações nos custos operacionais.
“Os significativos aumentos nos insumos como nos combustíveis, somente de julho para agosto deste ano houve um aumento de 24% no preço do diesel, e equipamentos, além de desgaste de pneus e de peças, sem contar na reposição salarial de 4,5% pagas para os motoristas e cobradores. Tudo isso impacta no aumento do custo da tarifa do transporte”, salienta.
“Importante mencionar que cerca de 30% do custo total por quilômetro é referente ao diesel, ressaltando a relevância desse componente na equação”, complementa o diretor.
O decreto n.º 9.668, de 09 de outubro, que trata do reajuste da tarifa, será publicado no diário oficial dos municípios amanhã (11/10) e a nova tarifa começa a ser cobrada na próxima segunda-feira, dia 16/10.
Dolenga destaca ainda que os preços do transporte estavam congelados desde abril de 2022.
“Essa é uma medida responsável para assegurar a sustentabilidade do sistema a longo prazo, evitando déficits que possam prejudicar a qualidade do serviço, além de viabilizar o equilíbrio econômico-financeiro, possibilitando investimentos por parte, até mesmo da própria, concessionária na eventual aquisição de novos veículos”, finaliza Dolenga.