A Posse da nova Mesa será realizada no dia 2 de janeiro do próximo ano, às 10h
Os vereadores da Câmara Municipal de Pato Branco reuniram-se, nesta sexta-feira (16), para a eleição da Mesa Diretora, que ficará responsável pela condução dos trabalhos do Poder Legislativo, em 2023. A Mesa Diretora ficou com a seguinte composição, na presidência, a vereadora Thania Caminski (PP); na vice-presidência, o vereador Eduardo Dala Costa (MDB); como primeiro-secretário, o vereador Romulo Faggion (União Brasil); e, como segunda-secretária, a vereadora Maria Cristina Hamera (PV). A Sessão Solene de Posse, será realizada no primeiro dia útil do próximo ano, em 2 de janeiro, às 10h.
Na votação para ocupação dos cargos somente para vice-presidente não houve disputa, o vereador Eduardo Dala Costa foi eleito com 11 votos. Na disputa do cargo de segundo secretário a vereadora Cris Hamera (PV) obteve 6 votos e Rafael Celestrin (PSD) 5. Para primeiro secretário o placara se repetiu com Romulo Faggion (UNIÃO) sobre Joecir Bernardi (PSD).
Na disputa pela presidência o grupo das situação, que já havia perdido as três votações anteriores, indicou Lindomar Brandão (PP) como candidato. A oposição indicou Thania Caminski, também do PP e o placar se repetiu com Thania vencendo por 6 a 5.
Eleita com os votos da oposição, Thania Caminski afirmou que seu compromisso é exercer um mandato com união e justiça. “Para mim é uma honra, pois acredito que todos os vereadores têm esse sonho, de ser presidente da Câmara Municipal, por isso, em primeiro lugar, eu agradeço a Deus, depois agradeço aos colegas que acreditaram em mim e me confiaram a presidência. Para todos eu afirmo que, a partir de agora, eu represento todos que aqui estão e quero fazer um trabalho em união e com justiça, independente de que base era, isso ficou para trás. Agora sou presidente e represento todos os vereadores e, por meio deles, a cidade de Pato Branco e farei jus a isso, defendendo o povo”, afirmou, emocionada, a vereadora.
“Fico, também, muito feliz que a minha nobre colega, vereadora Maria Cristina, irá participar comigo na Mesa Diretora, pois para nós, mulheres, é uma conquista muito grande. Abriremos muitos caminhos em relação à essa causa e isso, para mim, é grandioso. Novamente, agradeço os vereadores, juntamente, com os servidores da Casa”, concluiu a nova presidente.
Comissão de Representação
Durante o período recesso das Sessões Ordinárias, a Comissão de Representação, eleita, conforme estabelece a Lei Orgânica, na última Sessão Ordinária, fica responsável pela análise de projetos recebidos em regime de urgência e condução dos trabalhos, caso seja necessária a convocação de Sessões Extraordinárias.
A Comissão, que atua de 16 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, conforme definição do Regimento Interno, ficou composta com os vereadores Claudemir Zanco – Biruba (PL), Dirceu Boaretto (Podemos), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP) e Rafael Celestrin (PSD), como membros, e o vereador Eduardo Dala Costa (MDB), como presidente.