Termina na próxima quinta-feira (1º) o prazo para que as equipes se inscrevam para participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, na modalidade prática. A OBR é uma competição científica que tem como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens pelas áreas de ciência, tecnologia e inovação, por meio de desafios com robôs autônomos em ambientes simulados ou artísticos. Além do estudo da robótica, visa também estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.
Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio ou técnico integrado. A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, incentiva a participação das instituições de ensino locais.
A etapa regional do Sudoeste acontecerá em Pato Branco, no dia 6 de junho (sexta-feira), no Largo da Liberdade, com a participação das equipes de acordo com o cronograma, das 9h às 17h, nas modalidades resgate e robótica artística, sendo classificatória para as fases estadual e nacional.
As inscrições, que são gratuitas, seguem até 1º de maio e devem ser feitas pelo Sistema Olimpo, através do site: https://olimpo.robocup.org.br, por um professor ou responsável, representando a escola.
O prefeito Géri Dutra reforça a relevância de iniciativas como essa para o desenvolvimento das cidades e do país. Segundo ele, investir em competições de robótica e tecnologia é investir no futuro do município. Essas ações fomentam a inovação, criam oportunidades e ajudam a formar cidadãos mais preparados para os desafios.
Benefícios
A secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, destacou que a iniciativa contribui para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e incentivo à educação tecnológica, pois promove diversos benefícios aos alunos, incluindo o aprimoramento de competências como raciocínio lógico, resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade e inovação.
Além disso, a experiência prática com tecnologia e robótica estimula o interesse por carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), preparando os estudantes para o mercado de trabalho.
Para as escolas, a participação na OBR representa uma oportunidade de fortalecer o ensino de ciências e tecnologia, promover a integração entre professores e estudantes, além de valorizar o protagonismo juvenil. Para mais informações, os interessados podem consultar o site oficial da OBR: https://obr.robocup.org.br/participe-da-obr/.