Prefeitura de Pato Branco lança Guia de Descarte para orientar população sobre destinação correta de resíduos

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está reforçando as orientações sobre o descarte correto de resíduos com a divulgação de um Guia de Descarte. O material, disponível no site e nas redes sociais oficiais do município, foi elaborado para ajudar os moradores a separarem corretamente seus resíduos e entenderem as novas diretrizes da coleta de lixo.

O guia explica de forma clara quais tipos de resíduos são coletados pelo município, como separar o lixo orgânico, reciclável e sanitário, e ainda orienta sobre o destino correto de materiais que precisam de atenção especial, como galhadas, lixo eletrônico e entulhos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, a separação correta do lixo é um ato de cidadania e responsabilidade ambiental. “Essa mudança é parte de um esforço maior para transformar Pato Branco em um município mais organizado e ambientalmente responsável. E a adesão da população é essencial para garantir o sucesso destas novas diretrizes e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado para as futuras gerações”, reforça.

Além disso, as mudanças acompanham uma nova regulamentação que prevê o encerramento gradual do Aterro Sanitário. Segundo Vicente, a partir de agora, apenas os caminhões municipais e os da coleta seletiva terão acesso ao local.

O que mudou na coleta?

  • Locais com contêineres: a coleta continua normalmente, sem alterações.
  • Locais sem contêineres: o sistema passa a ser porta a porta, com o lixo orgânico sendo descartado em lixeiras comuns e o reciclável em bags apropriados.

Atenção: deve-se fazer a separação correta dos resíduos, o lixo orgânico não deve ser misturado com o lixo reciclável.

Consulte o Guia e as rotas de coletas

O Guia de Descarte está disponível no site da Prefeitura de Pato Branco (www.patobranco.pr.gov.br) e o banner de acesso pode ser encontrado logo na página principal. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo telefone (46) 3220-1574.

O secretário informou que os usuários também podem consultar as rotas dos caminhões da coleta de lixo do município, podendo selecionar o bairro de interesse, por meio de banner disponível na página principal do site da Prefeitura, ou diretamente pelos links:

  • Coleta do lixo orgânico: https://maps.app.goo.gl/aFL2t4tPpLKXSPp36?g_st=iw
  • Coleta do lixo reciclável: https://maps.app.goo.gl/n3qJb5hXs55EserR7?g_st=iw

Confira as principais orientações do Guia de Descarte de Resíduos

Resíduos coletados pelo município:

  • Orgânicos: restos de comida, cascas de frutas e vegetais.
  • Sanitários: papel higiênico, fraldas e absorventes.
  • Recicláveis: papelão, garrafas PET, latas de alumínio, entre outros.

Resíduos que devem ser entregues em locais específicos:

  • Galhadas e folhas: entregues na área de resíduos do município às terças e quintas, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
  • Lixo eletrônico: deve ser levado à Cooperativa COTAAPB, às margens da BR-158, KM 522, às quartas-feiras, entre 8h -12h e 13h30 – 16h.

Resíduos que não devem ser descartados na coleta municipal, nem na área de resíduos (para esses casos, é obrigatória a contratação de empresas especializadas para o descarte correto):

  • Entulhos e restos de construção: como tijolos, concreto, telhas.
  • Materiais volumosos: móveis, sofás, colchões.
  • Resíduos especiais: gerados por hospitais, oficinas e indústrias, que devem ter contratos específicos para o gerenciamento.