Procon orienta aposentados sobre descontos indevidos no INSS

O Procon de Pato Branco, em parceria com o Procon-PR, está orientando beneficiários do INSS a verificarem se há descontos não autorizados em seus contracheques. A checagem pode ser feita pelo site ou aplicativo MEU INSS, acessando o extrato do benefício.

Caso identifique cobranças indevidas, o beneficiário pode acessar “Mais Serviços” no aplicativo e selecionar a opção “Exclusão de Mensalidade de Associação ou Sindicato no Benefício”. Quem não tem acesso à internet deve agendar atendimento pelo telefone 135.

A dirigente do Procon Municipal, Alessandra Botelho Elias dos Santos, reforça que essa medida visa garantir que valores não autorizados deixem de ser descontados dos salários dos segurados.

Entre as orientações para evitar golpes, o Procon recomenda bloquear o benefício para empréstimos, não autorizar contratações por telefone, proteger senhas pessoais e evitar o envio de documentos a desconhecidos. Em caso de dúvidas, é essencial procurar o Procon.

Além disso, o órgão sugere que os beneficiários compartilhem essas informações com outros aposentados e ajudem familiares e amigos a identificar possíveis irregularidades.