O Paraná está entre os destaques da 32ª edição do World Travel Awards (WTA), uma das mais prestigiadas premiações do setor, considerada o “Oscar do Turismo”. Entre os indicados, estão o trem turístico que liga Curitiba a Morretes, que concorre como Melhor Trem de Luxo da América do Sul; as Cataratas do Iguaçu, na categoria Melhor Atrativo Turístico da América do Sul; e diversos hotéis paranaenses, reconhecidos pela qualidade em hospedagem.
A votação está aberta até 3 de agosto e pode ser feita por profissionais do setor e pelo público em geral. Os vencedores serão anunciados em 27 de setembro, em cerimônia que acontecerá em Cancún, no México. “É um orgulho ver produtos tão especiais do nosso Estado ganhando visibilidade mundial. Estamos muito bem representados”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Um dos principais candidatos é o trem da Serra Verde Express, único do Brasil na disputa internacional. Com duração média de quatro horas, o passeio percorre 70 km entre a capital e o litoral, cruzando 13 túneis, 41 pontes, cachoeiras e trechos de Mata Atlântica. A experiência já foi destaque mundial em rankings como o da editora britânica Lonely Planet.
Também indicadas, as Cataratas do Iguaçu são um dos principais cartões-postais do país, com 275 quedas d’água e o título de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Em 2024, foram reconhecidas pela plataforma TripAdvisor como o principal atrativo turístico do Brasil e da América do Sul. A atração ajudou a impulsionar o turismo internacional no Paraná, com Foz do Iguaçu recebendo mais de 914 mil visitantes estrangeiros no ano passado.
Entre os hotéis paranaenses indicados estão o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort e o Wish Foz do Iguaçu. Para Camilo Rorato, presidente do Sindhotéis, a rede hoteleira local está preparada para todos os perfis de turistas. “Temos infraestrutura completa, conforto, e uma hospitalidade que faz a diferença na experiência do visitante”, destacou.
Criado em 1993, o World Travel Awards reconhece a excelência em todas as áreas do turismo global. O prêmio valoriza iniciativas de destaque e impulsiona a visibilidade internacional dos destinos, produtos e serviços indicados.