No dia 21 de maio, a partir das 19h, no Centro de Eventos Gabanna Jardins, será realizada a comemoração alusiva ao Dia da Indústria – Construindo legados, transformando a indústria. O evento contará com a presença de lideranças regionais e do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos.
Na ocasião, serão entregues o Título de Benemérito da Indústria a Ilson Behne, e a Medalha do Mérito Industrial à empresária Nadir Terezinha de Marchi e ao empresário pato-branquense Valdir Petrycoski, dirigente do Sindimetal Sudoeste.
O presidente do Sindimetal Sudoeste, Valter Trojan, afirmou estar honrado por ter indicado Valdir Petrycoski para a honraria. Segundo ele, a entidade se sente feliz com o reconhecimento pelo histórico de contribuição de Valdir ao setor e ao fortalecimento da entidade.
Valdir Petrycoski é empresário e dirigente do Sindimetal Sudoeste, com longa trajetória na defesa da indústria em Pato Branco e região. Desde os 16 anos atua no setor, inicialmente ao lado do pai, Theóphilo (in memoriam). Em 1971, passou a atuar na gestão da produção da Fogões Petrycoski, na gestão do irmão Irani (in memoriam).
Foi presidente da Fogões Petrycoski entre 1979 e 1985, período em que implantou um forno de esmaltação e promoveu a mudança da fábrica da área urbana de Pato Branco para a BR-157, onde atualmente funciona a Atlas Eletrodomésticos. Entre 2006 e 2012, foi superintendente da Atlas, apoiando o irmão Cláudio (in memoriam) em fases de transformação da empresa.
Simultaneamente, Valdir seguia à frente da Fogões Petrycoski, referência nacional em fogões a lenha. Também é sócio de outras empresas do grupo, como a Piave Industrial (peças e complementos para fogões), Fersul (fundição e usinagem) e Solus Peças Agrícolas (reposição para o agronegócio). Participou ainda da criação da distribuidora de aço PetryAço e atua no setor da construção civil por meio da VP Construções.
Com forte atuação comunitária, presidiu por sete anos o Instituto Theóphilo Petrycoski, além de participar de iniciativas voltadas ao desenvolvimento humano e ao apoio a lideranças regionais. Também foi vice-presidente administrativo por dois mandatos e presidente do Clube Pinheiros, em Pato Branco.
Convicto defensor da indústria, Valdir Petrycoski acredita que ser industrial no Brasil é um desafio que exige determinação e gestão cuidadosa, diante das dificuldades impostas pelo ambiente governamental e econômico.