O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, no último domingo (13), durante visita ao PortMiami, nos Estados Unidos, o projeto de construção do primeiro terminal de passageiros do Porto de Paranaguá. A iniciativa visa impulsionar o turismo no litoral paranaense, oferecendo uma estrutura fixa para embarque e desembarque de cruzeiros.
“Nos próximos meses, teremos a conclusão do projeto do terminal de passageiros, que será o primeiro da história do Porto de Paranaguá”, afirmou o governador. O PortMiami, conhecido como a Capital Mundial dos Cruzeiros, recebe anualmente cerca de 6 milhões de passageiros e serviu de inspiração para o projeto paranaense.
Tradicionalmente voltado ao transporte de cargas, o Porto de Paranaguá recebeu dezenas de escalas de cruzeiros da MSC nos últimos dois anos. A expectativa é que a nova estrutura atraia mais navios de passageiros e empresas do setor, diversificando as operações portuárias e fomentando a economia local.
“As atividades turísticas do Paraná têm crescido acima da média nacional nos últimos anos. A construção do terminal de passageiros do Porto de Paranaguá é mais uma medida que busca consolidar este grande potencial econômico”, destacou Ratinho Junior.
O projeto, iniciado em agosto de 2024 pela Portos do Paraná, está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (Seil). Uma empresa especializada foi contratada, via licitação, para elaborar o projeto básico, com investimento de aproximadamente R$ 386 mil. A entrega está prevista para o primeiro semestre de 2025.
Paralelamente, está em andamento a revitalização do centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê. O objetivo é promover a requalificação urbana da região, garantindo mais conforto e acessibilidade aos moradores e visitantes, além de reforçar o potencial turístico da cidade, conhecida por sua relevância cultural e histórica.